Cowboy Carter - Análise Crítica


Créditos: The Guardian

                                                               

Preparem-se para o rodeio e desbloqueiem a skin Cowboy que o álbum da Queen Bee já está na estrada.


Nos primeiros segundos do dia 29 de março, quando o relógio bateu 00:00, os fãs da cantora já estavam dando play no Act II de Beyoncé. Apostando em um ritmo novo, o country permitiu que Beyoncé inovasse dentro do mundo do POP. Interessantes, não é mesmo? 


Muitos artistas, nos últimos tempos, têm explorados novas possibilidades e permitindo que seus fãs se adaptem a uma nova era, gostos e que descubram que um estilo possue diversas possibilidades de tornar algo único, personalizado e inesquecível, assim como a Beyoncé. Hoje a Revista Jovem Geek decidiu trazer uma análise crítica com algumas curiosidades e destaque para as melhores do 8 álbum de Beyoncé, confira:



Créditos: Rolling Stone

O novo álbum conta com 27 produções, todas extremamente marcantes com composições específicas. “YA YA”, uma das mais animadas do álbum, começa com uma apresentação das supostas back vocals de Bey e da banda, como uma apresentação em um rádio. Reparando até mesmo a qualidade do áudio inicial, faz com que sejamos transportados para o momento exato que Beyoncé planejou, realmente a sensação de estar ouvindo uma apresentação country em um rádio no Texas. 


Nossa Queen não trabalha com a simplicidade e trouxe diversas mensagens em suas músicas, desde indiretas até homenagens e fatos importantes de sua trajetória. Na canção “JOLENE”, que está sendo a mais comentada, Beyoncé retrata novamente a traição que seu marido, Jay- Z teve há alguns anos. Anteriormente, a única música que falava sobre esse caso, era “Sorry”, composição do álbum Lemonade, nesse álbum, nossa Cowboy Carter refere-se a affair como no trecho: “He better call Becky with the good hair”. Caso queriam conferir o single 'Sorry' para entender a história: SORRY



Em seu último lançamento, Beyoncé referencia a tal amante como “Jolene”, música de autoria original de Dolly Parton. Cantora e compositora norte-americana conhecida por sua grande influência e conquistas do universo Country. No entanto, a letra original não é empoderada como a imagem e características pessoais de Beyoncé, que sempre reflete a importância da conquista de espaço feminino, família, e de ser uma rainha. 


Créditos: São Bento em Foco

                                                   

Diferente da verão original de “Jolene”, onde Dolly Parton em trechos como:   


"Jolene, Jolene, Jolene, Jolene

I'm begging of you please don't take my manJolene, Jolene, Jolene, Jolene...

Please don't take him just because you can..."


Refletindo que não quer perder o seu companheiro. Beyoncé, deixa claro que “Jolene” não é o suficiente para roubá-lo e destruir uma família. Afinal, ela conhece o seu marido melhor do que ele mesmo, confira o trecho: 


“Jolene, Jolene, Jolene, Jonele. 

Estou te avisando, não chegue perto do meu homem…

É preciso mais que beleza e olhares sedutores para interferir numa família e em um homem feliz…


Estamos profundamente apaixonados há 20 anos, eu criei aquele homem e seus filhos, eu o conheço melhor do que ele próprio…


Vá dar em cima de outra pessoa…”


O que vocês acharam dessa indireta, necessária ou repetitiva em um assunto que todo mundo já havia esquecido?


Créditos: Mundo Negro


Que o Brasil é notável pela cultura e harmonia, nós já sabemos. Ainda sim, estar incluídos no álbum com a famosa batida do funk carioca, é para entrar na história. Um ritmo que muitas vezes e por anos foi criticado por vir da periferia, estamos presentes e seremos lembrados pelo público global. “SPAGUETTII” tem o sample do funk “Aquecimento- Vem Vem Vai Vai”, do Dj O Mandrake, incrível não é mesmo?” Essa é particularmente uma das minhas favoritas, fiquei extremamente eufórica para conferir como o funk brasileiro seria trabalhado com o ritmo country, e ficou excepcional. 


Inesperados e diversificados, assim são os feats em Cowboy Carter. Beyoncé produziu 8 composições com incríveis cantores e compositores, confira a lista:


  • “BLACKBIIRD”: Beyoncé, Tanner Adell, Brittney Spencer, Tiera

  • PROTECTOR: Beyoncé, Rumi Carter

  • SMOKE HOUR* WILLIE NELSON: Beyoncé, Willie Nelson

  • SPAGHETTII: Beyoncé, Linda Martell, Shaboozey 

  • LEVII’S JEANS: Beyoncé, Post Malone

  • THE LINDA MARTEEL SHOW: Beyoncé, Linda Martell

  • SWEET* HONEY* BUCKIIN’: Beyoncé, Shaboozey

  • II MOST WANTED: Beyoncé, Miley Cyrus


Todas as composições possuem o mesmo estilo, o que pode ser consideravelmente um pouco genérico escutando todas em seguida. No entanto, na minha opinião, os feats foram as que mais se destacaram no álbum. Ouvir outras vozes em harmonia com a de Beyoncé, estilos diferentes, transformaram o Country em algo novo, como a mesma Beyoncé disse: “Não é um álbum country, é um álbum da Beyoncé”, dito e feito. Definir esse álbum apenas em country seria incontestável. 


Créditos: TAG24

As composições de feat que mais chamaram atenção do público e críticos, foi a de Miley Cyrus e a de Post Malone. A parceria de Beyoncé e Miley Cyrus é uma das mais tranquilas de todo o álbum, remetendo uma nostalgia para as músicas que Miley cantava enquanto no papel de Hannah Montana. A letra é muito profunda e fala sobre apoio utilizando alguns termos country: “Know we’re humpin’ the gun, but we’re both still young” e “I'll be your shotgun rider 'til the day I die”. Diferentemente de Miley Cyrus, a produção com Post Malone foi separada em partes e Post aparece a partir do principal refrão. 

As opiniões sobre a produção do álbum estão divididas, particularmente, considero que o ACT II foi mais diverso e bem produzido do que o ACT I. Inclusive, caso não tenham

percebido, como esse é o ACT II, em algumas canções que possuem o pronome “eu” em inglês, nesse caso “I”, estão duplicados e também foi usado para representar o número dois. Quantos detalhes não é mesmo? 

Agora compartilhem com a gente, suas opiniões e quais são as composições favoritas de Cowboy Carter!




Postar um comentário