Anime Friends traz animação ao Expo Anhembi

(Anime Friends - Sp, Expo Anhembi. 2022
Wendel Bezerra.)

Depois de três anos em hiatus, o Anime Friends voltou com tudo no bairro Anhembi em São Paulo, que presenciou pessoas de todas as idades fantasiadas dos seus personagens prediletos. O evento aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de Julho.

Durante todo o final de semana, você podia facilmente reconhecer quem estava se dirigindo ao evento; por todo lugar, tinha pessoas com camisetas de anime, de série, de filmes ou de jogos; vestiam capas, kimonos, mochilas de Pokémon ou Naruto, com peças de cosplay nas mãos - ou totalmente vestidos de cosplay. Estavam no metrô, no ônibus, nos carros ou simplesmente indo a pé.

É inegável que a pandemia deixou muitos com saudades de eventos assim, como o Anime Friends. Com a maioria da população já vacinada, foi possível abrir as portas da Expo para mais uma edição, e todos puderam aproveitar para matar a vontade!

(Anime Friends - Sp, Expo Anhembi. 2022
Palco Kpop.)

Esta edição foi parte de uma parceria com a Secretaria de Turismo de São Paulo, que além da distribuição gratuita de 20 mil convites para sexta-feira (8), teve a iniciativa de trazer 5 mil alunos de escolas públicas. Caso você tenha ido nesse dia, com certeza viu diversas crianças tirando foto dos estandes, dos cosplays, dos palcos, das bandeiras; enfim, aproveitando cada segundo.

Mesmo durante o final de semana, o evento era descoberto por novos visitantes. Para quem acompanha desde suas primeiras edições, percebeu uma mudança no público alvo. E não era para menos: nos últimos anos, muitos animes e games novos surgiram, o que fez com que novas pessoas descobrissem o mundo geek e otaku, e isso os trouxe a este Anime Friends.

É notável que o AF gosta de se adaptar, e não é de hoje. Já tivemos o palco YouTubers e agora, temos o palco Kpop, e o motivo ficou claro logo de início: as apresentadoras no Palco Anime perguntaram “Quem aqui está no Anime Friends pela primeira vez?” e pelo menos metade dos que estavam assistindo, levantou a mão. Fica bem claro que muito do público mudou, e se os organizadores querem manter o AF vivo, precisam ouvir e atender o que está em alta.

Apesar disso, existe um tradicionalismo que insiste em manter uma parte estacionado. Deram um grande destaque à Yu Yu Hakusho, em homenagem aos 20 anos de estreia do anime no Brasil, e por mais que o público de 30-35 anos tenha se sentido confortável, a maior parte gostou mesmo das apresentações sobre Demon Slayer e Jujutsu Kaisen, que foram feitas no mesmo palco.

(Anime Friends - Sp, Expo Anhembi. 2022
Babybeard.)

As apresentadoras perguntaram quem conhecia Yu Yu, mas singelas meia dúzia de mãos levantaram-se. Chocadas, elas sugeriram procurar e assistir. A apresentadora Lu Himura incentivou “assistam dublado”, e Chibi Martins tentou fazer uma comparação “a dublagem é parecida com o que fazem em One Piece e One Punch Man.” Ou seja, Yu Yu Hakusho, aquele que foi o precursor nas dublagens com meme, agora precisa ser comparado com animes novos que seguiram sua linha, para que possam entendê-lo!

Vamos concordar que não existe nenhum mal em querer apresentar e homenagear obras que foram famosas aqui no Brasil em décadas passadas, mas mais importante que tentar trazer para perto este público mais antigo, é saber dosar e equilibrar com obras novas que estão fazendo igual sucesso. 

Como todos estavam com saudades do evento, é claro que esta edição seria marcada por corredores lotados e por filas demoradas: os estandes e toda a área de Artists’ Alley estavam cheios, sendo o espaço da Crunchyroll um dos mais visitados, pois era enorme e tinha diversas áreas temáticas para o público se divertir. Não faltava oportunidade para você tirar fotos, seja das áreas instagramáveis, seja daqueles cosplays que são sempre uma atração à parte!

(Anime Friends - Sp, Expo Anhembi. 2022.
Foto Coletiva Imprensa e Guilherme Briggs.)

A organização se empenhou mesmo em trazer diversas atrações espetaculares: as bandas internacionais I Don’t Like Mondays, One n’ Only, Babybeard e Matsuko Mawatari agitaram os palcos e foram bem receptivos com os brasileiros; os dubladores Guilherme Briggs, Wendel Bezerra, a galera de Yu Yu Hakusho, Spy x Family, Ataque aos Titãs e One Piece estiveram presentes na sala de imprensa e na área do meet and greet, fazendo a felicidade de muitos fãs!

Não podia ficar de fora o memorável concurso de cosplays, batalhas de dança, área para amantes de Harry Potter e diversos lançamentos de livros e quadrinhos. Tudo isso faz parte do que é o Anime Friends e nunca vai mudar!

Apesar disso tudo, pareceu que os organizadores não pensaram o suficiente no público de baixa renda que eles, obviamente, estão tentando alcançar: não tinha produtos voltados para eles, estandes no geral nem ao menos ofereceram descontos ou brindes. Como se eles não tivessem abraçado totalmente a causa. Talvez isso seja algo que eles possam melhorar em futuras edições, caso decidam que esta porcentagem do público valha a pena investir.

Após os três dias, podemos entender que o evento está caminhando para um futuro brilhante. Já estou animada para o próximo Anime Friends? Com certeza! O público mudou, o evento está mudando, nós também temos que nos adaptar, e além do mais, é sempre prazeroso poder acompanhar de perto uma nova geração de otakus evoluindo!

Você visitou o Anime Friends em São Paulo? O que achou do evento? Conta aqui pra gente, nos comentários!

Postar um comentário