Neil Gaiman explica por que a princesa Mononoke é 'mais relevante agora' do que nunca

 

Fonte: Divulgação

Neil Gaiman explica por que a princesa Mononoke é 'mais relevante agora' do que nunca



Usando sua sagacidade icônica, Neil Gaiman explicou recentemente por que a Princesa Mononoke do Studio Ghibli é mais importante agora do que durante seu lançamento há 25 anos em 1997.

A princesa Mononoke é mais relevante agora do que nunca. "Passamos anos com pessoas dizendo 'essa coisa climática vai ser um grande problema'. E agora de repente começamos a ver os resultados e é como, 'OK, realmente estamos fora de controle aqui e só vai para piorar'. E agora o que fazemos? Como sobrevivemos? Somos como as pessoas tentando descobrir na Cidade de Ferro. Só que não estamos realmente cuidando tanto das profissionais do sexo e das pessoas com lepra. - Gaiman à BBC em uma entrevista recente


Um épico de fantasia histórica, Princesa Mononoke segue o último príncipe Emishi, Ashitaka, enquanto ele se vê envolvido no conflito entre os humanos da Cidade de Ferro e os espíritos da floresta próxima. Embora um tema central da narrativa seja a proteção e preservação da natureza, ela não apresenta uma representação binária do bem e do mal. Em vez disso, pinta a relação entre a humanidade e o meio ambiente com nuances e complexidade, principalmente na forma de Lady Eboshi, líder da Cidade de Ferro. Enquanto ela é responsável por derrubar a floresta e matar vários espíritos, Lady Eboshi também incorpora empatia e cuidado, defendendo pessoas de fora da sociedade como profissionais do sexo e leprosos, como aponta Gaiman.

Embora muitas pessoas saibam que o icônico cineasta Hayao Miyazaki escreveu e dirigiu a versão japonesa original da Princesa Mononoke, poucos sabem que Gaiman realmente escreveu o roteiro da dublagem em inglês da Miramax. Em um tweet recente, o autor explicou que seu nome “foi retirado do pôster por executivos da Miramax que foram informados por Ghibli que havia muitos nomes no pôster. o que Ghibli pretendia." Em outro tweet, ele revelou que o estúdio pediu à Miramax para remover alguns dos executivos da empresa dos pôsteres, mas, em vez disso, eles “perceberam que o meu [nome] era contratualmente dispensável” e mantiveram os deles nos produtos finais.

Princesa Mononoke foi exibida nos cinemas dos Estados Unidos no início deste ano como parte do Ghibli Fest 2022, e outros clássicos do amado estúdio, como O Castelo Animado e A Viagem de Chihiro, estão programados para os próximos meses. Princess Mononoke está disponível para transmissão no HBO Max.

Fonte: BBC Culture

Postar um comentário