Games de quintal - 3ª edição

O designer piauiense Ícaro Ramone, de 28 anos, é o criador e organizador do evento voltado ao público gamer “Games de quintal” em Teresina, capital do estado. Já tendo sido organizador do Banzai (evento de anime em Parnaíba-PI), Anime Power, AniXHunter (ambos da capital) e Feira do Rolo Teresina, Ícaro acumulou experiências e em Games de quintal oferece um espaço para que as pessoas possam (re)descobrir games antigos e se divertirem.

A convite da a Revista Jovem Geek, ícaro Ramone falou um pouco mais sobre o Games de Quintal e sobre sua 3ª edição, que acontecerá nos dias 09 e 10 de janeiro a partir das 15h em Teresina - PI . Confira a entrevista:

 Como surgiu a ideia pra fazer o Games de quintal?

Ícaro: Originalmente surgiu em uma conversa entre eu e um amigo, que me deu a ideia de montarmos um evento para quebrar a rotina das pessoas que jogavam videogame. Que queriam aquela nostalgia dos fliperamas e consoles retrô, típico dos anos 80 e 90, e sempre reclamavam da falta de alguns encontros retrô em Teresina.

 Qual é a programação desse ano?


Ícaro: Esse ano nós vamos inovar com consoles um pouco mais atuais, sendo eles PS4 e Xbox One S. Estamos também colocando agora alguns campeonatos de KOF, Mario Kart e Bomberman, para a galera que gosta de algo mais à moda antiga, que nem as locadoras dos anos 80. Vamos ter alguns sorteios também no dia patrocinado por alguns colaboradores.

Quais as medidas de segurança tomadas para a realização do evento presencial mesmo na pandemia?

Ícaro: Algumas medidas que já são comuns e bem conhecidas, sendo elas: Uso de máscara, mesas e cadeiras bem separadas para evitar muita aglomeração em um local só, totem com álcool em gel e muita pia com sabão para higienizar as mãos. Na venda de lanches vamos disponibilizar apenas coisas descartáveis para evitar a contaminação.

Além dos games, o que mais chama atenção do público no evento?

Ícaro: As vendas de jogos, acessórios e consoles, as próprias pessoas que frequentam o evento podem levar seus jogos pra venderem ou trocar com outras pessoas, pois tem muitos jogos retrô que são raros hoje em dia no mercado. A reunião entre amigos que raramente se veem, e o fato de novas pessoas conhecerem o evento, no qual nem faziam ideia que existia aqui na nossa cidade.

Você sempre se interessou por games?

Ícaro: Desde pequeno eu sempre me senti atraído por eventos nerds em geral, inicialmente com meu primeiro console Super Nintendo acabei tendo acesso às bancas de revista para buscar dicas e truques para facilitar minha jogatina. Mas depois que eu descobri alguns encontros em locadoras se tornarem eventos, que com o tempo foram acabando aqui em Teresina, senti a necessidade de fazer um evento, comecei a ter experiência em eventos de anime que tinha a área de games e gincanas, depois de muito tempo consegui criar o Games de quintal e englobar tudo isso que me foi ensinado.

Qual é o seu game favorito?

Ícaro: Meu game favorito é Chrono Trigger, sempre fui apegado a esse estilo de ter escolhas que influenciam em algo no passado/presente e futuro.

Na sua opinião como qualquer pessoa pode ser um gamer ou exige alguma habilidade especial?

Ícaro: O termo gamer passou a ser mais utilizado atualmente de modo geral sendo ele PC ou console, está bem comum o uso. Na minha opinião ser gamer não se exige tanta habilidade inicialmente, pois a prática leva à perfeição, então tudo no seu tempo.

Como a pandemia afetou a edição desse ano?

Ícaro:  Normalmente eram feitas duas edições por ano, só que quando a pandemia estourou ficamos parados bastante tempo e só depois de 9 meses da poeira ter baixado um pouco mais, decidimos retornar com uma frequência mais baixa. Tomando claro todas as medidas cabíveis de segurança e saúde

Quer deixar um recado para os leitores? E  para saber mais sobre o evento e entrar em contato com os organizadores?

Ícaro: Quero agradecer a oportunidade de poder falar um pouco sobre nossos projetos e agradecer a todos que colaboram para organizar esse evento que eu tanto amo.

Quem tiver interesse em frequentar e quiser buscar mais informações segue o Instagram da minha loja, tudo sobre o evento costumo divulgar por lá

@akibaloja e nosso WhatsApp: (86) 98837-7724

Fotos da última edição:



Postar um comentário