Curiosidades sobre Isaac Newton


Há 378 anos, no dia 04 de janeiro de 1643, na Inglaterra, nascia Isaac Newton: um físico, astrônomo e matemático. Seus trabalhos foram muito importantes para o desenvolvimento da física e da matemática como conhecemos hoje. Newton formulou as três leis do movimento (que levou à lei da gravitação universal), e seus estudos sobre a composição da luz branca conduziram à moderna física óptica, na matemática ele lançou os fundamentos do cálculo infinitesimal.

Isaac Newton era um homem discreto, mas ao longo dos anos historiadores descobriram muitas de suas peculiaridades. Confira a seguir algumas curiosidades sobre ele: 


- Newton nasceu prematuro e ainda muito novo ficou órfão de pai.

- Ainda criança, fez um moinho de vento, que funcionava, e um quadrante solar de pedra, que se acha hoje na Sociedade Real de Londres

- Em 1705, a rainha Ana outorgou a Newton o título de “Sir”. Foi o primeiro cientista a receber tal honraria.

- Passou a vida estudando secretamente a arte milenar da alquimia e códigos da Bíblia.

- Isaac Newton era lavrador ajudando sua mãe no campo porém passava horas distraído, pensando em matemática, filosofia e outros assuntos.

- Certa vez seus animais fugiram, destruíram plantações e cercas dos agricultores vizinhos. Isaac foi fichado e multado na polícia

- Como um estudante da Universidade de Cambridge, recebia ajuda financeira em troca de executar tarefas. Ele era garçom e também cuidava dos quartos de outros alunos.

- Newton nunca se casou e, embora seja impossível verificar, é amplamente conhecido que ele nunca teve relações sexuais, pois abertamente odiava as mulheres.


Para saber mais sobre a vida do cientista, recomendamos o documentário Isaac Newton - O Último Mágico. Produzido pela BBC, o filme nos conta um pouco mais da vida pessoal de Newton e seu amor pela matemática e astronomia, a construção do telescópio refletor que é usado nos tempos atuais  e sua paixão pela filosofia. O filme mostra também documentos escritos à mão pelo próprio Newton, seu medo e interesse pelo ocultismo e como o seu interesse pelas "ciências ocultas" era perigoso, pois na Idade Média existia grande repressão religiosa.

Fontes: biografia de Isaac Newton

Postar um comentário