Mês do Halloween: O Terror no Cinema


Quando se fala sobre terror, é difícil não associar com cinema. Como a Samara de "O Chamado" e Chucky de "Boneco Assassino", vários personagens de filmes viraram representações do gênero do terror. Existem vários subgêneros, mas hoje falaremos de dois: os filmes de monstros e clássicos do terror.

HISTÓRIAS DE MONSTROS

Depois do sucesso do filme "O Fantasma da Ópera" (1925), a Universal Studios resolveu investir nos filmes de monstros. Esse foi o começo da popularização dos filmes de terror com personagens como Drácula, Monstro de Frankenstein, Múmia e Homem Invisível.

Bela Lugosi como Drácula (Distribuição: IMDb)

O universo dos monstros teve seu início com o filme "Drácula" (1931), estrelado por Bela Lugosi. Contando a história do conde misterioso que se muda da Transilvânia para Londres, logo antes de começar uma onda de ataques estranhos na cidade. Depois da introdução do Conde Drácula, a figura do vampiro virou popular, protagonizando filmes como Entrevista com o Vampiro, Crepúsculo e Hotel Transilvânia.

Boris Karloff como o Monstro em Frankenstein (Distribuição: IMDb)

Conhecido pelo nome de seu criador, o Monstro foi construído por Doutor Frankenstein, um cientista que quer provar que é possível criar vida a partir dos mortos. O filme de 1931 é baseado no livro da autora Mary Shelley, considerada a primeira autora de ficção científica da história.

Boris Karloff como Imhotep em "A Múmia" (Distribuição: IMDb)

Os mortos também amam. Em "A Múmia", Imhotep é um sacerdote do Antigo Egito que procura seu antigo amor. Dez anos após ser revivido acidentalmente por arqueólogos, Imhotep procura a reencarnação da Princesa Anck-su-namun.

Claude Rains como o Homem Invisível (Distribuição: IMDb)

O livro de H. G. Wells deu origem ao filme "O Homem Invisível", cientista que se esconde atrás de ataduras. Ao realizar testes com uma droga, Dr Jack Griffin fica invisível, o que o leva à loucura. Uma série de assassinatos transforma o cientista em um monstro. 

OS CLÁSSICOS DO TERROR

Dependendo para quem você perguntar, diferentes filmes serão considerados como clássicos. Mas existem uns que não podem ser esquecidos.

Jamie Lee Curtis em cena com Michael Myers (Distribuição: IMDb)

Com o nome da famosa festa das bruxas, Halloween é um filme de 1978, com o serial killer Michael Myers. A história começa quando Myers escapa de um hospital psiquiátrico, quinze anos após assassinar sua irmã. Até o momento, a série Halloween apresenta 11 filmes, sendo que o mais recente foi lançado em 2018.

Cena do filme "Sexta-Feira 13" (Distribuição: IMDb)

O acampamento Crystal Lake reabre após 20 anos. Conhecido como "Acampamento da Morte", foi fechado após a morte de um casal de monitores. E uma nova onda de assassinatos se inicia, em uma Sexta-Feira 13

Robert Englund como Fred Krueger no filme "A Hora do Pesadelo(Distribuição: IMDb)

Não assista antes de dormir. A Hora do Pesadelo (1984) mostra um assassino que invade os sonhos de adolescentes. Fred Krueger virou um dos vilões mais famosos do cinema, chegando a enfrentar Jason Vorhees da série "Sexta-Feira 13" no filme "Freddy x Jason" de 2003.

Assassino Ghostface no filme Pânico (Distribuição: IMDb)

Um dos clássicos da década de 90, Pânico estourou nos cinemas em 1996. O filme do subgênero slasher foi dirigido por Wes Craven, conhecido pela Hora do Pesadelo. O assassino Ghostface ataca alunos do ensino médio em uma cidade da Califórnia. A série de filmes originou uma outra série de filmes chamada "Todo Mundo em Pânico", que satiriza eventos do filme, e a série da MTV "Scream".

Encontrou seus filmes favoritos? Acompanhe o Mês do Halloween da Revista Jovem Geek!


Nomes do Terror na Literatura

Especial Zé do Caixão

Postar um comentário