Mês do Halloween: Nomes do Terror na Literatura

Em uma sugestão de Literatura de Terror, é difícil escolher poucos autores. Afinal, não podemos esquecer de nomes como Howard Phillips Lovecraft, um dos mais importantes nomes do terror do século XX, ou Bram Stoker, autor de Drácula. Consegue lembrar-se dos vários filmes inspirados no livro Drácula? E não podemos esquecer que a obra Carmilla, de Sheridan Le Fanu, foi publicada em 1872, 25 anos antes do lançamento de Drácula. Atualmente, Drácula e Carmila são constantemente usados como vilões da saga de jogos Castlevania e, também, na animação. 

Isso sem contar autores pouco conhecidos, como o escritor brasileiro David Gomes, autor de Cidadolls.

Aqui, deixaremos 6 Nomes do Terror na Literatura para o Especial de Halloween!

1. Anne Rice


A escritora norte-americana Howard Allen O'Brien, mais conhecida como Anne Rice, autora de séries de terror e fantasia, ficou famosa principalmente pela saga de livros Crônicas Vampirescas, que posteriormente foram produzidos filmes inspirados na saga, como Entrevista com o Vampiro.

Além das "Crônicas Vampirescas", Anne Rice escreveu as séries: Novos Contos de Vampiros, Bruxas MayfairBela AdormecidaCristo Senhor, Songs of the Seraphim e The Wolf Gift Chronicles.

Seus romances únicos foram: The Feast of All Saints (1979), Cry to Heaven (1982), Exit to Eden (1985), Belinda (1986), The Mummy (1989) - A Múmia ou Ramsés, o Maldito, Servant of the Bones (1996), Violin (1997), The Master of Rampling Gate (2002) e Ramses the Damned: The Passion of Cleopatra (2018).

É válido lembrar que, se você leitor for procurar pelos livros da Anne Rice, é interessante conferir a indicação classificativa.

Tom Cruise como Lestat de Lioncourt, no filme Entrevista com o Vampiro
Tom Cruise como Lestat de Lioncourt, no filme Entrevista com o Vampiro

2. Mary Shelley

Mary Wollstonecraft Shelley nasceu em Londres, em 1879, e escreveu Frankenstein: o Prometheus Moderno com 17 anos. A ideia da obra surgiu em um desafio proposto por Lord Byron.

Inúmeros filmes inspirados no monstro de Frankestein foram às telas do cinema. De exemplo, posso falar que em 2013, o ator Daniel Radcliffe participou do filme Victor Frankenstein, interpretando o personagem Igor Straussman. A série Penny Dreadful também utilizou a obra como referência.

Em 2017, foi lançado o filme biográfico da escritora. 

3. Tabitha King

Tabitha King é uma escritora norte-americana de fantasia, horror e ficção científica. É casada com o também escritor Stephen King desde 1971. O interessante é que seu primeiro livro, Small World, escrito em 1981, parece ser o que mais está tendo visibilidade no momento. "Small World" foi publicado no Brasil como As Miniaturas do Terror, em 1985, pela Francisco Alves e em 2019 como Pequenas Realidades, pela DarkSide Books, teve até uma matéria feita pela DarkSide Books. Confiram aqui.

Inclusive, a DarkSide Books cita a Tabitha King como a Dama do Terror.

Algumas de suas demais obras são: Caretakers, The Trap (também publicado como Wolves at the Door), Pearl,  One on One, The Book of Reuben, Survivor e Candles Burning. Tabitha King também publicou duas obras não ficcionais, seis contos, poesias e o Roteiro "The Passion of Reverend Jimmy", com o episódio Kingdom Hospital escrito com Stephen King.

4. Stephen King

Stephen Edwin King, considerado o Rei do Terror, é um escritor norte-americano de terror, ficção sobrenatural, suspense, ficção científica e fantasia. Os seus livros já venderam mais de 400 milhões de cópias com publicações em mais de 40 países.

O Wikipédia possui uma lista com a Bibliografia de Stephen King, contendo seus quase incontáveis livros e contos. Carrie, a estranha, publicado em 5 de abril de 1974, foi a primeira obra publicada do Rei do Terror. Desde então, foram raros os anos em que o autor não publicou nenhuma obra. Seus livros inspiraram vários filmes. A obra Carrie, a estranha, por exemplo, teve 4 versões no cinema.

Carrie, a estranha (2013)
Carrie, a estranha (2013)

Uma obra interessante a ser citada é A Dança da Morte, um romance pós-apocalíptico de horror e fantasia. A obra teve uma edição expandida em 1990 e uma adaptação para a televisão em forma de minissérie em 1994, pela rede norte-americana ABC.

Para evitar estender muito apenas no Stephen King e suas diversas obras, gostaria de citar aqui como sugestão de leitura as 5 obras macabras de Stephen King, que foram citadas anteriormente pelo Aventuras na História: It: a coisa que rendeu um filme em 1990 e uma nova versão em 2017 e 2019; O Cemitério, também contendo duas versões no cinema; O Iluminado, que talvez tenha rendido um dos filmes mais famosos inspirados em Stephen King; Outsider e O Instituto.

5. Oscar Wilde


Oscar Wilde virou uma grande lenda para o terror e a literatura gótica. Era um escritor, poeta e dramaturgo irlandês pertencente ao século XIX, tendo O Retrato de Dorian Gray como sua obra mais famosa.

Em 2009 foi lançado o filme O Retrato de Dorian Gray com o ator Ben BarnesPenny Dreadful também contou com Dorian Gray como um de seus personagens

Ben Barnes como Dorian Gray
Ben Barnes como Dorian Gray

A obra O Retrato de Dorian Gray foi seu único romance, mas o autor produziu novelas, sendo um exemplo O Fantasma de Canterville, onde critica o patriotismo da sociedade. Produziu também contos infantis e nove dramas para o teatro.

O problema de sua vida foi que no século XIX a comunidade LGBT ainda sofria uma perseguição intensa. Você pode ler aqui sobre o Peso da Homofobia no Julgamento que levou Oscar Wilde à Morte.

6. Edgar Allan Poe

Não poderia faltar aqui na lista o nome do pai do terror. Integrante do movimento romântico nos Estados Unidos e um dos primeiros escritores de contos no seu país, também conhecido por ser o primeiro a tentar ganhar a vida com a escrita: Edgar Allan Poe. Sua obra mais famosa é o poema O Corvo.

Na década de 1960 o ator Vincent Price, conhecido como o Mestre do Macabro, participou de filmes dirigidos por Roger Corman, que são inspirados nas obras de Edgar Allan Poe:

  • "House of Usher" (também chamado de A Queda da Casa de Usher) (1960),
  • "The Pit and the Pendulum" (1961),
  • "Muralhas do Pavor" (1962),
  • "The Raven" (1963),
  • "The Masque of the Red Death" (também conhecido como A Máscara Mortal) (1964),
  • "The Tomb of Ligeia" (também chamado de A Tumba de Ligeia) (1964)

Vincent Price em O Corvo
Vincent Price em O Corvo

E aí? Gostaram dessa matéria? 

E há outros Nomes do Terror que vocês conhecem e não foram citado aqui? Sintam-se à vontade em deixar sugestões nos comentários!

Um ótimo mês de outubro e com muitos clássicos do Terror para todos nós!

Postar um comentário

0 Comentários