Preparação CampNaNoWriMo: O que é?




Mais um mês de julho se aproxima e muitos escritores estão se preparando para o CampNaNoWriMo, chamado de CampNaNo pelo íntimos. Mas, você sabe o que essa sigla significa? E o que acontece nesse mês? Bem, é isso que explicarei hoje.

CampNaNoWriMo significa Camping National Novel Writing Month ou Acampamento do Mês Nacional de Escrita de Livros, em tradução livre.

Ele é a versão "de férias" do já conhecido e consagrado NaNoWriMo, que acontece nos meses de novembro desde 1999. Quem sabe lá para novembro não falamos exclusivamente sobre o NaNo?

O CampNaNo veio como uma proposta de retiro para os escritores virtuais, trazendo mais criatividade e flexibilidade. Seu primeiro ano foi 2011 durante os meses de julho e agosto, e em 2012 foi durante junho e agosto. Porém, desde 2013 acontece sempre nos meses de abril e julho.

Até 2019, o Camp tinha um site próprio, mas agora o registro é feito através do site do próprio NaNoWriMo, ficando tudo em uma mesma plataforma.


Você cria seu perfil e cadastra sua história e coloca lá a sua meta. E é só esperar o mês começar para colocar a mão na massa!

Por enquanto, diferente dos outros anos, onde se estabeleciam metas livres como páginas, linhas ou até de horas, ficaram apenas as já clássicas palavras. Porém, prometeram trazer de volta as metas livres no Camp de 2021.

Até 2019, os escritores podiam se organizar e interagir através das cabins, que iam até 20 pessoas. Agora, essa função foi substituída pelos Writing Groups, onde os escritores podem criar seus próprios mini-fóruns para interagir uns com os outros, indo de grupos com três até vinte membros. Função que já pertence ao NaNo mesmo.

Apesar de todas essas mudanças na dinâmica proposta, o CampNaNo ainda é um método excelente de incentivo para os escritores, sejam os iniciantes ou até os mais experientes. Muitos acabam tendo medo do NaNo tradicional, que é de 50 mil palavras, então o Camp é um ótimo lugar para se começar.

Estabeleça sua meta pessoal, se desafie e vá escrever. É bom poder se desafiar e se descobrir na escrita.

Mesmo que não alcance a meta total, é maravilhoso ver o progresso que se pode ter em tão pouco tempo.

Fonte: NaNoWriMo - What's CampNaNo?

Este post faz parte de um especial em parceria com o site Um Remédio Chamado Ler e com o Minha Pequena Estante. Confira outros posts:


Postar um comentário