Guia sobre o CampNaNoWriMo


Hoje estamos aqui para falar do Camp NaNoWriMo, mas antes precisamos explicar o que é esse NaNoWriMo. Apesar da palavra difícil, essa sigla significa National Novel Writing Month, ou Mês Nacional de Escrita de Livros em uma tradução livre.

O projeto foi criado por Chris Baty em 1999, quando 20 pessoas se propuseram a escrever 50 mil palavras de um livro em um mês. E por mais bizarro que pareça, a ideia foi crescendo a cada ano. Em 2017, foram mais de 402 mil participantes em todo o mundo. O NaNoWriMo acontece sempre no mês de Novembro em todos os anos desde então e sempre tem milhares de autores que se propõem a aceitar o desafio! No final, se você atinge as 50 mil palavras, recebe o certificado de Winner.

Página do Site do NaNoWriMo. O Perfil que está aparecendo é o meu!

O CampNaNo veio como uma proposta de retiro para os escritores virtuais, trazendo mais criatividade e flexibilidade. Seu primeiro ano foi 2011 durante os meses de Julho e Agosto, e em 2012 foi durante Junho e Agosto. Porém, desde 2013 acontece sempre nos meses de Abril e Julho.

É bem mais tranquilo que o tradicional NaNo. A quantidade de palavras como a meta são definidas pelo próprio autor, que podem variar entre 30 a 1 milhão de palavras. Essas mesmas metas por ser páginas, linhas ou até de horas. Existe uma variedade de coisas que você pode escolher: escrever uma história nova, continuar uma história antiga, escrever poesia, histórias curtas, scripts e até fazer a revisão de uma obra terminada.

Da mesma forma que no site do NaNo, você cadastra seu perfil e sua história e coloca lá a sua meta. E é só esperar o mês começar para colocar a mão na massa! Clique Aqui para acessar o site.

Site do CampNaNoWriMo

Além disso, existe as cabins - tendas - que é um sistema onde são agrupados autores por idade, gênero do livro, meta, ou apenas de forma aleatória dependendo da sua escolha. É um local onde os autores podem interagir com os colegas através de um mural e conversar.

Essa função foi incluída em 2011, onde cada cabin tinha capacidade para seis participantes. Em 2017, esse número saltou para 20.

O CampNaNoWriMo é uma versão menor no NaNoWriMo, mas ainda assim é um desafio e uma proposta para que os autores consigam cumprir seus próprios objetivos.

Eu, por exemplo, já participei do NaNo por dois anos seguidos - 2017 e 2018 - e mesmo nem chegando perto da meta estabelecida fiquei extremamente satisfeita. Coloquei uma meta diária de palavras, que foi de 500 palavras em 2017 e de 600 em 2018.

Resultado de imagem para gif digitando

A proposta é escrever e cumprir as suas primeiras metas, mas mesmo não cumprindo você sai com algum material feito e isso é incrível!

Se você, que é escritor ou até ficwriter e nunca participou de nenhum desses, o CampNaNo é sim um bom início. Defina seu próprio desafio e vá! Quando a gente cumpre, é a melhor sensação que se pode ter: realização.

Eu vou me propor a revisar o meu próprio livro durante este mês de Abril. Se vocês não puderem agora, tudo bem. Em Julho vai ter mais CampNaNo, até mais!

Fontes: About | CampNaNoWriMo / CampNaNo | WikiWriMo

Postar um comentário