PerifaCon - A Comic Con da Favela - Revista Jovem Geek

NerdNews

Revista Jovem Geek

O lado NERD da força.

quarta-feira, 27 de março de 2019

PerifaCon - A Comic Con da Favela

No último domingo (24/03/2019), tivemos o primeiro PerifaCon, evento de cultura nerd e geek localizado na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, São Paulo. Todos os sete andares do prédio foram reservados para a conferência de cultura nerd, pop e geek para jovens da periferia local.


O evento reuniu mais de 4 mil pessoas e teve uma superlotação antes mesmo do horário de almoço. A programação contou com nove horas de games – onde foi possível testar os novos consoles e jogos – exposição de arte, HQs, banquinhas de vendas, sessões de autógrafo, debates, apresentação de dança K-pop e uma competição de Cosplay.

O evento está saindo do papel desde setembro do ano passado por Igor Nogueira, 24 anos, e mais seis pessoas. A ideia inicial era de montar apenas um andar com exposições de artistas locais, promovendo a arte e a cultura da periferia, dando auxílio a quem tivesse interesse por esse ramo, mas tudo acabou se tornando algo bem maior. O evento contou com centenas de artistas apresentando e vendendo seus trabalhos, que antes só tinham espaço na internet.

No final da tarde, como atração principal para fechar a primeira edição do evento, a quadra da Fábrica de Cultura lotou com o concurso de cosplays. O ganhador foi Wellington Ferreira, que mora no Campo Limpo e trabalha como cosplay do Pantera Negra há quatro anos. Incrivelmente parecido com o ator Chadwick Boseman, Wellington levou a arquibancada à loucura com apenas uma frase: “Como o rei T’Challa disse no filme ‘temos que cuidar uns dos outros como se fossemos uma só tribo.’”

PerifaCon foi um evento totalmente independente, feito pelas mãos de jovens moradores de periferia que conseguiram reunir um público cuja indústria nunca tinha investido ou dado atenção anteriormente. Os organizadores dizem que tem expectativas para realizarem outras edições do evento, nos anos seguintes. E se depender do público, tem tudo para dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário