Resenha | A casa no mar cerúleo, de TJ Klune

Imagem: Editora Morro Branco


Título Original: The House in the Cerulean Sea

Autor: TJ Klune

Editora: Morro Branco

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 384

Ano de Publicação: 2022


Não posso começar a falar de “A Casa No Mar Cerúleo" sem dizer que o livro foi uma deliciosa surpresa. Não sei bem o que esperava quando comecei a leitura já que conhecia TJ Klune, o autor, apenas por comentários de outros leitores. Porém definitivamente não era me apegar aos personagens e desejar tanto por um final feliz.


Começamos a história a partir de Linus Baker, um homem de quarenta anos que está acostumado com a vida que leva mesmo ela não sendo a que ele queria. Conformado talvez seja a palavra certa na verdade. Ele vive com sua gata Calliope, seus discos e trabalha supervisionado orfanatos para o Departamento Encarregado da Juventude Mágica (DEDJUM), setor responsável por cuidar de crianças com características e poderes mágicos.


Linus recebe a missão confidencial de investigar durante um mês se um orfanato é seguro para as crianças que vivem no local. Não seria diferente do trabalho que ele faz normalmente se não fosse pelas crianças que vivem no orfanato de Marsyas. As seis crianças são únicas se comparadas com o que é encontrado no que eles chamam de juventude mágica: Talia é uma gnoma, Phee uma sprite da floresta, Theodore é uma serpe, Chauncey uma bolha verde não identificável, Sal um canisomen e Lucy é o anticristo. Cada uma das crianças é especial e cativante, porém Lucy e Talia são as minhas preferidas por terem me proporcionado boas risadas com sua personalidade.


Cada imagem representa uma das crianças, para saber mais sobre isso leia o livro.
Nada de spoiler aqui. (Imagens: Canva)

“A casa no mar cerúleo" fala sobre o pertencimento, sobre o preconceito e o medo do que é diferente, sobre amor e suas várias formas, sobre encontrar o seu lar e descobrir que ele está mais relacionado com pessoas do que com um local específico. 


A leitura da história é fácil e fluida. Tem personagens interessantes e uma história que faz com que você se envolva com o enredo e com as crianças. Cada uma delas carrega uma carga emocional por causa das experiências que tiveram por serem diferentes. Quanto mais você vai lendo e conhecendo as crianças para além do que os arquivos delas dizem, mais você deseja que elas sejam protegidas e que fiquem bem.


Um ponto interessante da história é acompanhar a evolução do personagem principal. No início do livro temos um Linus completamente diferente do presente no fim da obra. Isso se mostra na forma como ele interage com as crianças, nos relatórios que ele manda para o DEDJUM relatando sobre o orfanato e em sua relação com Arthur Parnassus, o diretor do local. É a partir de Linus e Arthur que um romance slowburn é desenvolvido, porém ele não é o foco da história.


“A casa no mar cerúleo" é uma história sobre família que envolve o leitor. É uma leitura que recomendo por apresentar diversos temas interessantes de serem discutidos, ter personagens carismáticos, um enredo que vai te fazer rir e se emocionar em vários momentos e por ser uma ótima maneira de conhecer a escrita do autor.


Arte presente na diagramação do livro junto com uma citação da história. 

O livro foi lançado pela editora Morro Branco, tem capa dura e uma diagramação linda. Outros livros de TJ Klune que também serão lançados em 2023 pela mesma editora são “Under the Whispering Door” e "Wolfsong".


Postar um comentário