Você precisa assistir: Contágio (o filme que previu a pandemia atual)


Atenção! Este texto pode conter spoilers. Siga por sua conta e risco!

Você acredita em coincidência? Veja bem, em 2011, a Warner Bros lançou o filme CONTÁGIO. Um suspense de ficção científica narrando a história de um vírus de origem chinesa que se espalha pelo mundo. O longa mostra como uma simples viagem de uma pessoa infectada a outro país pode ser o suficiente para originar um ciclo de pandemia global.

Essa história te lembra de alguma coisa? Pois é jovem Padawan, pelo jeito o sexto sentido do diretor Steven Soderbergh tentou nos avisar da situação que nos encontramos hoje.

Com a chegada do novo coronavírus COVID-19, uma situação de pandemia foi decretada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A recomendação das autoridades é para que as pessoas fiquem em casa e evitem qualquer aglomeração. Com isso, Contágio escalou na lista de filmes mais buscados nos serviços de streaming, torrent e no Google.


A “paciente zero” Beth Emhoff (Gwynth Paltrow) desembarca nos EUA após uma viagem de negócios em Hong Kong. Já apresentando alguns sintomas, ela se encontra com o filho Clark (Griffin Kane) e o marido Mitch (Matt Damon). Algumas horas depois, após a piora dos sintomas, ela e seu filho morrem. Nesse momento, diversas pessoas que em algum momento interagiram com Beth (americanos, japoneses e chineses), também estavam infectados e o filme explora bem como o vírus se espalha absurdamente rápido pelo mundo, gerando caos nos sistemas de saúde dos países e uma onda de mortes. A partir desse momento o filme se divide em vários núcleos e explora pontos de vista de diversos personagens numa busca pela sobrevivência.


Enfim, o ponto alto do filme é mostrar um apocalipse mais realista, onde o perigo está nos pequenos detalhes do dia a dia. Mostrando que o nosso inimigo não são monstros, demônios ou alienígenas. Na verdade, nosso pior pesadelo é a própria humanidade. O caos em que o mundo se transforma gera uma onda de crimes. Casas, farmácias e mercados são saqueados. O número de assassinatos dispara de forma assustadora, sequestros viram rotina e nas ruas o resultado é um cenário pós-apocalíptico assustador.

Com a situação atual é fácil comparar o filme com nossa realidade. Mesmo que o novo corona vírus esteja longe de ser capaz de causar algo tão devastador, uma lição que podemos retirar da ficção é que zumbis e outros monstros tão comuns em causa mortis da humanidade, nem de longe seriam tão perigosos quanto um humano faminto e desesperado por sua vida.


Se você ainda não assistiu Contágio, ele está disponível para aluguel no iTunes e no Looke, e também no serviço de streaming HBO GO.

Postar um comentário