Mês do Folclore: Culinária


A culinária francesa e italiana tem a sua fama, mas a brasileira também não fica para trás!

Com diversas influências, principalmente portuguesa, africana e indígena, o Brasil conseguiu fundir tudo e criar uma culinária original.

Como o brasileiro é criativo e tem uma variedade de ingredientes a seu dispor, não temos dificuldade em pegar um prato de origem de outro país, modificar, adicionar e criar algo nosso. Como exemplo temos o cozido português, onde adicionamos feijão preto, carnes salgadas e defumadas, farinha de mandioca e muitas verduras, resultando em um dos pratos mais famosos da cozinha brasileira: a feijoada!


O Brasil sendo um país continental, não é à toa que cada região tem seus próprios  pratos típicos.

No norte, graças às florestas, temos a presença predominante de peixes de água doce, mandioca e frutas, resultando em pratos como a caldeirada de jaraqui, pato no tucupi, tambaqui assado na brasa, cuia de tacacá, farofa de ovos de tartaruga, creme de bacuri e de cupuaçu.


No nordeste temos pratos à base de feijão, inhame, leite de coco, macaxeira, azeite de dendê, peixes, crustáceos e frutas. Os mais conhecidos são a buchada, o sarapatel, a dobradinha, a galinha de cabidela, o quibebe, a carne-de-sol, peixes e crustáceos ao leite de coco, amendoim, canjica, pamonha, munguzá, cuscuz, milho cozido e assado, acarajé, caruru, vatapá, pé-de-moleque, arroz-doce, tapioca, caldo de cana, além dos doces de frutas locais.


No Rio de Janeiro temos a feijoada carioca, o cuscuz paulista em São Paulo, em Minas Gerais os produtos à base de leite como o queijo de minas, requeijões, iogurtes, manteigas, doces de leite, biscoitos de polvilho, goiabada cascão, o tutu à mineira, feijão tropeiro e o famoso e adorado pão de queijo. No Espírito Santo temos os peixes com urucum e a moqueca, no Centro-Oeste prevalece os pratos com peixe de água doce, aves e caça do Pantanal, frutas do cerrado como o pequi e a erva-mate.


Já no sul, graças aos grandes rebanhos, temos o churrasco assado na brasa, sendo acompanhado por farinha de mandioca e também arroz branco, salada de maionese, saladas verdes e pão. Outros pratos presentes são a tripada, o carreteiro e o chimarrão.

Curiosidade: Sabia que o maior churrasco do mundo, reconhecido pelo Guiness Book, é brasileiro?

Realizado em Cascavel, no Paraná, o "Costelão de 1º de Maio" do ano de 2017 foi reconhecido como o maior churrasco. Foram 450 costelões, além de 2 mil espetos, totalizando 16 mil quilos de carne. O Uruguai também possui o recorde, mas em uma segunda modalidade. Haja gente para comer tudo isso, hein?


Além dos pratos típicos de cada região, também temos outras criações que amamos e que inclusive, adoramos colocar os "gringos" para experimentar, como a coxinha, paçoca, caipirinha e o brigadeiro.


O Brasil é rico de diversas formas e com a culinária não seria diferente. Não sei vocês, mas essa matéria me deu água na boca! E aí, qual o seu prato favorito? Comenta aqui embaixo!

Postar um comentário