Crítica de Filme: Capitã-Marvel (sem spoilers)

O tão aguardado filme da Marvel saiu! Capitã-Marvel estreou dia 07/03 e está fazendo com que milhões de pessoas corram para os cinemas, se tornando a 2ª maior estréia de bilheteria no Brasil e ficando atrás apenas de Vingadores - Guerra Infinita. Eu Thai Santos acabei de assistir ao filme e venho deixar aqui a minha crítica do filme (sem spoilers) e é claro, com a minha opinião: até porque outros membros da equipe podem ter opiniões diferentes e o que vou falar aqui não é necessariamente o que todos eles pensam. Vamos lá?

Resultado de imagem para capita marvel

Eu fiquei bem preocupada de levar spoilers, mas cheguei firme e forte sem saber de quase nada ao cinema. Fui com a minha família e compramos os ingressos com antecedência com medo de esgotar na hora e realmente a fila para esse filme estava bem grande. Sempre fico impressionada com o poder que a MCU tem de trazer as mais diversas pessoas das mais variadas idades para assistir aos filmes. Isso porque tem crianças, adolescentes e adultos na fila, a maioria com camisetas personalizadas e objetos dos filmes, das séries, dos quadrinhos, etc.

Antes do filme, passou um trailer de Vingadores 4: Ultimato e isso serve até para relembrar que você não está assistindo apenas a um filme, você está vendo algo que faz parte de um universo muito maior. 

Tem uma parte que faz uma homenagem a Stan Lee e eu fiquei muito emocionada com isso, a galera  no cinema começou a ovacionar e aplaudir, foi bem lindo. É triste saber que esse ícone não está mais conosco aqui e vou sentir falta das cenas dele. Duravam segundos, mas eram momentos únicos e especial para os fãs. Todo o trabalho que ele deixou vai seguir nos inspirando e assim como outros que se foram, como Jack Kirby, todo seu legado continua firme e mais forte do que nunca, e suas criações se tornam a cada dia mais conhecidas e populares e eles inesquecíveis em nossa memória.

Representatividade


Resultado de imagem para capita marvel e maria

Mais de 20 filmes depois, a Marvel finalmente lança um filme solo de uma heroína e isso por si só me deixa muito feliz. Carol Davers não é perfeita, em vários momentos é teimosa e até um pouco arrogante, cometeu algumas burradas mas mostra que às vezes é melhor seguir o seu instinto e não deixar ninguém mandar em você e no que tem que fazer. 

No filme, nós temos algumas cenas onde só por ela ser mulher foi alvo de piadas, deboches e aquela famosa frase: "ah mas você não pode fazer isso, é uma mulher!". Mas ela vai e faz, mostra que é capaz disso e se caiu uma vez, tenta de novo e vá em busca dos seus sonhos. Isso é muito da personagem, até porque na história original dela (clique AQUI para saber mais sobre ela) ela sempre quis estudar, ser uma profissional e o pai dela era muito de "não, você vai crescer, ser uma mulher, casar, ter filhos e ser sustentada pelo marido". Ela tem essa rivalidade de ideias com o pai na HQ e o filme conseguiu trazer isso.

Resultado de imagem para capita marvel e maria

Não só a Carol como também a Maria Rambeau, melhor amiga da personagem. Maria é mãe solteira, estudou e trabalhou muito para estar no cargo em que ocupa e tem uma personalidade muito forte, do tipo "não mexa comigo". Ver mulheres tão fortes assim em tela e tão humanas me deu muita satisfação. 

E estrear bem no Dia Internacional da Mulher, pessoal do marketing mandou benzaço.

Cenários


Resultado de imagem para capita marvel fotos

O filme se passa nos anos 90, mas apesar desse fato você só percebe por algumas cenas sutis - como lojas, aparelhos eletrônicos, etc. Mas eu creio que por envolver alienígenas e super-poderes você nem se prende tanto a isso, se não fosse mesmo esses detalhes que mencionei o ano em que se passa o filme seria bem indiferente.

A maior parte do filme se passa no planeta Terra mas avistamos outros planetas - tanto que o filme começa em um lugar alienígena. Achei bem interessante isso e a forma como uniram humanos vs alienígenas, porque em Guardiões da Galáxia a gente só vê o Peter de humano e ele nem é 100% da espécie,  e dessa vez tivemos mesmo a mistura real e isso foi bacana.

Resultado de imagem para capita marvel fotos

Temos muitas cenas no espaço também e em naves. As roupas (pelo menos da parte humana) estavam bem anos 90, mas nada muito surpreendente também, tanto que já estão comercializando as roupas que ela usou no filme. Não sei, talvez seja o fato de que eu nem era nascida naquela época, eu esperava mais referências e ver as pessoas de uma outra década e como elas se vestiam, agiam. Mas pra mim foi tudo bem normal, algo que eu veria atualmente e não me surpreendi tanto.

Nick Fury e Coulson

Resultado de imagem para nick fury capita marvel

Fury e Coulson são personagens bem conhecidos da galera e eu fiquei bem curiosa para ver como seriam as versões do passado deles. O Coulson não aparece tanto, mas o Fury tem um papel de destaque na trama e foi um dos melhores personagens. Tenho certeza que muitos vão se surpreender com ele e o filme conseguiu explicar muitas coisas - e estou sendo bem superficial para não dar spoilers. Tem coisas que nem tem tanta importância no enredo do filme, mas que me deixou curiosa mesmo e me fez ligar alguns pontos. E é claro, temos a explicação do que aconteceu com o olho dele e acreditem, é algo tão surreal que eu nunca iria adivinhar.

Talos e Goose


Capitã Marvel

Esses dois personagens roubaram a cena de uma maneira única e bem divertida. Ben Mendelsohn, apesar de toda a maquiagem protagonizou cenas lindas e passou muita emoção ao público, e era um personagem que eu nem imaginava que teria todo esse destaque, não dessa forma. Talos se tornou um dos meus personagens favoritos desse filme e Goose é sem palavras: que gato é esse minha gente? Roubou todas as cenas em que apareceu. Confesso que não fui muito com ele, mas tem gente que amou. Acho gato muito traiçoeiro, do tipo que te arranha e mesmo assim você está lá fazendo carinho - e foi bem isso que aconteceu mesmo. Mas enfim ne, me contendo para não contar spoiler.

Trilha-sonora


Resultado de imagem para trilha sonora capita marvel

Eu saí do cinema decepcionada com a trilha-sonora, e olha que tentei não ir com muitas expectativas com relação ao filme como um todo. Mas depois disseram que tentariam fazer algo como Guardiões da Galáxia e já fiquei mais ansiosa. Eles mesmo assumiram que não conseguiriam chegar naquele hype, até porque pegar músicas de décadas passadas e fazer a galera toda da atualidade ouvir foi uma coisa única do James Gunn e é difícil você superar isso.

Porém, eu pensei que se iam seguir esse estilo, se fizessem metade do que foi a trilha sonora de Guardiões eu estaria feliz e não foi isso o que aconteceu. Não teve uma música que tenha ficado na minha cabeça depois do filme, foi algo totalmente esquecível sabe?

Não estou dizendo que foi ruim, tocou umas músicas que achei bem legais e depois procurando em casa para ouvir eu curti, tanto que eu ouço muito No Doubt e achei uma escolha acertada, mas eu vejo que perderam a chance de fazer algo significativo. Os anos 80/90 são recheados por inúmeras músicas marcantes e poderiam mostrar isso pra galera mais nova de uma forma melhor - essa é a minha opinião em geral. Não foi ruim, mas poderia ter tido algo a mais.

Whatta Man – Salt-N-Pepa
Connection – Elastica (a melhor)
Only Happy When It Rains – Garbage (muito legal)
Crush With Eyeliner – R.E.M.
Waterfalls – TLC
You Gotta Be – Des’ree
Come as You Are – Nirvana
Just a Girl – No Doubt
Man on the Moon – R.E.M.
Celebrity Skin – Hole

O Enredo


Resultado de imagem para gif  capita marvel

O filme conta a origem da Capitã Marvel, a história de Carol Danvers e de quem ela é. Mas também conta a história de origem de Nicky Fury e seu envolvimento com a Shield, mostra os Kree e de certa forma é um prólogo deles para o que acontece na trama de Guardiões da Galáxia, nos apresenta aos Skrulls e isso é muita coisa, muita gente para apresentar de uma vez - ou reapresentar com até mesmo novos pontos de vista.

Até a Starforce ficou sem espaço e fiquei com a pressão de que algumas cenas ficaram muito corridas e queria que tivesse tido mais tempo em tela sobre elas. Eu li uma crítica no site Aficionados e concordo muito com a opinião de que esse acaba sendo mais um filme de apoio do que uma produção independente. Não que isso seja ruim, como eu disse explicou muita coisa e se amarrou com outros filmes do MCU. Ele tem seu jeito único, mas sei lá.

Resultado de imagem para gif  capita marvel

A gente terminou Vingadores se perguntando: quem é Capitã Marvel nesse contexto todo e como o Fury conhecia ela? E ela era da terra, como ninguém tinha ouvido falar antes, não teve uma citação anterior a essa heroína tão forte? Isso tudo foi bem explicado e terminou fazendo a ponte com o fato de que se chamaram ela, é porque querem que ela volte.

Só que estamos acostumados a um filme com um vilão central e a gente não tem isso aqui, o vilão é todo um conjunto, é uma forma de pensar e governar. Alguns gostaram disso, outros não e acho que isso vai muito de cada pessoa. 

Expectativas

Como eu mencionei acima eu fui sem expectativas para assistir ao filme. É da Marvel, no mínimo seria algo aceitável e não fui achando que sairia de lá considerando o melhor filme ever, até porque expectativas eu deixo para Vingadores mesmo. E fiz bem em não ir tão empolgada assim, queria ver o filme e contei os meses para ver, mas é um filme mediano. 

Assim, eu gostei muito e nem vi o tempo passando porque preguei os olhos na tela e foi indo. Talvez seja porque estamos mal acostumados mesmo, isso não é um Vingadores 3.5 como foi Capitão América 3 - que foi mais um Vingadores 2.5.

Eu gostei da atuação da Brie Larson, filme repleto de deboches, foi ótimo. Não estou dizendo que foi ruim, entendem? Super recomendo, quem puder vá ao cinema e veja. Mas não esperem algo revolucionário que vai mudar o conceito do cinema. Como eu falei e repito, esse não é Vingadores, é um filme de origem para nos apresentar a personagem.

Imagem relacionada

Capitã Marvel é extremamente forte, poderosa até dizer chega e tenho certeza que ela será uma peça muito importante para a MCU nos próximos anos. Mas por exemplo, Pantera Negra e Doutor Estranho também foram filmes de origem e eu senti que eles foram melhores. Vou até a DC com Aquaman, um filme de origem maravilhoso. 

Faltou alguma coisa, entendeu? Nada que atrapalhe o filme, nada que tire o brilho dele, só faltou o "algo a mais" que me convencesse. 

Mas estou satisfeita e agora é foco para Vingadores. Em breve, iremos publicar um PODCAST sobre o filme e uma outra crítica dele, porém com spoilers. Então espero encontrá-los em breve e não se esqueçam de deixar sua opinião nos comentários.

Resultado de imagem para gif  capita marvel


Postar um comentário