A História de Carol Danvers - a Capitã Marvel

Capitã Marvel nem chegou aos cinemas e já está carregando uma legião de fãs que estão contando os dias para ver o filme. A Revista Jovem Geek fará um especial durante essa semana falando um pouquinho da história da personagem, curiosidades e tramas do filme e não tenham medo de levar spoiler: se alguma postagem nossa tiver algo revelador demais, colocaremos um aviso logo no início da matéria.

Hoje o assunto é mais leve, e vamos falar sobre a história da Carol Danvers, o nome da nossa personagem mas sem levar em consideração o filme e sim com base no que se sabe por HQ's e outros meios. Bora lá com a gente?




Pois é, a Capitã Marvel se chama Carol Danvers e foi criada pelo roteirista Roy Thomas e pelo desenhista Gene Colan. 

Carol foi criada junto com 2 irmãos e seu pai era terrivelmente machista, pois achava que a função dela deveria ser a de se casar com um homem e ser sustentada por ele. Sua primeira aparição foi na HQ Marvel Super Heroes, edição 13, lá na década de 1968. Ela era membro da Força Aérea dos Estados Unidos, contrariando a vontade do pai, pois estudou e conseguiu realizar seu sonho de voar e de ser independente. Devido a seu esforço e inteligência, entrou para a CIA e ali conheceu Logan, por quem acabou nutrindo certo carinho e amizade.

Resultado de imagem para capita marvel hq piloto

Depois da CIA, ela foi para a NASA e se tornou a 1ª mulher e a mais jovem a assumir um cargo de chefe de segurança. Ali, ela se relacionou com o Marvel, o original, só que ele atraía muitos inimigos que tentavam atingi-lo através dela. Um deles foi um maquinário kree conhecido como o Psicomagnetron, que a raptou para atrair o Capitão Marvel (Mar-Vell). Ela adquiriu seus poderes ao ser salva da explosão, porém a radiação da explosão atingiu seu corpo em nível celular: ela se tornou uma híbrida genética kree/humana (o DNA do Mar-Vell impregnou o DNA humano dela). Adquiriu superforça, habilidade de voar e um “sétimo sentido” (similar, porém mais poderoso que o “normal” sexto sentido).

Resultado de imagem para capita marvel hq

Ela só estreou como a primeira Miss Marvel em janeiro de 1977, após ter ganho todos esses poderes sobre-humanos. Carol é capaz de absorver muita energia, tanta energia que ela consegue se transformar em Binária, uma transformação dela tão poderosa que poderia destruir um planeta inteiro. Nossa heroína consegue até viajar no tempo sem se cansar, é quase indestrutível. Ta certo que a Vampira já conseguiu deixá-la em coma mas isso é outro assunto.

Porém, por conta desse acidente, nem tudo virou flores. Carol acabou desenvolvendo uma dupla personalidade: ela ainda era a Carol de sempre mas quando assumia o título de Miss Marvel ela não se lembrava dela mesma como humana e apenas como heroína. Quase como se fossem duas pessoas diferentes dividindo o mesmo corpo e sem saber da existência da outra? Pois é. Depois de um tempo, Carol finalmente descobriu que era a Miss Marvel e meio que "juntou" suas personalidades em uma só, e chegou a estar junto com a equipe dos Vingadores em várias ocasiões.

Resultado de imagem para capita marvel bipolar

Carol perdeu um namorado graças a Mística, que o matou de tanto espancá-lo e a jovem vai atrás de vingança. Porém acaba encontrando a Vampira na época em que ainda era má e essa suga todos os seus poderes e a deixa sem memória, que foi o que citei mais acima sobre o coma.

Foi um momento muito difícil para ela, principalmente por ter que aprender tudo sobre si mesma novamente, e muito traumática. Depois, com o tempo e já recuperada, ela vai em uma missão com os X-Men para um planeta e acaba sendo raptada por alienígenas e sofre com experiências, pois é feita de cobaia. O Logan a ajuda, mas ela acabou absorvendo muita energia, mais do que antes e agora que a Carol Danvers tem consciência de que é a Binária, se sente muito estranha com essa nova forma de ser e decide não voltar para a terra, sendo uma heroína não só do nosso planeta mas galáctica.

Resultado de imagem para capita marvel gif

O tempo passa e ela decide voltar para a terra, mas ao chegar na mansão dos X-Men se depara com a Vampira ali como parte do time e tendo sido perdoada até pelo professor Xavier. Carol não a perdoou e ainda tem mágoas por tudo o que sofreu, e decidiu ficar no espaço mesmo.

No espaço, viveu de tudo um pouco e teve até um momento em que impediu que o sol atingisse a Terra. Carol perde um pouco da sua, digamos assim, "energia acumulada" e decide voltar para seu planeta de origem como Warbird, que significa pássaro de guerra. Entrou de novo nos vingadores, depois saiu de lá e foi para a Shield, depois volta para as ruas e começa a se chamar de Miss Marvel de novo, um ciclo vicioso. Na Guerra Civil, ficou ao lado de Tony Stark apesar de ter algumas divergências, mas optou por ficar do lado do governo e dos registros para mutantes.

Na 1ª e 2ª vinda de Thanos na Terra, ajudou muito no combate contra ele, e perdeu um grande amor nesse período. Carol é o que podemos dizer de pessoa totalmente sem sorte no quesito relacionamentos. E depois de muitas lutas, brigas e mais decepções ela se diz digna e começa a se chamar de Capitã Marvel.

Resultado de imagem para capita marvel hq

Teve uma fase bem ruim onde ela bebia muito e se tornou alcoólatra, ao ponto de chegar em algumas lutas bêbada. Isso faz com que seja expulsa dos Vingadores e Tony Stark a ajuda, já que ele também teve problemas sérios com isso. Todos temos nossos altos e baixos, não é?

E agora Brie Larson dará vida a essa protagonista e não sabemos o quanto da história original irão usar, mas estamos apostando que teremos vislumbres do Capitão Marvel em algum momento - quem sabe?

Espero que tenham gostado do post e aguardem pois nosso Especial: Capitã Marvel está só começando. Abraços e até a próxima.

Resultado de imagem para capita marvel hq

Postar um comentário