Você: um livro de louco!



O livro “Você” (You), escrito por Caroline Kepnes e publicado aqui no Brasil pela editora Rocco é um romance que apresenta a história de Joe e sua obsessiva paixão pela aspirante a escritora Guinevere Beck. Eles se conhecem quando ela entra na livraria onde ele trabalha e a personalidade atraente da garota encanta Joe de tal forma que ele a escolhe para ser o grande amor da sua vida, levando-o a tentar de todas as formas conquistá-la. Ambos acabam se envolvendo e então começam a descobrir diversas verdades ocultas sobre o outro que vão mudar completamente o rumo da história.

Para quem busca ou buscou este livro por causa da série da Netflix, assim como eu já tem ou teve uma noção básica da história, mas como é de se esperar a narração literária é bem mais profunda e complexa do que a televisiva e acaba nos envolvendo como se nunca tivéssemos tido contato com esses personagens.

Os capítulos acompanham Joe que narra sua história em primeira pessoa, onde mergulhamos em suas analogias estranhas que relacionam a vida real com filmes e livros de romance.

Seguindo Joe, percebemos que ele inicia uma busca frenética pela sua amada. Depois de stalkea-la ele encontra suas redes sociais e começa a montar planos e ideias para conseguir ser o homem ideal para ela. No início da história podemos até achar seu jeito obsessivo charmoso e convidativo, porém a premissa de que, apesar de seus indícios sociopatas, ele pode ser um bom rapaz vai, ao longo da narrativa, se desmanchando e mostrando como realmente ele vê as coisas ao seu redor. Dito isso, devemos ter muito cuidado para não romantizar o comportamento dele, que vai claramente se tornando psicótico e completamente insano. 

Seu par também é uma jovem muito problemática e tem tendências narcisistas, por sempre querer ter homens ou mulheres ao seu redor mimando e cuidando das suas vontades. Ambos, quando desenvolvem uma relação próxima, acabam tentando esconder suas ideias problemáticas um do outro para conseguir tirar proveito e alcançar os próprios objetivos.

Acompanhando a história deles, sempre do ponto de vista de Joe, acabamos desenvolvendo empatias e antipatias de acordo com o que a autora e o personagem querem. Mesmo com todas as temeridades que Joe faz e sabendo o quanto ele é perigoso ainda conseguimos achar engraçado o jeito dele, graças a forma como Caroline o produz. Beck com seu ar simpático e charme natural chama a atenção por seu jeito frio e indiferente em certas situações, mostrando o quanto ela não se importa com quem não lhe satisfaz. Os personagens secundários, como Peach e Benji, aparecem para complementar a história e mostrar para nós o que cada um é capaz de fazer fora da sua casca formal.

“Você” é uma história completamente envolvente e consegue cumprir o seu papel de trazer inovação no gênero de suspense, todos os personagens nos surpreendem a cada capítulo e mesmo tendo uma narração em primeira pessoa, conseguimos absorver as qualidades e os defeitos de todos (incluindo Joe). 

Se você gosta de suspense misturado com romances quentes, “Você” é uma ótima indicação, pois consegue abordar temas muito importantes na nossa atualidade e ainda mostrar como as pessoas podem ser perigosas. Esse é o tipo de livro que realmente merece ser lido.



Postar um comentário