Oscar 2019: Expectativas


Desde o dia em que os indicados foram divulgados, o Oscar 2019 já começou a dar o que falar. Isso se deve ao fato de que, pela primeira vez na história da premiação, um filme de super herói foi indicado na categoria de Melhor Filme, deixando a comunidade nerd em polvorosa. Para dar um toque a mais esse filme é nada mais, nada menos que Pantera Negra, que conta com um elenco praticamente inteiro de negros. Isso mostra que a academia abriu o leque para a diversidade cultural que existe no cinema, dando espaço e valorizando os filmes mais populares, desistindo de criar uma nova categoria para esses blockbusters.

A maior premiação do cinema mundial acontece nesse domingo, dia 24 de Fevereiro, e aqui vamos dar alguns palpites do que pode rolar durante o evento nas principais categorias.

Melhor Animação:

·         Os Incríveis 2
·         Ilha dos Cachorros
·         Mirai
·         Wifi Ralph: Quebrando a Internet
·         Homem-Aranha no Aranhaverso

Essa é uma das únicas categorias que existe um grande favorito para levar o prêmio pra casa. Homem-Aranha no Aranhaverso chega com um pé na frente dos outros indicados. Além de ter ganhado o Globo de Ouro, o filme reflete o bom ano que a Sony teve nos cinemas, com a bilheteria bilionária de Venom e com a animação do teioso sendo aclamada pela crítica mundial. Sua arte única e estilosa agradaram os fãs do herói, sendo considerado por alguns o melhor filme do Homem-Aranha da história do cinema.

 Melhor Ator:

·         Christian Bale, Vice
·         Bradley Cooper, Nasce Uma Estrela
·         Willem Dafoe, No Portal da Eternidade
·         Rami Malek , Bohemian Rhapsody
·         Viggo Mortensen, Green Book – O Guia

A categoria de Melhor Ator está disputada esse ano, Rami Malek e Christian Bale estão no páreo para levar a estatueta. Malek interpretou nada mais nada menos que o excêntrico Freddie Mercury, um dos maiores ídolos do rock mundial, enquanto Bale passou por mais uma incrível transformação física para interpretar o vice- presidente Dick Cheney da gestão de George W. Bush. Se formos levar em conta outras premiações, Malek chega como favorito pois já levou pra casa o Globo de Ouro, o SAG Awards (prêmio do Sindicato de Atores) e o Bafta (Oscar britânico).

Melhor Atriz:

·         Yalitza Aparicio, Roma
·         Glenn Close, A Esposa
·         Olivia Colman, A Favorita
·         Lady Gaga, Nasce uma Estrela
·         Melissa McCarthy, Poderia me Perdoar?

Se para Melhor Ator a disputa está acirrada, a categoria de Melhor Atriz está muito mais. Todos os filmes que as atrizes estão representando nessa categoria têm como característica atuações fortes e marcantes. Olivia Colman, que já ganhou o Bafta, consegue se destacar em um filme que conta com outras atuações de altíssimo nível das atrizes Emma Stone e Rachel Weisz, ambas disputando a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. A veterana Glenn Close chega para sua 8ª indicação ao Oscar com grandes chances de ganhar pela primeira vez com seu papel em A Esposa, pois já faturou o Globo de Ouro e o SAG Awards. Correndo por fora ainda temos a incrível Lady Gaga, que vem dando exemplo de atuações em seus últimos trabalhos na TV e no cinema.

Melhor Direção:

·         Spike Lee, Infiltrado na Klan
·         Pawel Pawlikowski, Guerra Fria
·         Yorgos Lanthimos, A Favorita
·         Alfonso Cuáron, Roma
·         Adam McKay, Vice

Alfonso Cuáron chega como o grande favorito a levar o 2º Oscar de Melhor Diretor de sua carreira. O diretor, que já ganhou o prêmio anteriormente por Gravidade, mostra uma enorme evolução de seu trabalho em Roma, filme exclusivo da Netflix. Cuáron se destaca por trabalhar com técnicas antigas de filmagem, além de o filme ser preto e branco, o diretor abusa de planos abertos e movimentações características dos filmes da década de 50, tudo isso gravado no formato 65mm para encher os olhos dos amantes da fotografia cinematográfica. Caso ganhe, Cuáron será o terceiro diretor mexicano a levar o Oscar seguidamente, depois de Iñárritu e Del Toro terem ganhado nas duas últimas edições da premiação. Também é importante destacar o veterano Spike Lee nessa disputa, o diretor, que já teve vários trabalhos marcantes em sua carreira, ganhou apenas um Oscar honorário e chega à premiação com chances de levar a estatueta pra casa com o excelente Infiltrado na Klan.

Melhor Filme:

·         Pantera Negra
·         Infiltrado na Klan
·         Bohemian Rhapsody
·         A Favorita
·         Green Book – O Guia
·         Roma
·         Nasce Uma Estrela
·         Vice

Chegamos à principal categoria do Oscar e , assim como na última edição da premiação, a disputa está totalmente aberta. Outras premiações prévias como Globo de Ouro e Bafta, se dividiram entre Roma, Bohemian Rhapsody e Green Book como melhores filmes do ano de 2018. Mas como apenas um deles pode levar o maior prêmio pra casa, a aposta mais garantida está em Roma, filme que culmina um espetáculo visual e um roteiro simples e complexo ao mesmo tempo, tratando do cotidiano até grandes problemas sociais e históricos do México na década de 70. Caso Roma vença a maior premiação da noite, o Oscar 2019 irá entrar para a história por premiar um filme exclusivo de uma plataforma de streaming, abrindo os olhos do mundo para esse fenômeno cultural e ditando uma nova tendência para os próximos anos.

Postar um comentário