Organizada por Auritha Tabajara – reconhecida como a primeira cordelista indígena do Brasil – e pelas irmãs Claudia Castilho e Kathia Castilho, autoras de “Histórias de Quintal” e fundadoras da Escola Quintal Educação Infantil (projeto pedagógico que valoriza a natureza, a agroecologia e os vínculos comunitários), o livro Saberes indígenas: Contribuições ancestrais para o futuro da educação infantil, reúne as vozes de 21 autores de diferentes etnias brasileiras para pensar o futuro da Educação Infantil partindo da força da sabedoria ancestral indígena no Brasil. E ele já está em pré-venda pelo site da editora Estação das Letras e Cores.
A obra reúne 21 contos inéditos com estilo e linguagem singulares, mas todos conversam com a vida comunitária, a transmissão natural de saberes e conhecimentos e a harmonia com a natureza.
Muitos dos 21 autores foram reunidos pela autora e organizadora Auritha Tabajara, e ao todo são eles: Aline Ngrenhtabare Lopes Kayapó, Ana Jásly, Ahnã Pataxó, Ana Maria Kariri, Atakuma Waura, Auritha Tabajara, Chirley Pankará, Cleiray Wera Fernando, Daniel Munduruku, Flávio Tawya Ikpeng, Jama Wapichana, Jovina Renhga, Lucia Tucuju, Márcia Kambeba, Maria Saiaca Kamayurá, Marialva Dias dos Santos Mayná Pataxó, Megue Tupinambá, Sairi Pataxó, Sioduhi, Toinho Gavião e Viviane Carneiro Borges Viviane Caiçaró. Esses representando as etnias brasileiras: Tabajara, Pataxó, Kariri, Kayapó, Waura, Pankará, Munduruku, Ikpeng, Wapichna, Kaigang, Tukuju, Kambeba, Kamayurá, Mehinaku, Tupinambá/Aymará, Waíkahna/Piratapuya, Gavião, Yepá Mahsã (Tukano) e Tupi-Guarani.
O projeto foi inspirado a partir da visita de Kathia Castilho à escola da etnia Pataxó, em Arraial d’Ajuda (BA). Uma experiência que fortaleceu laços de amizade com professores indígenas e abriu caminho para novos encontros e amizades com outras etnias para que o livro fosse construído como um grande encontro de saberes.
“Esse livro nasce como um convite para olharmos para a infância e a educação a partir da sabedoria ancestral, onde aprender é viver em comunidade e em respeito com a terra”, afirma Auritha Tabajara.
“É de suma importância ampliar a visão da cultura indígena desde cedo. Os saberes indígenas ajudam a construir uma educação mais rica, justa e completa nos valores comunitários e humanos. É importante também lembrar da valorização da diversidade cultural e o quanto pode ser rica nos currículos das escolas”, defende Lucia Tucuju, uma das autoras.
Como professora de Educação Infantil, estou ansiosa pra esse lançamento, já passou da hora de jogar o complexo de vira-lata no lixo e começar a valorizar o que vem daqui. E, na minha concepção, o melhor jeito de fazer isso é começar com a Educação Infantil. Ainda mais valorizando a cultura e conhecimentos dos que vieram desta terra.
"É muito importante conhecer a base dos conhecimentos indígenas, porque a criança se educa amplamente, reflete e desenvolve pensamento crítico. Os saberes indígenas contribuem para uma educação menos equivocada, valorizando a cultura originária do Brasil e a nossa ancestralidade e natureza", conclui a autora Ana Kariri.
Como já dito anteriormente, o livro já está em pré-venda pelo site da editora Estação das Letras e Cores. E você pode comprá-lo clicando aqui.
Fonte: Editora Estação das Letras e Cores (Via TMZ entretenimento)
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