Neste final de semana assisti a um filme que sempre quis ver, mas nunca tinha dado atenção, apesar de já ter ouvido muito sobre ele em diversos blogs e redes sociais: "Como perder um homem em 10 dias", um clássico dos anos 2000.
Fazia muito tempo que eu não tirava um sábado para assistir a um filme, pois simplesmente perdi a paciência de ver em casa e passei a consumir apenas no cinema. Me assusta pensar como alguém que já foi uma verdadeira cinéfila se tornou ansiosa e sem paciência para aguentar duas horas de filme sentada no sofá de casa.
No entanto, esse filme me prendeu do início ao fim: foi leve, engraçado, feminino (hahaha) e me fez pensar: por que não relembrar alguns filmes que literalmente toda garota deveria ver?
Como ainda não temos uma lista desse estilo em nosso site, separei algumas dicas para você aproveitar no seu final de semana (sem ordem de preferência):
1- Jane Eyre (2011)
Focus Features/Divulgação |
Sinopse
Após uma infância triste, Jane Eyre (Mia Wasikowska) resolve se tornar uma governanta. Ele aceita um emprego no Thornfield Hall, onde conhece o misterioso e frio dono da casa, Sr. Rochester (Michael Fassbender). Aos poucos, eles se aproximam e Jane começa a se apaixonar pelo patrão. A jovem aproveita a recém descoberta felicidade, mas os segredos desse homem podem destruir esse sentimento.
Sobre o filme
Se eu disse que não havia preferência, talvez eu tenha mentido um pouco. Jane Eyre para mim é o melhor livro de romance que já li. Tenho um carinho enorme por ele e tenho um pouco de ciúmes, mas é impossível não citar sobre essa obra de arte que adaptaram para as telas. Dirigido por Cary Joji Fukunaga, do gênero de drama e romance, você vai se apaixonar pela Jane e por seu relacionamento com Edward.
Jane é inteligente, viva, forte e cheia de personalidade. A paixão e amor que são construídos entre os dois é cativante e carregado de diálogos inteligentes. Você pensa: quero um romance como esse! Tirando um pequeno "defeito" (assim eu me refiro ao fato de só quem leu o livro/assistiu ao filme vai entender), mas vamos nos lembrar daquela frase: "o amor não é perfeito". A fotografia do filme também é muito bonita, com figurinos muito interessantes.
Mesmo tendo se entregado de certa forma ao relacionamento, Jane não abre mão da sua liberdade e domínio próprio. Ela é carregada de bom senso e sabe o seu valor, mesmo tendo tido uma vida difícil. Esse é um filme muito bom para assistir sozinha ou com alguma amiga.
2- Adoráveis Mulheres (2019)
Sony Pictures/Divulgação |
Reino Unido, 20
Sinopse
As irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.
Sobre o filme
Adoráveis Mulheres é aquele filme que, em minha opinião, exala feminilidade. Cada irmã tem uma personalidade e consegue ser feminina à sua maneira. As histórias de vida de cada uma sempre tem uma lição a nos ensinar: sobre romance, amizade, família, ética, educação...você vai ver um pouco sobre tudo isso no filme. O elenco é incrível e sou apaixonada pela fotografia e pelo figurino da obra. Você vai pensar: "que filme gostoso!". Adoráveis Mulheres conta com a direção e roteiro de Greta Gerwig, com elenco composto por Saoirse Ronan, Emma Watson e Florence Pugh.
3- Orgulho e Preconceito (2005)
UIP/Divulgação |
Sinopse
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.
Sobre o filme
Orgulho e Preconceito não pode faltar nessa lista. Acredito que toda mulher precisa ler pelo menos uma obra da Jane Austen alguma vez na vida. O elenco é incrível, a história, os figurinos, o ambiente cinematográfico, pense em um filme que você vai amar tudo! E, é claro, o romance entre Elizabeth e Mr. Darcy não pode faltar, pois é o ponto central da obra. Eu gosto muito da personalidade de Elizabeth e de sua irmã Jane. Além da parte romântica do filme, é importante também entendermos como eram os costumes e formas de se relacionar de outro século, como, por exemplo, a questão das diferenças sociais e como as pessoas viam isso e como esses fatos podiam impactar em suas relações. Um spoiler que vou dar: o filme (e o livro também), não cita cenas de beijo e mesmo assim consegue ser um dos mais românticos que já vi!
4- Como perder um homem em 10 dias (2003)
Sinopse
Ben Barry (Matthew McConaughey) é um publicitário que faz uma grande aposta com seu chefe: caso faça com que uma mulher se apaixone por ele em 10 dias ele será o responsável por uma concorrida campanha de diamantes que pertence à empresa. A vítima escolhida por Ben é Andie Anderson (Kate Hudson), uma jornalista feminista que está desenvolvendo uma matéria sobre como perder um homem em 10 dias e está decidida a infernizar a vida de qualquer homem que se aproximar dela. Ambos se conhecem em um bar, sendo que escolhem um ao outro como alvo de seus planos.
Sobre o filme
Esse é aquele clássico dos anos 2000 que, para mim, nunca perde a graça. É leve, engraçado, cheio de situações absurdas e, ao mesmo tempo, fofíssimo. Acho que "toda" mulher vai assistir e entender MUITO bem o que é abordado no filme e é claro, tudo o que ela não deve fazer para conquistar um homem (rsrsrs). Brincadeiras à parte, o vestido amarelo usado por Andie é incrível. O casal tem muita química e a trama te prende do início ao fim. É aquele filme gostoso, com uma pitada de nostalgia dos anos 2000.
5- Cartas para Julieta (2010)
Paris Filmes/Divulgação |
Sinopse
Em Cartas para Julieta, Sophie (Amanda Seyfried) é uma aspirante a escritora que viaja para a Itália ao lado do noivo Victor (Gael García Bernal), que sonha em ter seu próprio restaurante. Em Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, local perfeito para uma lua de mel antecipada, Sophie acaba percebendo que seu noivo está mais interessado nos fornecedores para seu restaurante do que nela. Na cidade descobre uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que responde estas missivas amorosas. Para sua surpresa, a remetente Claire Smith (Vanessa Redgrave) ouve o conselho dado na resposta e vai procurar Lorenzo, por quem se apaixonou na juventude. Mas existem muitos italianos com o mesmo nome e Sophie demonstra interesse em ajudá-la na tarefa, desagradando o neto Charlie (Christopher Egan), que já tinha reprovado essa louca aventura da avó viúva.
Sobre o filme
Esse filme é um verdadeiro "abraço para o coração". Sophie (Amanda Seyfried), em viagem pela Itália com o noivo, encontra uma carta antiga escrita por Claire para Julieta, pedindo conselhos amorosos. Décadas depois, Sophie decide responder a carta e acaba se envolvendo em uma aventura para reunir Claire ao seu grande amor perdido.
Com paisagens deslumbrantes da Toscana e uma história que mistura romance, destino e segundas chances, “Cartas para Julieta” é aquele tipo de filme que te faz acreditar de novo no amor e nas pequenas coincidências da vida.
BÔNUS:
6- Ele Não Está Tão Afim de Você (2009)
Warner Bros. Pictures/Divulgação |
Sinopse
Gigi (Ginnifer Goodwin) é uma romântica incurável, que um dia resolve sair com Conor (Kevin Connolly). Ela espera que ele ligue no dia seguinte, o que não acontece. Gigi resolve ir até o bar onde se conheceram, na esperança de reencontrá-lo. Lá ela conhece Alex (Justin Long), amigo de Conor. Ele tem uma visão bastante realista sobre os relacionamentos amorosos e tenta apresentá-la a Gigi, através de seu ponto de vista masculino. Por sua vez Conor é apaixonado por Anna (Scalett Johansson), uma cantora que o trata apenas como amigo e que se interessa por Ben (Bradley Cooper), casado com Janine (Jennifer Connelly). O casamento deles está em crise, o que não impede que Janine dê conselhos amorosos a Gigi, com quem trabalha. Outra colega de serviço é Beth (Jennifer Aniston), que namora Neil (Ben Affleck) há 7 anos e sonha em um dia se casar, apesar dele ser contrário à idéia.
Sobre o filme
Pensei muito se deveria colocar esse filme na lista, pois o tema dele destoa de tudo citado acima. Esse é aquele tipo de filme que mistura comédia romântica com uma boa dose de realidade. O filme acompanha várias histórias interligadas sobre relacionamentos, encontros e desencontros amorosos. O enredo nos mostra, de forma divertida e até dolorosamente sincera, como muitas vezes criamos expectativas e sinais inexistentes quando, na verdade, a pessoa simplesmente… não está tão afim assim. Cada trama tem algo com que podemos nos identificar: a insegurança de esperar uma mensagem, a dúvida sobre o próximo passo, o medo de ficar sozinha ou de se entregar. Apesar das situações engraçadas e das reviravoltas românticas, o filme também traz mensagens importantes sobre amor-próprio, autoconhecimento e a importância de reconhecer quando é hora de seguir em frente.
E chegamos ao fim da nossa lista!
Já assistiu algum dos filmes citados? Qual é o seu preferido e qual tem vontade de assistir?
Postar um comentário