Resenha - Saga Alcateia - Eddie Van Feu

Se tem uma coisa que gostamos muito, é de apresentar artistas brasileiros pra vocês. E como já faz um tempo que não aparecemos por aqui, decidimos falar de uma saga de fantasia pra vocês se deleitarem!

Eddie Van Feu é escritora e roteirista, conhecida por seus livros sobre misticismo e também os de ficção, como Lua das Fadas e Crônicas de Leemyar. Em 1996, apresentou seu fanzine original "Olha A Frente" às editoras, logo o projeto foi aceito pela Editora Escala onde a autora continuou a trabalhar e produziu sua primeira publicação esotérica.

Hoje, Eddie tem sua própria editora Linhas Tortas, onde vocês podem encontrar estes livros e todos os outros!


Iniciado em 2009 com "Alcateia Prateada", a saga nos apresenta uma sociedade de lobisomens. Eles vivem no Château das Vertentes, um lugar escondido na França em meados do século XVII, porém essa é apenas uma das cidades de seres mágicos que existe nesse universo. Cada uma dessas cidades é oculta de olhares curiosos, possui seu líder e sua própria cultura - mas algumas características são comuns: eles não gostam muito de humanos, interagem com outros seres encantados e não são favoráveis à existência de mestiços.

Dito isso, nosso personagem principal é o mestiço Philippe, um rapaz bondoso, humilde e sensível, que mora em um casebre deixado pela sua mãe humana. Ele precisa trabalhar duro para provar seu valor e sobreviver dentro do château, sonhando com o dia em que finalmente poderá se transformar em lobo e será aceito como um igual pelos membros da sua sociedade.

Philippe tem como companhia Prateada, sua loba branca de estimação e Diderot, capitão da guarda da cidade que ofereceu sua amizade e está sempre o ajudando, dando conselhos e o defendendo de todas as maldades e crueldades que os outros fazem com ele.

Dentro dessa trama, Philippe enfrenta um forte bullying e o preconceito de forma angustiante e desesperadora. Ele vive na miséria, quase diariamente leva surras do seu capataz e é humilhado. Sua vida é triste e degradante, mas nada disso nos faz desgostar da história, muito pelo contrário. Torcemos a cada página para que a justiça seja feita e que dias melhores cheguem.

Depois de certos acontecimentos que mudam drasticamente sua vida e até sua importância dentro do château, o rapaz começa a viver uma montanha russa: ele passa a ter momentos inesquecíveis de felicidade, mas também traumas que parecem que nunca vão ser superados, e a nós resta torcer que passe tudo e volte a ser o rapaz de bom coração.


Mesmo gostando bastante da leitura, é difícil ler um livro onde o protagonista sofre tanto. Philippe mal tem tempo de se curar de suas feridas, quando apanha novamente.

Também, durante boa parte da história, vemos basicamente a rotina dele: acordar > brincar com Prateada > trabalhar > apanhar > voltar para casa > apanhar mais > aparece Diderot > dormir. Essa estrutura permanece até a reviravolta do primeiro livro.

Seu segundo volume chegou em 2013; em Alcateia Lua Carmesim, o Clã dos Lobos Brancos tem uma chance de voltar ao poder e assumir o trono da sua espécie, e para isso, o Duque das Vertentes não vai deixar que nada o atrapalhe. Mas será que, mesmo com o passado batendo à sua porta, ele vai conseguir dar as costas para a verdade?

Enquanto isso,
a vida de Philippe começa a mudar de um jeito diferente do que ele esperava. Sangue continua sendo derramado, enquanto ele ainda luta para encontrar seu espaço no château e inimigos aumentam ao seu redor, ameaçando não só sua felicidade, como sua vida.

O último volume até então foi publicado em 2018;
Alcateia Sol Negro é uma leitura de tirar o fôlego, recheado de emoções e reviravoltas que estávamos esperando desde o início! Uma luta clássica entre lobisomens e vampiros se forma, ao mesmo tempo em que eles precisa correr contra o tempo para manter a paz entre os reinos, mas uma guerra pode estar mais próxima do que imaginávamos.

Essa saga traz seres encantados na sua forma mais sublime e, porque não dizer, encantadora? Fadas que se apresentam dentro de banquetes ritualísticos; vampiros que não podem sair durante o dia; bruxas conhecedoras de magias e feitiços; ciganos que fazem a leitura da sua sorte dentro de tendas coloridas; lobisomens que se transformam em bestas na lua cheia. É um verdadeiro colírio para amantes de fantasia!

A leitura é agradável e possui pontos certos de humor, deixando tudo mais leve de ser digerido. Não existe apenas um personagem que seja o alívio cômico da história, cada um tem sua veia humorística e capacidade de descontrair uma situação tensa.

É notável que a história amadurece conforme avança, elementos mais adultos começam a ser mais presentes.
A escrita é chamativa e nos prende do começo ao fim. Mesmo querendo parar algumas vezes pelas descrições de violência, a história é comovente e traz vários conselhos sobre a vida. Recheada de amor, magia e ensinamentos, é uma aventura cativante de uma tradicional história medieval de fantasia.

Quer mais dicas de livros? Acompanhe nossa sessão de resenhas no site!


Postar um comentário