Resenha literária: Clara lê Proust | Editora Record

 




Ficha técnica

Título: Clara lê Proust

Título original: Clara lit Proust

Autor: Stéphane Carlier

Número de Páginas: 176

Ano de Publicação: 2022


Sinopse: 

A pessoa que vai mudar a sua vida pode estar nos lugares mais inusitados, inclusive nas páginas de um livro. Clara lê Proust, de Stéphane Carlier, é uma verdadeira declaração de amor ao poder dos livros e da arte.

Ao ler aquelas páginas, ocorreu algo um pouco mágico que, pela primeira vez, deixou-a pensando que os livros podiam ser melhores que a vida.

Os dias passam devagar na Cindy Coiffure. Localizado numa ruela de uma cidadezinha em Saône-et-Loire, na França, o salão sobrevive graças a uma clientela cativa com média de idade perto dos setenta anos e a uma rotina inescapável.

O lugar é administrado pela sra. Habib, uma mulher melancólica que sente saudades de sua juventude em Paris e acredita piamente que o problema do salão é o nome velho e datado. Todos os dias o lugar recebe a visita de Lorraine, dona do bar-tabacaria da esquina que sempre aparece segurando dois cafés e contando os dias para as próximas férias. Na Cindy Coiffure trabalham Nolwenn, com a expressão sempre neutra, exceto quando vê algum vídeo divertido no celular; Patrick, que trabalha apenas aos sábados e nos feriados, cuja vida de divorciado com filho não é nada fácil, mas que encontra prazer em desenhar mangás e ouvir heavy metal.

E há Clara. Seus dias no salão são sempre iguais, ela tem um namorado tão bonito que parece um príncipe da Disney Flynn Rider, no caso e um gato que não se deixa acariciar. Ela se sente cada vez mais distante da própria vida, entediada com a rotina, até o dia em que é apresentada ao homem que vai mudar a sua vida: Marcel Proust.

Delicada, irônica e cativante, Clara lê Proust é uma história de libertação pessoal e uma grandiosa homenagem ao poder transformador dos livros.

Sobre a obra:

Recebemos esse livro da Editora Record e o que é possível dizer é: se você está buscando um livro para ler em um dia ou apenas para uma leitura fluída durante o seu mês, Clara lê Proust pode ser uma indicação perfeita. 

Stéphane Carlier conseguiu trazer em apenas 176 páginas uma história que apesar de ser leve, te leva a se aprofundar de certa forma no enredo.

Realmente no começo do livro é possível sentir a monotonia da vida de Clara que é descrita na sinopse da obra: seu trabalho no salão Cindy Coiffure, a relação com a sua família e seu relacionamento com JB, além do seu dia a dia comum. Carlier propõe essa invariabilidade de emoções e sentimentos com muita qualidade para explicar ao leitor como estava a pacata vida de Clara antes dela conhecer o escritor Marcel Proust. 

Em certo momento um tanto quanto inesperado, Clara conhece o escritor e ocorre uma mudança de chave em sua vida. Essa mudança ocorre de dentro para fora da personagem, o que inclusive é possível reparar ao analisar que a história cria um foco para como Clara se sente, como ela começa a ver as coisas em sua volta, entre outros. 

Algo que acredito ter me gerado 'incômodo' é em como Clara só se deu conta tempos depois de como ela havia mudado e de como tudo em sua volta não estava mais o mesmo: as pessoas, sua forma de ver o mundo e de se relacionar. Essas mudanças foram extremamente necessárias e importantes para a personagem, porém, quando o escritor expôs essa realidade, foi uma ação inesperada e despertou uma 'surpresa' em mim como leitora e certamente em Clara também.

Acredito que a 'fórmula especial' do livro está presente no estilo de escrita que o Carlier propõe: espontânea na narrativa, nas falas dos personagens e nas descrições. É como se você realmente deslizasse nas palavras e não sentisse vontade de parar de ler. 

Imagino que Stéphane Carlier é um fã de Proust, mas a ideia central da obra gira em torno do poder da leitura, algo que podemos sentir com qualquer autor. 

Clara lê Proust é um livro leve, mas que também você precisará ter uma atenção especial aos detalhes que Carlier trouxe em suas entrelinhas. Como um bom autor francês, também carrega um certo traço nostálgico em suas palavras, com um mix de acontecimentos do passado e do presente. 

Os leitores certamente vão se sentir muito acolhidos com a ideia de como a leitura pode mudar muito você, sua vida e sua forma de ver o mundo.


Postar um comentário