Crime na Alta Sociedade - Glamour, mistério e crimes na Londres de 1920

 

Imagem: Editora Record

O glamour da década de 1920, um assassinato misterioso e uma boa investigação em um romance de época é o que você encontra no livro “Crime na alta sociedade” de Jessica Fellowes. O livro é o segundo da série “As irmãs Mitford investigam”, sendo o primeiro “Assassinato no trem”.


Mesmo não sendo uma das apreciadoras de romances de época a história despertou o meu interesse por ter uma investigação de assassinato e por misturar ficção com fatos históricos. Fazendo essa resenha descobri que muitos dos personagens do livro foram inspirados em pessoas reais. 


As irmãs Mitfords que dão nome a série de livros foram pessoas que fizeram parte de certos momentos sombrios da história mundial. E com isso eu quero dizer que duas delas flertaram com um regime totalitário, mas não irei falar muito sobre isso pois descobri essas informações em pesquisas e elas não são abordadas no livro em questão.


Em cada um dos livros da série uma das irmãs se destaca, ainda que não sejam elas quem move a narrativa da história. Seguindo a ordem temos: Nancy, Pamela, Diana, Unity, Jessica e Deborah.


Durante o baile de aniversário de Pamela Mitford uma caça ao tesouro é organizada como parte da comemoração. Tendo os amigos excêntricos de sua irmã mais velha como participantes, ninguém esperava que um assassinato ocorreria naquela noite, nem que Adrian Curtis fosse jogado do campanário dos Mitford.


A partir disso uma investigação é realizada e uma culpada é acusada. Entretanto, Louisa Cannon, dama de companhia dos Mitford, entende que os participantes daquela caça ao tesouro escondem muitos segredos e que o verdadeiro culpado do crime pode estar entre eles.


A trama é desenvolvida a partir de Louisa e Guy, dois personagens que apareceram no primeiro livro. Com capítulos curtos e que geralmente alternam a visão de cada um dos dois, a história mantém um ritmo rápido e dinâmico. 


Louisa investiga por conta própria o assassinato, já que ela tem acesso a informações, por causa de seu breve contato com a acusada Dulcie Long, e também aos suspeitos, já que todos são amigos de Nancy Mitford. Já com Guy acompanhamos a investigação policial sobre as Quarenta Ladras, que inicialmente parece não ter relação com o assassinato porém ao longo da trama descobrimos as pequenas ligações que unem todos os envolvidos.


Uma das características do livro que me fez gostar mais desse do que do primeiro foi a lista limitada de suspeitos, isso fez com que fosse mais fácil prestar atenção nos detalhes e tentar descobrir quem estava mentindo. Ou se todos estavam.


O fim pareceu repentino demais, eu gostaria de saber o que acontece com alguns dos personagens da história mas depois que o assassinato foi resolvido eles sumiram ou foram apenas citados brevemente.


Mesmo assim quero saber como a história dos Mitford vai continuar e por isso espero que a Editora Record lance os outros livros da série. A série tem 6 livros ao todo e todos já foram lançados em seu idioma original. 


Que outros mistérios vão surgir no caminho das Irmãs Mitford? Louisa continuará sendo quem move a história? Como a autora vai abordar as ligações perigosas, por assim dizer, que Diana Mitford teve durante o período? São muitas perguntas e espero que elas sejam respondidas.


Título Original: Bright Young Dead

Autora: Jessica Fellowes

Editora: Record

Gênero: Suspense \ Romance de investigação \ Romance de época

Número de Páginas: 385

Ano de Publicação: 2023



Postar um comentário