Entrevista com Leonor Afonso da CRITICAL Reflex

 

Imagem: Divulgação CRITICAL Reflex



Leonor Afonso é Community Manager da Critical Reflex, uma desenvolvedora de jogos criada em 2020 que já teve dois de seus games indicados a premiações no BIG Festival de 2022. O BIG Festival é realizado em São Paulo e é o principal evento de lançamentos de jogos da América Latina . Em 2022, foram exibidos mais de 200 jogos, entre os finalistas do Festival, jogos selecionados para o Panorama Brasil e Panorama Mundo e anúncios inéditos de grandes publishers. O evento foi realizado entre os dia 07 e 10 de julho e contou com palestras, finais de campeonatos (Final da Elite League do CBCS 1XBET), premiações de jogos e participação de influenciadores, incluindo Gaules e a Tribo, Nobru, Flakes, Gelli Clash, Bruno Playhard, entre muitos outros. 



Imagem: divulgação CRITICAL Reflex



Leonor participou do BIG deste ano representando a CRITICAL Reflex e os games Flawless Abbey e Rose & Locket que foram finalistas no prêmio de melhor arte e ela concordou em responder algumas de nossas perguntas.


[RJG] - Os games Flawless Abbey e Rose & Locket foram finalistas para o prêmio de melhor arte no BIG Festival desse ano. Você poderia contar um pouco mais sobre esses jogos e seus enredos?


Estamos super orgulhosos dos nossos jogos finalistas! Apesar de não termos ganho, estamos contentes de termos participado no BIG Festival desse ano. Não quero fazer spoilers sobre o Flawless Abbey mas o jogo segue uma aventura misteriosa e enigmática onde o jogador irá explorar maravilhosos cenários pintados à mão com aquarelas! Apesar dos dois serem lindíssimos, os nossos finalistas são muito diferentes! Rose & Locket é um jogo de aventura-ação que segue Rose, uma fora-de-lei aposentada, por deslumbrantes paisagens enquanto usa mecanismos de jogos FaroEste (Wild West). Estamos bastante orgulhosos de ambos os jogos terem sido nomeados para Melhor Arte.


[RJG] - Flawless Abbey se baseia muito na música e sons em geral no seu gameplay. As ilustrações dos jogos tiveram inspiração em músicas ou outras coisas? E quanto a Rose & Locket, quais as inspirações para sua criação?


É um fato que Flawless Abbey usa componentes visuais e musicais para conectar a narrativa com a misteriosa energia da Torre do Labirinto. Quando falamos de um jogo tão profundo como Flawless Abbey, que tem um grande foco em puzzles e labirintos, é muito importante ter os componentes musicais e artísticos conectados. Em termos musicais, os sons do Tchaikovsky foram uma grande inspiração. 

Para o Rose & Locket, temos um estilo completamente diferente. Este jogo foi inspirado pela arte de jogos e desenhos animados/cartoons dos anos 90 ambientado num cenário minimalista e colorido, ao mesmo tempo que usamos mecanismos do Wild West, para criar um estilo de jogo completamente único.


[RJG] - Rose & Locket e Flawless Abbey são jogos de aventura, mas você já trabalhou com jogos de horror e outras categorias. Qual tipo você mais gosta de trabalhar? Porque?


Na Critical Reflex temos um diverso portfólio de jogos e categorias de jogos, além de termos uma equipe internacional com diferentes gostos e preferências. Uma das nossas prioridades como publisher, é ter produtores que trabalhem diretamente com os desenvolvedores que são apaixonados pelo gênero do jogo que eles trabalham. Eu não posso falar pelos meus colegas, que têm uma maior experiência na indústria, mas, para mim, jogos como o Flawless Abbey, que são esteticamente lindos mas esforçam-se para ter uma boa narrativa e aventura, são os meus favoritos.


[RJG] - A CRITICAL REFLEX foi fundada em 2020, em meio a pandemia de COVID-19. Embora o público esteja em constante crescimento, quais as principais dificuldades para entrar no mercado?


Na minha opinião, o fato de termos começado a nossa empresa no meio da pandemia nos deu uma perspectiva da indústria que está adaptada à evolução que tem havido no mercado. Por exemplo, trabalharmos 100% remoto o que nos permite encontrar jogos em diferentes zonas do planeta e obriga-nos a ser uma empresa flexível, especialmente com horas de trabalho e lidar com fusos horários. Nós todos, como empresa, achamos fascinante que a indústria esteja finalmente a prestar atenção a jogos internacionais - prova deste fato é o estande incrível de jogos brasileiros que estavam no BIG. Isto permite criar um mercado menos homogêneo em termos de conteúdo, o que por si, permite a developers internacionais demonstrar as suas perspectivas pessoais e permite trazer pessoas como nós, que tem experiência em colaboração internacional, a levar estes jogos para um mundo mais mainstream.


[RJG] - Como foi sua participação no BIG Festival de 2022 ? Qual sua visão do mercado Latino Americano para games?


Foi uma experiência fantástica e mal podemos esperar para voltar. Foi super comovente ver pessoas falando em Português e jogando os nossos jogos com as placas a dizer “Melhor Áudio" e “Melhor Arte” por cima. Em geral, o festival foi uma experiência sensacional para conhecer developers Latino-Americanos e os seus jogos. Adorei tudo o que experimentei no stand dos jogos brasileiros!!!

Especificamente sobre o mercado Latino Americano, eu não sou a melhor pessoa para comentar isso, mas pelos jogos que vi no Big Festival, é claro que há um potencial estupendo com os criativos da América Latina. Na minha opinião pessoal, sinto que vamos perder muitos jogos fenomenais porque há falta de incentivo para as mentes criativas da América Latina. Mas já vi muito progresso acontecendo nos últimos anos, por isso estou animada para ver o que o futuro nos trará.


[RJG] - Embora Rose & Locket ou Flawless Abbey não tenham ganhado o prêmio de melhor arte no festival, não resta dúvidas que o design é incrível e inovador. O que podemos esperar dos futuros games da CRITICAL REFLEX?


Em primeiro lugar, tenho de agradecer as suas descrições e toda a simpatia ao comentar os nossos jogos!

Apesar de estarmos tristes de não termos ganho, estamos honrados por termos participado no BIG. Na Critical Reflex estamos sempre à procura de novos e geniais jogos e temos muito orgulho na variedade de jogos que temos, por isso, podem esperar mais projectos com visuais deslumbrantes e gameplays viciantes, tal como no Flawless Abbey e no Rose & Locket. Por isso, fiquem com atenção para o Demo do Rose & Locket que vai estar disponível em Outubro, e pelo lançamento do nosso novo jogo ORX, um jogo Tower-Defense RogueLike que estará disponível no dia 30 de Agosto!



Agradecemos novamente a Leonor por ter concordado em conversar conosco!

Postar um comentário