"Yasuke", anime sobre o primeiro samurai negro, estreia em 2021

 

Em 26 e 27 de outubro ocorreu o evento on-line Netflix Anime Festival 2020, com o objetivo de apresentar as novas animações da empresa. A animação que teve maior destaque foi Yasuke, com produção do estúdio MAPPA e com direção de LeSean Thomas, que contará a história do primeiro samurai africano e que tornou-se guarda-costas do daimiô Oda Nobunaga, um dos mais importantes nomes da história japonesa. A estreia será em 2021 e a divulgação da animação também foi feita pelo Twitter:

Tradução: "Uma vila em perigo, uma criança misteriosa, um guerreiro daimiô e o maior ronin que nunca conheceu todos os confrontos em um Japão de magia e novos mecanismos. Aprenda a história do primeiro samurai africano quando Yasuke de LeSean Thomas, dublado por Lakeith Stanfield, chega no próximo ano".

Conforme o Portal HQPB, a Netflix ampliará a produção de conteúdo em seu catálogo, principalmente animações de longa-metragem e séries. Com isso, firmou parceria com estúdios japoneses e diretores como Richard Linklater, Guillermo del Toro, Nora Twomey e Henry Selick.  A Netflix prepara-se para disputar mercado com seus demais concorrentes. 

A história do primeiro samurai africano que se tem registro

Fonte: Aventuras na História

Conforme Aventuras na História, a história de Yasuke se passa no século 16: um africano trazido pelos jesuítas tornou-se guarda-costas do grande daimiô Oda Nobunaga. 

Não são poucas as histórias de estrangeiros que se tornaram samurais: ainda conforme Aventuras na História, o holandês Jan Joosten Van Lodensteyn e o inglês William Addams são dois grandes exemplos de quem carregou katanas e lutou ao lado dos japoneses. Entretanto, 21 anos antes, havia sido a vez do primeiro samurai estrangeiro de todos: Yasuke – um africano que não estava ali por vontade própria.

Fonte: Aventuras na História

Conforme Aventuras na História, Yasuke nasceu entre 1555 e 1566, provavelmente vindo de Moçambique - há historiadores que acreditam que sua origem seja da Angola ou da Etiópia. Seu nome também é um mistério. Yasuke chegou no Japão em 1579. Começou atuando como assistente do jesuíta italiano Alessandro Valignano. 

Sua etnia rapidamente chamou a atenção dos japoneses. E um deles mudaria sua vida para sempre: Oda Nobunaga. Imediatamente, o daimiô ficou impressionado com a altura de Yasuke – um gigante comparado a média dos japoneses da época – e o recrutou como seu guarda-costas.

Quando se tornou samurai em 1581, conforme Aventuras na História, Yasuke trabalhou como guarda do castelo de Nobunaga. O samurai africano carregava duas espadas e também foi portador da espada do daimiô. A lenda de Yasuke espalhou-se rapidamente: um gigante guerreiro indestrutível, com a força de dez homens. 

Oda Nobunaga já havia unificado meio Japão e conquistado a neutralidade de outros daimiô. Apenas três grandes clãs - Hojo, Chosokabe e Shimazu - se opunham abertamente ao domínio de Oda Nobunaga.

Oda Nobunaga em Nioh e em Samurai Warriors. Oda Nobunaga é um importante personagem da história e frequentemente usado como personagem de animações e jogos eletrônicos.

Para compreender melhor o que foi esse período em que Yasuke viveu, no Japão, podemos citar o portal Seguindo os Passos da História:

Em meio ao século XVI, durante a época feudal japonesa, em um período que passou a ser chamado de Sengoku jidai (1460-1560) que literalmente significa "país em guerra", várias guerras civis eclodiam por todo o Japão, o poder imperial se encontrava dividido entre a nobreza que morava nas cidades, formadas pelos ricos aristocratas, e a nobreza do campo, formada pelos dáimios (senhor feudal). Nessa época o Japão se organizava sobre um Estado fortemente de caráter militar, tendo em muitos dos casos, clãs de samurais a frente do governo. E é nesse cenário caótico e confuso que alguns líderes surgiram para promoverem a reunificação do país, e dentre estes líderes estava Oda Nobunaga. Considerado por alguns como um herói e por outros como um terrível tirano, já que este na sua iniciativa de promover a reunificação, levou à morte de muitas pessoas que se opuseram às suas ideias. Sendo assim, nas linhas a seguir, irei esboçar um pouco da história de Nobunaga e do período feudal. - Seguindo os Passos da História

Sobre a história feudal no Japão:

A história feudal japonesa se inicia por volta do século X, quando em meio as crises que já existiam naquela época, a classe guerreira dos samurais ou bushi, ganhava cada vez mais importância e influência em uma sociedade que dependia muito do apoio militar. Os samurais em pouco tempo deixaram de serem os vassalos dos nobres, para se tornarem seus próprios senhores. Com isso, muitos clãs, logo começaram a conquistar cada vez mais terras e a constituírem feudos. Além da criação dos feudos, do contrato suserano-vassalo (tal contrato não era parecido em alguns preceitos com o contrato visto na Europa medieval, mas em vários outros aspectos de cunho cultural e social, eram bastantes distintos), os próprios camponeses se viram escravizados pelos seus senhores. - Seguindo os Passos da História

A queda do clã Oda

Conforme Aventuras na História, em 21 de junho de 1582 foi o golpe: o general Akechi Mitsuhide se voltou contra seu mestre, mandando um exército contra o templo Honno-ji. Como a vitória era impossível, Nobunaga cometeu seppuku – suicídio ritual.

Yasuke juntou-se ao filho de Nobunaga, Oda Nobunaga, lutando ao lado das forças do herdeiro por um longo tempo. Ao final da batalha, sem ter para onde ir, Yasuke propôs juntar-se ao lado inimigo, mas sem ser aceito pelo general. Conforme Aventuras na História, "talvez melhor para ele". O xogunato de Mitsuhide durou 13 dias. Quanto a Yasuke, voltou a servir os jesuítas. E nada mais se ouviu dele.

Postar um comentário