Especial Nostalgia: Karatê Kid - Cobra Kai



Bem vindos a mais um Especial Nostalgia! Hoje trouxemos um tema que é a cara das tardes em família e que marcou a infância de muitos.
Quando o assunto é nostalgia envolvendo artes marciais, fica impossível não se lembrar de Daniel LaRusso (Ralph Macchio), um jovem que sofre com problemas de adaptação quando se vê obrigado a mudar-se para uma cidade distante após sua mãe arrumar um emprego. Sua estadia piora quando Daniel envolve-se com a ex-namorada de um campeão de karatê local, Johnny Lawrence (William Zabka) que passa a persegui-lo e agredi-lo com os demais amigos, todos provindos dos ‘Cobra Kai Dojo', que conta com John Kreese (Martin Kove) como sensei, que prega a posição anti-misericórdia de seus alunos.

Apesar da série retratar os mocinhos e vilões de maneira caricata, a profundidade de Karatê Kid não está nos conflitos entre pessoas, e sim na sua demonstração da solidão. Solidão esta que faz Daniel, o peixinho fora d’água, se aproximar do carismático Sr. Miyagi (Pat Morita, em papel que lhe valeu uma indicação ao Oscar), o porteiro viúvo e faz tudo que, percebendo a fragilidade do menino perante as covardias da gangue, dispõe-se a ensinar-lhe karatê para que este possa defender-se em um torneio local, que promete dar uma trégua à perseguição ao rapaz. “Você aprende karatê para evitar lutar”.
O método do Sr. Miyagi contava com uma filosofia bem distinta da que era ensinada no 'Cobra Kai Dojo'. Para ele, karatê era apenas para defender-se e tudo girava em torno do equilíbrio. Essa filosofia garantiu a Daniel LaRusso a vitória no torneio e a fama de campeão que estendeu-se ao longo dos anos.

Cobra Kai


Na primeira produção original do Youtube Red, "Cobra Kai" torna-se uma continuação direta do primeiro filme de 1984. Até porque nunca tivemos uma continuação direta daquela rivalidade entre LaRusso e Lawrence que é a grande protagonista do clássico. Ralph Macchio e William Zabka retornam aos papéis de sua vida, maduros e com experiências distintas.
Na série, que possui duas temporadas com episódios na faixa entre 30 e 40 minutos, a pegada mais leve destaca-se em meio aos dramas dos personagens.
Johnny Lawrence (Zabka) é um homem que chegou aos seus 50 anos e teve uma vida completamente fracassada. Não tem uma boa relação com o filho, não possui um emprego bom e é tão pobre que pode ser facilmente confundido com um morador de rua. Na contra-mão, Daniel LaRusso tornou-se bem sucedido, dono de uma loja de carros luxuosos, pai de um casal de filhos, marido da mulher perfeita e proprietário de uma casa invejável.
O fato da série ter trazido como principal foco a vida de Lawrence torna tudo mais interessante.

Apesar da série trabalhar diferentes contextos em situações engraçadas, dá pena ver como Johnny fracassou em sua vida. E como ele sente-se triste ao ver que um garoto com muito potencial tornou-se um "Zé ninguém".
O resgate do Cobra Kai foi justamente a solução encontrada por ele para fazer algo em sua vida. E mal sabia ele que um puro egoísmo, ou uma auto-defesa contra o fracasso, se tornaria um de seus maiores feitos.
Em uma era onde o bullying virtual é extremamente presente, Johnny apresenta aos jovens fragilizados uma maneira de se defenderem. É visível sua evolução como sensei e sua ligação com o garoto Miguel, que traz tentativas desesperadas de dar sentido para sua vida.
A evolução dos alunos que sofriam bullying para “valentões" também deu ao público o que esperava.
Cobra Kai consegue nos fazer torcer para o "inimigo" ou melhor… traz uma nova ótica onde podemos nos colocar no lugar de Lawrence e até compreender os motivos pelos quais ele agia de forma dura, e apesar de LaRusso soar babaca em diversos momentos, ele continua sendo nosso Daniel San, o garoto que sempre sofreu e sempre teve compaixão pelo próximo nas histórias de Karate Kid.

Mantendo a essência do primeiro "Karatê Kid", Cobra Kai consegue prender o público e deixar todos na ansiedade pela próxima temporada que está programada para 2021.

Vale a pena conferir essa produção que está disponível na Netflix!

Um comentário :