Cientistas encontram indícios de vida em Vênus

O espaço ainda é um grande mistério para todos. O que habita fora da nossa bolinha azul intriga diversos estudiosos e especialistas. Será que temos companhia no universo? Segundo os pesquisadores da Royal Astronomical Society, existe a possibilidade do nosso planeta vizinho Vênus ter vida.


No dia 14 de setembro, aconteceu uma transmissão no Youtube da RAS (Royal Astronomical Society) para compartilhar a grande descoberta liderada por Jane Greaves, onde cientistas de diferentes lugares do mundo compartilharam o achado. Clique AQUI para assistir à transmissão original.


Com ajuda do JCMT (Telescópio James Clerk Maxwell), no Havaí, e do Alma (Observatório Grande Matriz Milimétrica do Atacama), no Chile, os cientistas perceberam a presença de fosfina.

Fosfina é uma substância altamente tóxica, tão toxica que aqui na Terra nós usamos como inseticida. Mas então por que algo tão tóxico pode significar vida? Justamente pelo fato de que micróbios anaeróbicos produzem esse gás, e o mais interessante é que esses micróbios não precisam de oxigênio para sobreviver, o que aumenta as chances de termos vida em Vênus. Os cientistas ainda não possuem amostras do gás nem da bactéria, mas já podemos sonhar com uma possível corrida espacial rumo a Vênus.

"Durante toda a minha carreira estive interessada na busca de vida em outros lugares do universo. Então estou simplesmente atônita que tenhamos encontrado uma situação em que isso parece possível", disse Greaves "Mas, sim, estamos genuinamente encorajando outras pessoas a nos mostrar um fator (que explique a fosfina sem envolver a vida) que nos podemos ter deixado passar. Nossos artigos e dados podem ser acessados por outros pesquisadores; é assim que a ciência funciona".

Ele também mencionou o fato de que a descoberta foi puro acaso, mas que sua equipe estava animada. “Este foi um experimento feito por pura curiosidade, na verdade - aproveitando a poderosa tecnologia do JCMT e pensando em instrumentos futuros. Achei que seríamos apenas capazes de descartar cenários extremos, como nuvens sendo recheadas de organismos. Quando obtivemos os primeiros indícios de fosfina no espectro de Vênus, foi um choque! ”


Fonte: ESO/M.KORNMESSER/L.CALCADA/NASA


Mais sobre Vida em Vênus:

Além disso, Vênus já vinha sido alvo de estudos sobre possível vida pelas suas semelhanças com a Terra, como por exemplo o distanciamento do sol: Vênus se encontra em uma área “possibilidade de vida”, mesmo sendo muito quente. Também existem teorias que dizem que Vênus a milhões de anos atrás teria tido oceanos e uma atmosfera habitável, mas que teria passado por acontecimentos naturais como aquecimento global, o que se leva a pensar que caso tivesse existido vida ali, as espécies tiveram que evoluir e desenvolver uma maneira de viver em um ambiente mais agressivo a vida.

Vale destacar que Carl Sagan, desde a década de 60 já questionada sobre a vida em em Vênus. Com o auxílio do biofísico Harold Morowitz, eles enviaram diversas sondas para investigar o planeta entre os anos de 1962 e 1978, porém sem sucesso de confirmação. Aliás, foi Sagan a trazer a ideia de tirar uma foto do nosso planeta Terra para ver qual seria seu exato formato, e como ele pareceria visto do espaço.

Leia o artigo original de Sagan clicando AQUI.


Enfim...

 Ainda a muito que se pesquisar, mas isso abre um leque de possibilidades para o mundo cientifico e para as mentes fascinadas pelo espaço. Triste mesmo é para o planeta Marte, que agora vai ter que dividir a atenção dos astrônomos quando o assunto for vida em outro planeta.

Peter Beck, fundador da Rocket Lab (fabricante de foguetes e satélites), disse em uma live transmitida no youtube que estava "loucamente apaixonado por Venus", e aparentemente está trabalhando para conseguir uma missão para Vênus em 2023.

E para conferir o artigo original deste estudo e saber mais, basta acessar o site abaixo:

2 comentários :

  1. Testo maravilhoso e esclarecedor, linguagem límpida e transferência , parabéns a revista e ao autor ✌🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadeh! Não esqueça de assinar a revista! É de graça. 😁✌️

      Excluir