Especial Inteligência Artificial: A teoria, o presente e o futuro

Retirada do Google Imagens
Um artigo científico intitulado de How artificial intelligence will change the future of marketing, em tradução livre "Como a inteligência artificial mudará o futuro do marketing", foi publicado pelo Journal of the Academy of Marketing Science, dos autores Thomas Davenport, Abhjit Guha, Dhruval Grewal e Timna Bressgot. Eles descrevem a Inteligência Artificial como "programas, algorítimos, sistemas e máquinas que demonstram inteligências". Eles propõem uma divisão em três dimensões:

  1. Níveis de Inteligência
  2. Tipo de Tarefa
  3. Se a IA está incorporada em um robô

Entre algumas curiosidades relatadas, é dito que os homens tem maior propensão a adotar a IA do que as mulheres, se um cliente descobre que está conversando com um bot para saber mais de um produto ou empresa, a taxa de compra diminui drasticamente. Outro fato é que os consumidores não acreditam que uma Inteligência Artificial entenda o motivo de por que algo ocorre ou deixa de ocorrer, só conseguiria perceber o COMO ocorre.

Muitas empresas já incorporaram a IA em seus negócios, mas você sabe como elas estão usando e como estão dividindo, cientificamente, as diferentes formas de IA? Esse é um assunto extremamente interessante e é assim que damos início ao nosso Especial: Inteligência Artificial, onde iremos abordar essas questões. Por esse ser um post introdutório, algumas coisas precisam ser explicadas, como as três dimensões e essa divisão de IA, para entender como é descrito e previsto a evolução dessa tecnologia.

Tecnologia Inteligência Artificial - Imagens grátis no Pixabay

Dimensão 1: Nível de Inteligência

Existem dois tipos de inteligência, a automação de tarefas e a consciência de contexto. Na automação de tarefas, a IA é criada e programada para executar um certo tipo de atividade, que pode consistir em analisar números, textos, vozes, rostos e imagens. Essa automação de tarefas já está sendo implementada e, a curto e médio prazo, ganhando cada vez mais espaço.

Na consciência de contexto, estamos falando de uma tecnologia que só poderá ser implementada a longo prazo, pois exige que a IA vá um pouco além das atividades as quais ela foi programada.

Dimensão 2: Tipo de Tarefa

A Inteligência Artificial pode ser dividida entre aquelas que executam tarefas numéricas e aquelas não numéricas. No tipo de tarefa numérica, estamos falando de análises estatísticas e comandos baseados em algum dígito numérico. Quando falamos em não-numérico, se refere a uma IA que consegue analisar texto, voz, rostos e/ou imagens.

Dimensão 3: Se a IA está incorporada em um corpo de robô

Quando falamos da IA, a divisão proposta pelos autores do artigo é entre uma forma digital, que costuma ser o mais comum e usado e em uma forma de robô. Existem vários tipos de robôs, obviamente, nos mais variados formatos, incluindo aqueles que simulam um corpo humano.

Inteligência Artificial, Cérebro, Acho Que, Controle

Algumas questões que ainda estão sendo investigadas por cientistas e profissionais do mundo todo se referem a como as empresas precisariam mudar suas estratégias de marketing nesse novo contexto com a IA, em como o comportamento dos consumidores seria afetado e principalmente sobre as políticas públicas que dizem respeito a ela, como a privacidade de dados e a ética envolvida. 

Nos próximos posts do nosso Especial: Inteligência Artificial, mostraremos essas três dimensões na prática do que está sendo feito atualmente, e iremos conhecer também o que está sendo cogitado para o futuro. Espero por vocês!

Quadro original dos autores Thomas Davenport, Abhjit Guha, Dhruval Grewal e Timna Bressgot, traduzido e adaptado por Thai Santos

Postar um comentário