Filmografia de Aniversário - Meryl Streep



Muitas vezes considerada como a "Melhor Atriz de sua Geração", Meryl Streep acumula mais de 215 nomeações em premiações ao longo sua carreira, sendo recordista no Oscar com 21 indicações. Sua vida profissional começou no teatro, inclusive, no começo, ela não tinha certeza se queria realmente fazer parte do mundo dos filmes. Seu debut foi na peça Trelawny of the Wells, em 1976, mesmo ano em que sua atuação em 27 Wagons Full of Cottons lhe rendeu a primeira indicação ao Tony Awards. Seu primeiro papel de reconhecimento nas telonas foi com The Deer Hunter (1978), que foi requisita por Robert DeNiro, após ver sua performance nos palcos.

Conhecida por sua habilidade com sotaques, memória rápida e ao estudo da personagem que realiza, Meryl desde de suas peças na faculdade ganhava destaque entre aqueles que a assistiam. Além disso, pessoas que trabalham com ela sempre reforçam sobre o quanto ela é esforçada e sobre seu recorrente hábito de questionar roteiros. Muitas obras nas quais a atriz participou tiveram mudanças nas falas e situações devidas às perspectivas dela.

O Presidente Barack Obama a premiou com a Nacional Medal of Arts e, em 2017, recebeu o Golden Globe Cecil B. DeMille Award por sua contribuição às artes. Sua influência se propaga entre todos os artistas e fez uso disso para criticar as políticas de anti-imigração de Trump, considerando que, se sem os estrangeiros, não seria possível ter uma arte tão rica no país.

Hoje, em 22 de junho de 2020, a lenda viva completa 71 anos de existência. Separamos algumas obras que você deveria conhecer. Confira:


Kramer vs Kramer (1979)




Ted Kramer (Dustin Hoffman) é um profissional para quem o trabalho vem antes da família. Joanna (Meryl Streep), sua mulher, não pode mais suportar esta situação e sai de casa, deixando Billy (Justin Henry), o filho do casal. Quando Ted consegue finalmente ajustar seu trabalho às novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ele não aceita e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia do garoto. 

Esse filme rendeu o primeiro Oscar para a atriz, em 1980, como "Melhor Atriz Coadjuvante" e boa parte das cenas-chaves de sua personagem foram revisadas por ela. Meryl achou que sua personagem não deveria ser uma vilã, o que resultou em um trabalho único de dualidade para ela.


Sophie´s Choice (1982)


Sophie (Meryl Streep) sobrevive a campos de concentração nazistas e encontra uma razão para viver em Nathan (Kevin Kline), um judeu americano brilhante, instável e obcecado pelo Holocausto. Mas a felicidade dos dois é ameaçada pelos fantasmas do passado dela.

Um grande marco do cinema, principalmente pela incrível atuação e sotaque memorável de Meryl. Como esse filme, a atriz ganhou seu primeiro Oscar como "Melhor Atriz Principal"


Out of Africa (1985)


A aristocrata e fazendeira Karen Blixen (Meryl Streep) viaja à África para juntar-se a seu marido Bror (Klaus Maria), um investidor de café. Após descobrir que Bror é infiel, Karen se apaixona pelo caçador Denys (Robert Redford), mas percebe que ele prefere uma vida mais simples comparada com a que ela vive. Os dois permanecem juntos até o destino forçar Karen a escolher entre seu amor e seu crescimento profissional.


Death Becomes Her (1992)




Uma escritora, Helen Sharp (Goldie Hawn), acaba em um hospital psiquiátrico quando perde seu marido para uma estrela de cinema e ex-amiga, Madeline Ashton (Meryl Streep). Anos depois, ela retorna, linda e maravilhosa, para confrontar a rival. A nova esposa do ex-marido descobre que o segredo da beleza é uma droga misteriosa que garante a imortalidade, mas que tem alguns efeitos colaterais.

Meryl encara uma jornada de filmes que possuem um apelo mais cômico e os transforma em clássicos. Um bom exemplo é essa obra.


The Devil Wears Prada (2006)



Um filme marcante e importante para a carreira de Meryl. Traz Andy (Anne Hathaway), uma moça recém-formada e com grandes sonhos, vai trabalhar na conceituada revista de moda Runway; sua função é ser assistente da diabólica Miranda Priestly (Meryl Strep). Andy, que não se sente bem no ambiente tenso de trabalho, questiona sua habilidade em continuar como assistente de Miranda


Mamma Mia! (2008)


Como não amar Mamma Mia? Donna (Meryl Streep) é a proprietária de um hotel nas ilhas gregas e está preparando o casamento de sua filha com a ajuda de duas amigas. Enquanto isso, a noiva Sophie (Amanda Seyfreid) convida três ex-namorados de sua mãe na esperança de conhecer seu verdadeiro pai.


Julie & Julie (2009)


Frustrada com o trabalho, a nova iorquina Julie Powell (Amy Adams) embarca em um dedicado e desafiador projeto: preparar as 524 receitas do livro de culinária de Julia Child (Meryl Streep). O filme mostra além da história de Julie, a de Julia Child e sua paixão pela culinária francesa.


The Iron Lady (2011)



Um olhar sobre a vida de Margaret Thatcher, Primeira Ministra do Reino Unido, com foco no preço ela pagou pelo poder, discutindo seu início na política, sua natureza dura e seus últimos dias de vida. Meryl Streep como a política a rendeu aclamação da crítica e seu segundo Oscar como "Melhor Atriz Principal".

Um comentário :