Collective - Crítica


Collective denuncia um governo negligente de forma crua e visceral.

O documentário romeno Collective mostra uma equipe de cinco jornalistas que investigam um incêndio acidental que ocorreu em um nightclub em 2015, mostrando as vítimas e os afetados pelo acontecimento, civis e políticos. O filme mostra toda a ineficiência do sistema de saúde romeno e da burocracia, e como isso afetou o país. No meio da jornada dos jornalistas, nós também acompanhamos uma das vítimas do incêndio após o acidente, extremamente afetada pelo ocorrido, nós vemos ela lutar para continuar sua vida.

O longa apesar de ser documental, se utiliza de uma estética mais apropriada para filmes de ficção, mas isso não torna o filme inferior, muito pelo contrário, é um dos maiores acertos da obra, e devido a essa estética, algumas cenas te deixam incomodado (no bom sentido). O tema do longa é perfeito para o momento que vivemos atualmente, com o coronavírus, nós ficamos cada vez mais preocupados porque nosso sistema de saúde não consegue lidar com surtos em larga escala. 

Os brasileiros que assistem a esse documentário se lembram imediatamente do acidente da boate Kiss, o que nos causa certa identificação, já que também fomos afetados por um acidente parecido.


Resumindo, Collective é um grande filme que todos precisam assistir, a sensibilidade mostrada nesta obra é algo que nos faz abrir os olhos.

Nota: 9,4

Postar um comentário