As mulheres que estão fazendo história na Música


Não foi fácil escolher quem entraria nas listas. Existem inúmeras mulheres talentosas, influentes e com um legado inegável. Elas fazem história por onde passam, seja em números de vendas, destaque mundial, causas sociais ou talento.

Poderíamos citar feitos de Madonna, Whitney Houston, Mariah Carey, Christina Aguilera, Britney Spears, Shakira, Jennifer Lopez, Aretha Franklin, Janis Joplin, Tina Tuner, Nina Simone, Cher, Amy Winehouse e de várias outras cantoras, inclusive nacionais.

Mas, nessas listas, vou reunir as cantoras mais influentes da última década, as musicistas que todos deveriam conhecer e cantoras para ficar de olho em 2020. Confiram!

MULHERES MAIS INFLUENTES NO MUNDO DA MÚSICA

Adele

Foto: HollywoodLife

Um dos maiores fenômeno da música da atualidade, Adele tem construído uma carreira consistente e cheia de recordes. Vencedora de vários Grammys, a cantora coleciona números #1 em vários charts pelo mundo. Sua popularidade é monstruosa.

Resultado disso é que o álbum "21", foi o álbum de uma artista solo feminino que mais durou em primeiro lugar na história do Reino Unido e dos Estados Unidos. É até comum ouvir de amantes da música pop que Adele barra qualquer artista por conta de seu impacto na indústria musical.

Beyoncé

Foto: EZRA SHAW / GETTY IMAGES NORTH AMERICA

Patrimônio mundial, o legado da cantora é difícil de resumir e mensurar. Focando em feitos que impactaram a história, Beyoncé é a artista feminina mais indicada da história no Grammy, com 70 indicações. Além disso, a cantora foi a primeira mulher negra a ser atração principal do festival Coachella. A apresentação foi histórica e ganhou até um documentário produzido pela Netflix, o Homecoming.

Não é segredo pra ninguém que Beyoncé é uma referência mundial para a cultura negra. Ela é um dos principais nomes no mundo da música dentro da cultura.

Katy Perry

Resultado de imagem para katy perry
Foto: Reprodução/Instagram

Katy Perry não está nessa lista atoa. A cantora é conhecida pelas suas músicas divertidas, clipes super produzidos e extremamente populares. Katy sempre gostou de ousar sem medo e inovar no cenário musical. Não foi fácil conseguir espaço, mas o reconhecimento aconteceu.

Katy é detentora do prêmio Spotlight por conseguir cinco vezes o primeiro lugar na parada de singles da Billboard com músicas do mesmo álbum. A cantora fez história ao se tornar a primeira mulher a conseguir esse feito. E pra contribuir com esse recorde, Katy é dona do clipe feminino mais visualizado do Youtube (Roar, com mais de 3 bilhões de views).

Lady Gaga

Mandatory Credit: Photo by Chelsea Lauren/REX/Shutterstock (10095020ky)
Lady Gaga
61st Annual Grammy Awards, Arrivals, Los Angeles, USA - 10 Feb 2019
Foto: Chelsea Lauren/REX/Shutterstock

O legado de Lady Gaga é amplo e não se restringe à música. Além dos números grandiosos, prêmios ganhos e tours lucrativas, Gaga impactou na história da música pop. Pelo seu jeito irreverente, abriu um novo caminho para outros artistas se enxergarem como um projeto de arte em evolução e de transformação.

Isso pode ser claramente mostrado com a sua atuação no filme “Nasce Uma Estrela”, que foi um enorme sucesso de bilheteria e também de críticas positivas. Gaga conseguiu mostrar que consegue explorar outras facetas de seu talento e deixar ainda mais sua marca.

Rihanna

Rihanna
Foto: Reprodução

Uma das mulheres que colocou mais músicas no topo do chart da Bilboard, Rihanna é uma referência mundial. Pela última atualização de vendas, a cantora já vendeu mais de 124 milhões de cópias digitais. Sendo assim, ela é dona do recorde de maior número de vendas por uma cantora na era da música digital.

Além disso, Rihanna é dona de uma das marcas de maquiagem que mais cresce nos últimos anos. Desde 2017, A Fenty Beauty vem fazendo uma revolução no mercado da beleza com seus produtos. Por ter um foco maior na pele negra, a empresa influenciou outras a repensar seus produtos e enxergar como necessidade a abrangência para negras. Mostrando que são um público que consome e tem poder aquisitivo para isso.

Taylor Swift
Resultado de imagem para Taylor Swift
Foto: Reprodução
Taylor é um fenômeno mundial. Conhecida por suas composições, recordes e inúmeros prêmios, a cantora já construiu um nome de peso no cenário musical. Ela já teve 5 álbuns no topo das paradas da Bilboard e já ganhou duas vezes o prêmio Billboard Woman of the Year. Em 2019, segundo a Forbes, Taylor foi a celebridade mais bem paga do mundo.

Nos últimos anos, Swift se tornou uma voz importante para algumas causas. Ela também é referência na luta por melhorias na remuneração de artistas nas plataformas de streaming e nas melhorias contratuais para cantores, principalmente mulheres.


MUSICISTAS QUE MERECEM ATENÇÃO

Brittany Howard

Brittany Howard, July 2018 (Douglas Mason/Getty Images)
Foto: Douglas Mason/Getty Images
Líder da banda Alabama Shakes, Brittany é responsável pelos vocais e guitarra. A musicista mostra muita força no palco e ainda segue quebrando padrões estipulados pela indústria musical. Ela também faz parte da voz e guitarra no grupo Thunderbich.

Régine Chassagne

Resultado de imagem para Régine Chassagne
Foto: Graham Hughes/CBC
Régine Chassagne é uma musicista canadense. É uma das fundadoras da banda de rock indie Arcade Fire, muito conhecida pela qualidade de suas músicas e por apresentar shows que são verdadeiros espetáculos. Atualmente, Régine toca instrumentos como acordeão, bateira, xilofone, sanfona, piano e teclado.

Danielle Haim

Danielle Haim playing guitar and singing onstage.
Foto: Theo Wargo/Getty Images

Uma das integrantes da banda HAIM, Danielle é responsável pelos solos de guitarra do grupo. Ganhadoras do prêmio de melhor banda internacional no NME Awards de 2018, ela e suas irmãs são multi-instrumentistas e tocam juntas desde crianças. Além disso, Danielle sempre faz questão de falar a importância de não se sentir intimidada por ser mulher e estar em um meio que faz questão de indicar que você não pertence a aquele lugar.

CANTORAS PARA FICAR DE OLHO

Doja Cat

Resultado de imagem para Doja Cat
Foto: Reprodução
A cantora e rapper norte-americana surgiu na internet em 2013. Utilizando plataformas de streaming gratuitos, Doja começou a ganhar público com o passar do tempo.

Seguindo com uma estética visual diferenciada, referências da música negra e um nome diferenciado, o sucesso começou a acontecer de 2019 para 2020. “Say So”, música do seu último álbum lançado, se tornou um viral com a ajuda do Tik Tok. Logo depois se tornou single oficial e vem charteando muito bem pelo mundo.

Tones and I

Resultado de imagem para Tones and I
Foto: Reprodução
Dona do smash hit Dance Monkey, Tones and I se tornou uma promessa para 2020. A cantora australiana de 19 anos é um nome completamente novo no cenário mundial. A música esteve no topo de 30 países e continua fazendo sucesso em várias paradas musicais.

Sigrid

Resultado de imagem para Sigrid
Foto: Reprodução
Uma indicação pessoal, mas que vale muito a pena. Sigrid lançou seu debut álbum em 2019 e conseguiu uma grande atenção do público europeu. Seu estilo é um pop mais leve, com grandes influências eletrônicas, dito por muitos críticos como um frescor para o pop atual. O álbum Sucker Punch foi muito comentado nas redes sociais, chegando aos assuntos mais comentados do Twitter.

Postar um comentário