10 produções na Netflix inspiradas em livros

Imagem: Revista Jovem Geek

Todos nós temos uma queda por produções inspiradas em livros, afinal quando a tela apaga, a leitura começa e assim é a vida de um fã. Por isso, temos uma lista de filmes inspirados em excelentes livros e que fogem do comum. Depois do filme (ou série) vem o livro, ou é o contrário? Reunimos uma lista com os filmes e séries inspirados em livros disponíveis na Netflix.

Filmes
Temos tantos filmes inspirados em livros que dá pra escrever outro livro só citando eles. Jane Eyre, Garota Exemplar, Sociedade Literária, A Livraria, Vestígios do Dia, A Escolha, Fantástica Fábrica de Chocolate e tantos outros... Mas a vez é dessas joias escondidas:

1.Sem Limites (Limitless): Inspirado no livro  The Dark Fields de Alan Glynn, o filme de 2011 com Bradley Cooper desafia as capacidades da mente teve extensão com a série de mesmo nome, Limtless em 2015. A série só tem uma temporada, mas vale muito a pena assistir, Cooper aparece em alguns episódios e foi produtor dela. Pena que não deu certo! Eles até fizeram um episódio inspirado em Curtindo a Vida Adoidado.

2. No Topo do Poder (High Rise): Estrelado por Tom Hiddleston e um elenco estelar, essa adaptação do livro de mesmo nome do J.G.Ballard trás uma incrível distopia que permanece atual. A história se centra em um prédio futurista onde tudo é possível fazer e no qual os moradores passam a se dividir em classes sociais segundo os andares (quanto mais alto, mais rico). Tanto o filme quanto o livro deixam você tenso, dividido e pronto para fazer de tudo até a última página (ou cena). Um verdadeiro estudo social. Se você ama distopias, esse é para você.

3. Millenium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo):  Dirigido por David Fincher, com a presença da incrível Rooney Mara e o para sempre James Bond, Daniel Craig, esse suspense foi inspirado na obra do sueco Steig Craig de 2005, e foi seguido de mais dois livros. Após a morte do autor, mais dois livros foram escritos. Steig inovou ao criar uma personagem detetive que utiliza da informática. Vale a pena ler de onde os nossos personagens hackers vieram. 

4. O Físico (The Physician): Se você gosta do mundo medieval e de medicina, tanto o filme e o livro irão te encantar. Primeiro livro de uma trilogia escrito pelo jornalista Noah Gordon e publicado em 1986, foi adaptado em 2013. A trama é um achado: uma epopeia de um médico (barbeiro) por vários lugares e culturas. O livro é cheio de detalhes e definitivamente vai te prender por um tempo (pelo tamanho e história excelente). 


5. O Grande Gatsby: Com uma trilha sonora de invejar, chorar e dançar, esse filme, estrelado pelo Leonardo DiCaprio, é baseado na obra de mesmo nome de F. Scott. Fitzgerald. O figurino e a direção de arte ganharam o Oscar em 2014. O livro, publicado em 1925, reflete um pouco das vivências badaladas do autor; a leitura é rápida e emocionante. Um clássico para ficar na mente por sua escrita memorável. Uma das músicas do filme, Young and Beautiful da Lana del Rey, ganhou um Grammy.  
Obs: DiCaprio sempre aparece em alguma adaptação. O filme Ilha do Medo que ele estrelou também um livro (excelente). 


GIF: Giphy



Bônus: Um Homem de Sorte: Todos nós vivemos por finais felizes, sentimos pelo nosso personagem e nem sempre queremos a parte do drama. Baseado no livro “Lykke-Per”, do autor dinamarquês Henrik Pontoppidan, que ganhou o Nobel da Literatura em 1917, o filme quebra expectativas. Um jovem em busca dos seus sonhos se envolve em questões de religião, dinheiro e influência. O livro não está disponível em Português, mas o filme deve ser assistido. 

Séries:

Muitas séries são inspiradas em livros ou tiveram livros publicados após a série. The Witcher, Altered Carbon, 13 Reasons Why, Gossip Girl, Outlander, O Último Guardião, Pretty Little Liars, Anne with an E, Desventuras em Série... a lista é grande. Mas o foco são nesses aqui:
Spoiler: Todas tem suspense e muita investigação!

1. O Alienista (The Alienist): Essa série é um achado! Inspirada no romance policial de Caleb Carr, publicado em 1994, a série se passa na Nova Iorque de 1896 e tem direito a um suspense com vibes psicológicas e (finalmente) não se passa na Inglaterra. As séries policiais investem muito no clichê da Psicologia e as vezes isso é cansativo, mas prometo que essa série inova e remove todas as dúvidas. O livro é narrado pelo John Moore (Luke Evans) e é repleto de detalhes, comentários e ação. Fizeram um ótimo trabalho de adaptação. A série está confirmada para a segunda temporada.

2. Dirk Gently: Os primeiros serão os últimos! Essa série só durou duas temporadas mas era genial. Ela foi cancelada pela Netflix devido a baixa popularidade (não mais); inspirada no livro Dirk Gently: Holistic Detetive Agency (Agência de investigação holística) escrita pelo eterno Douglas Adams, a série não adapta a trama do livro, mas sim, o universo, o jeito e mania do Dirk. Então tem duplo ganho aqui, ou melhor quádruplo: 2 temporadas e 2 livros. Samuel Barnett fez um Dirk maravilhoso ao lado de Elijah Wood como Todd. Se você está cansado da mesma coisa de sempre com detetives, embarque nessa investigação e decida pelo destino na qual você parece estar vivendo também.
3. Alias Grace: Essa minisérie é feita para assistir de noite. Foi baseada no agraciado romance homônimo de Margaret Atwood publicado em 1996 e é repleta de tensão e mistério. Feita de fatos reais e ficção, tanto o livro como a série vão te deixar com a pele arrepiada e cabeça confusa algumas vezes. Aliás, em inglês significa pseudônimo. Você conhece Atwood de outra obra: O Conto da Aia (ops Netflix).

4. Mindhunter: A primeira temporada da série arrecadou fãs e arrasou nas performances de um jeito quase macabro. Se você é aficionado por Serial Killers e gosta de Zodíaco, Se7en e Stephen King, leia o livro e veja a série, que já tem segunda temporada disponível. O livro foi escrito pelo agente aposentado do FBI John Douglas e o co-autor Mark Olshaker em 1996; o gênero é biografia, pois os fatos relatados são reais (assassinos que realmente existiram). A obra descreve o começo da utilização da Psicologia na análise dos assassinos como criminosos, não loucos ou insanos. Só tome cuidado para não desmaiar como o Holden Ford (spoiler!), a verdade assusta mais que a ficção.

5.  Sherlock: A série é a joia da BBC e coleciona tantos fãs quanto o público dos livros de Arthur Conan Doyle. Os dois tipos de obra dispensam apresentações; os livros são imaginativos e clássicos romances policiais, vale a pena ler tudo, até os contos. Um filme, também inspirado em um livro, do mesmo universo, Sr. Holmes, conta as peripécias do detetive já aposentado e velho em sua última investigação. Outra série moderna é Elementar, onde o papel do Watson é interpretado por uma mulher, a atriz Lucy Liu. Vale a pena conferir! Umas das obras mais adaptadas do mundo.

GIF: Giphy


Bônus: Você: A série mais badalada do momento tem um livro. Publicado em 2018, a obra foi escrita por Caroline Kepnes. A autora já fez uma sequência, Hidden Bodies (Corpos Escondidos), e planeja mais dois livros. Excelente thriller psicológico. 

Enquanto você não termina de ler (e assistir) tudo isso, permaneça no lado GEEK da força para mais notícias!


Postar um comentário