Você precisa assistir: Sociedade dos Poetas Mortos


Um filme de 1989 quebrando padrões? Muitas das obras cinematográficas mais antigas seguem as regras e padrões de sua época, mas Sociedade dos Poetas Mortos vem com o intuito de quebrar as regras e abrir mentes.

Em uma escola preparatória para meninos, conhecida pelas suas antigas tradições e alto padrão, onde os jovens estudantes sofrem uma enorme pressão dos pais, o novo professor de inglês, John Keating, chega com seus métodos nada ortodoxos, ensinando aos garotos não apenas poesia, mas também a como aproveitar a vida.

Esse filme é muito importante por abordar temas que, naquela época, ainda não eram bem vistos: como a  liberdade de expressão dos jovens, a liberdade para escolher qual faculdade fazer e a masculinidade tóxica que obrigava os jovens a seguir um padrão que eles não queriam seguir. Se até hoje tem pessoas que acham que poesia e sentimentos são "coisas de menininha", imagina naquela época.

Além de abordar esses temas, o filme mostra as consequências de atitudes controladoras e machistas, impactando todos os espectadores com um final não esperado. Para passar tudo isso, o longa apresenta vários jovens, diferentes uns dos outros, mas com uma coisa em comum: a vontade de se libertar das amarras da escola e da família.

É ai que é criada a Sociedade dos Poetas Mortos, onde esses jovens se reuniam apenas para lerem e discutirem sobre poemas de escritores famosos e, às vezes, para lerem seus próprios poemas, libertando-se das regras que conheciam para se tornarem quem eles realmente eram.

Conheci esse filme a pouco tempo, mas já o assisti mais de uma vez por adorar a mensagem que ele passa, e recomendo que todos assistam, pois ele é uma obra prima que merece reconhecimento. Quem aí já tinha ouvido falar do filme?

Postar um comentário