Especial Aquecimento Vingadores - Homem de Ferro | Parte Um


A Marvel revolucionou a forma de fazer filmes e fez a alegria dos fãs de heróis ao trazer todo esse universo dos quadrinhos para as telonas, criando, então, uma série de filmes interligados, filmes que seriam parte de um mesmo universo: o Universo Cinematográfico da Marvel.

Com um total de 21 filmes lançados até o momento o seu 22° será o quarto filme dos Vingadores e em Vingadores: Ultimato veremos o desfecho de todo esse universo que nos foi apresentado ao longo desses onze anos. E como aconteceu bastante coisa até aqui, talvez vocês não lembrem de muita coisa, ou de repente faltou um ou outro filme que não tenha visto.

Pra você que quer assistir Vingadores: Ultimato e está meio perdido com tanta informação, ou você que quer relembrar os eventos dos filmes anteriores e também para você que gosta de acompanhar nosso trabalho, iremos fazer um especial em 6 partes para te contar de forma bem resumida tudo o que aconteceu no UCM até agora.

Dividimos esse especial  em várias partes que iremos contar ao longo dessa semana até o lançamento de Vingadores Ultimato, nesta primeira matéria especial, contaremos a trajetória de Tony Stark na primeira fase da Marvel.  Vamos começar esse aquecimento Vingadores!


A Marvel não só fez um universo compartilhado, como também o dividiu em fases. Composta por 6 filmes, a primeira fase apresenta a origem dos nossos principais heróis, e tudo começou lá em 2008 com a estreia de Homem de Ferro, protagonizado por Robert Downey Jr.
Tony Stark sempre foi um gênio desde seus primeiros anos de vida, aos quatro anos construiu sua primeira placa de circuito e com seis anos construiu seu primeiro motor. O pequeno Tony já cresceu com uma inteligência absurda, o que já era de se esperar já que seu pai, Howard Stark, foi um dos maiores gênios da história. Os dois revolucionaram o mercado armamentista e por anos forneceram armas para o exército americano.

E é assim que o filme começa, onde Stark está para receber um prêmio, no qual ele nem aparece porque está brincando no cassino do hotel. Naquela época Tony era um tanto quanto irresponsável, e quem que muitas das vezes segurava as pontas era Obadiah Stane (Jeff Bridges), mas sempre estava presente quando se tratava de criar armas e apresentar seus trabalhos, e é o que ele vai fazer no Afeganistão, em uma base aérea dos EUA: apresentar sua nova arma para o exército americano chamada de Jericó, o primeiro míssil de raios propulsores com poderes destrutivos absurdos.


Um grupo de terrorista local chamado Os 10 Anéis acaba atacando a tropa que acompanhava Tony, que acaba com o sequestro do milionário.
Tony acorda em uma caverna debilitado e sem saber direito onde está. Lá, ele conhece o professor Ho Yinsen, no qual o ajuda a cuidar de seus ferimentos e para isso precisa construir um eletroímã para que estilhaços de metal não chegassem ao seu coração.
Ali, Tony viu muito de seu próprio armamento e inclusive foi chamado pelo líder dos terroristas de “o maior assassino da América”, o que fez Stark repensar sobre a fabricação de armas.

Para sair da caverna, Tony enganou seus sequestradores, que queriam que o gênio construísse o míssil Jericó para eles. Com poucos recursos, Stark consegue criar um reator arc para alimentar o eletroimã de seu peito. Além de lhe fornecer energia suficiente para construir algo que o fizesse sair daquele lugar e em menos de uma semana,
com apenas alguns recursos, Tony cria sua primeira armadura para conseguir fugir.

A fuga acaba resultando na morte de seu então parceiro de “cela”, o professor Ho Yinsen, que se sacrificou para dar mais tempo a Tony para que ele conseguisse ligar sua armadura e então conseguir fugir.

A armadura de Stark consegue levantar voo por um curto tempo e acaba caindo no deserto, onde é resgatado pelo exército americano, e os destroços da armadura sendo achado pelos terroristas. Logo, assim que volta para casa, agora com uma nova perspetiva, Tony convoca uma coletiva para anunciar o encerramento de produção de armas das indústrias Stark, o que gera um reboliço imenso. Então, Obadiah Stane começa a fazer as coisas deixando Stark de fora enquanto o mesmo se isola em seu laboratório construindo um novo reator arc e uma nova e aprimorada armadura.

Ao longo do filme, quanto Stark desenvolve sua armadura, vemos uma aproximação maior dele com sua secretária Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e um forte laço entre seu amigo que é comandante das forças armadas, Coronel Rhodes (até então interpretado por Terrence Howard) além de mostrar de maneira discreta a Shield, através do agente Coulson (Clark Gregg).


Stark descobre que Stane está vendendo armas sem o seu consentimento após ver fotos tiradas em alguns lugares onde terroristas usam sua arma para manter reféns e até matar. É aí que vemos nosso Homem de Ferro entrar em ação pela primeira vez. Tony vai até a base dos terroristas para destruir todas as armas das indústrias Stark. Enquanto retornava para casa, ele é surpreendido por dois caças das forças aéreas americanas e, após revelar seu segredo para Rhodes, consegue despistar os caças e retornar para casa.

Pepper descobre que o sequestro de Stark foi plano de Stane e tenta avisá-lo, mas sem sucesso, então ela, junto com o agente Coulson, vão até o laboratório do Reator Arc para prendê-lo, mas chegam tarde demais. Stane, ao ver que teria sido descoberto pela Potts, foi para casa de Stark e roubou o reator que estava em seu peito, deixando assim o Homem de Ferro para morrer. O vilão coloca o reator roubado na armadura que roubou dos terroristas antes de mata-los.

Rhodes chega a tempo para salvar Stark graças ao antigo reator que foi criado na caverna e que Pepper decidiu deixar guardado como lembrança.  Tony se recupera e parte imediatamente para o laboratório do Reator Arc para deter Stane e salvar Pepper.
Homem de ferro e o Monge de Ferro se enfrentam no telhado do Laboratório e a batalha se resulta na destruição do reator e na morte de Obadiah Stane.

O final do filme podemos ver Nick Fury (Samuel L. Jackson) lider da Shield, informando a Tony sobre a Iniciativa Vingadores.


Após os eventos do primeiro filme, as indústrias Stark tomam um novo rumo e agora servem tecnologia mais utilitária, deixando a parte do armamento para a armadura e isso deixa o governo incomodado é claro: a arma mais poderosa do mundo é propriedade de uma pessoa só, o que causou a convocação de audiência para que a privatização da armadura fosse discutida.

Tony consegue contornar toda a situação quando hackeia o sistema local e mostra todos as falhas nas tentativas de tentar replicar a armadura, tentativas estas feita pela atual empresa fornecedora de armas, as Indústrias Hammer.
Stark garantiu que ninguém no mundo conseguiria replicar sua tecnologia até o momento e que se conseguisse poderia levar anos, o que ele não sabia era que estava completamente enganado.

Ivan Vanko (Mickey Rourke) filho de Anton Vanko, homem que ajudou na criação do primeiro reator arc junto com Howard Stark (John Slattery) e morreu na miséria, mas não sem antes passar todo o seu conhecimento para o filho, que mais tarde iria buscar vingança.
Ivan recria um mini reator arc no qual alimenta sua armadura que é uma espécie de semi exoesqueleto com chicotes.

Stark vê seus dias contados, seu reator está infectando seu sangue e o uso da armadura o prejudica cada vez mais. Sabendo disso, o Homem de Ferro começa a viver seus dias de uma forma adoidada, ele passa à Pepper a presidência das Indústrias Stark. E como o cargo de secretária fica vago, quem assume é ninguém menos que Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), que estava ali apenas para vigiar Tony Stark a mando de Nick Fury sem que o Homem de Ferro suspeitasse.
Além de passar a presidência para sua secretária, Stark simplesmente resolve correr na Fórmula 1 que estava acontecendo em Mônaco.
É ai que vemos o primeiro confronto entre Ivan e Stark.

Neste segundo filme, já conseguimos reparar a evolução que a armadura teve, que estava em forma de maleta.


Homem de ferro consegue deter o Chicote Negro, mas parece que tudo ainda não tinha acabado. Ivan faz questão de mostrar a Stark que ele não era o único que possuía a tecnologia do reator arc e que também sabia que por conta disso o governo iria correr para tomar a armadura, além também de mencionar que sabia sobre a infecção que estava matando Stark aos poucos.

Ivan Vanko é dado como morto após a ajuda de Justin Hammer na sua fuga da prisão. Seu maior objetivo é que o russo o ajude na fabricação de armaduras semelhantes a do Homem de Ferro, que mais tarde iria usar toda a tecnologia Hammer a seu favor.

Stark se vê cada vez mais perto da morte e decide dar uma festa de aniversário, Pepper e Rhodes chegam na festa e se deparam com o uso completamente irresponsável da armadura, o que força seu amigo a pegar a Mark II para fazer Stark sair de sua armadura. A discussão dos dois acaba em uma luta que resulta na destruição de toda a sala e no nocaute dos dois. Rhodes levanta primeiro e leva a Mark II para o governo, onde a armadura recebe uns upgrades das Instruídas Hammer

Fury, além de revelar que Natasha era uma espiã da Shield, revela a Stark que seu pai foi um dos fundadoras da Shield e teria deixado um segredo para que seu filho resolvesse. Tratava-se de um novo elemento que completaria o projeto do reator arc, feita com energia limpa e ilimitada e que seria a cura para salvar a vida de Stark.


Enquanto Stark descobria um novo elemento, Ivan Vanko trabalhava nas Indústrias Hammer para sua vingança, revelando a Stark que ele estava vivo. Na apresentação de Hammer, Ivan toma posse de todas as armaduras, incluindo o Máquina de Combate, todas com finalidade de derrubar o Stark, enquanto A Viúva Negra e Happy correm para as Indústrias Hammer para tentar capturar Ivan, mas sem sucesso.

Natasha consegue recuperar o controle da armadura de Rhodes e junto com Stark eles conseguem derrotar o Chicote Negro. A luta resulta na prisão de Justin Hammer e o primeiro beijo entre Pepper e Stark.

Ao final disso tudo, Fury convida Stark para ser o consultor da iniciativa Vingadores, que é recusada pelo mesmo a menos que tenha uma causa maior.

Continue com a gente porque ainda vem muito mais desse especial do aquecimento Vingadores Ultimato.

Postar um comentário