Saindo do clichê: Animes de esporte


Assim como séries e filmes os animes também possuem diversos gêneros. Os mais assistidos são de ação, aventura, comédia e romance, mas também há um que vem se destacando nos últimos anos – os animes de esporte.

Apesar de ser de uma categoria bem específica e as pessoas não entenderem muito sobre o esporte apresentado, conseguem conquistar um bom número de fãs. E quando falamos desse gênero, não é só futebol – existem animes sobre basquete, natação, vôlei, beisebol, futebol americano, ciclismo, tênis, badminton e até patinação no gelo.

O que atrai o público para essas histórias é a maneira com que os autores mostram os esportes. Constroem personagens cativantes, despertam o lado competitivo do público e explicam as regras da modalidade de uma forma prática e fácil de se entender.

Aí vai uma pequena lista de sugestões para quem se interessar!


Kuroko no Basket: O time de basquete da escola secundária Teiko que foi campeão por três anos consecutivos, derrotando toda a concorrência, tem na equipe cinco jogadores prodígios conhecidos como a "Geração dos Milagres". Após o término do ensino fundamental, essas cinco estrelas se matricularam em colégios diferentes. Cada colégio possuía agora uma forte equipe de basquete. Porém, uma coisa que poucos sabiam é que havia outro jogador na "Geração dos Milagres", um sexto "jogador fantasma". Esse jogador misterioso é agora um calouro na Seirin High, uma escola nova, com sua pouca conhecida equipe de basquete. Agora, Kuroko Tetsuya, o sexto membro da "Geração dos Milagres", e Kagami Taiga, um jogador de talento natural que passou a maior parte dos últimos anos nos Estados Unidos, têm o objetivo de levar a Seirin ao topo do Japão, desafiando os antigos companheiros de Kuroko, um a um. 



Free!: Haruka, Makoto, Nagisa e Rin antes de sua graduação da 6ª série participaram de um torneio de natação e venceram, mas tiveram que se separar. Anos depois, Haruka, Makoto e Nagisa se reúnem novamente no ensino médio e Nagisa convence os outros dois a criarem o clube de natação do colégio Iwatobi, que adiciona um novo membro a equipe: Rei. Já do outro lado da história temos Rin, que voltou depois de passar um tempo na Austrália, mas entrou para o colégio Samezuka e como considera Haruka seu rival, deseja competir diretamente com ele. Sendo assim as duas equipes entram em uma competição para os meninos se enfrentarem e saber qual dos dois é melhor. 



Haikyuu!!: Hinata Shoyo se apega ao vôlei depois de ver um jogo do campeonato nacional na televisão. Ele se determina a seguir o caminho de seu ídolo que foi apelidado de "Pequeno Gigante", que assim como ele, não é tão alto, mas possui um grande talento para o esporte. Hinata cria um time de vôlei e no último ano do ensino fundamental, em seu primeiro torneio, são derrotados pela equipe favorita da competição e que conta com o jogador Kageyama Tobio, chamado de "Rei da Corte". Embora a derrota tenha sido miserável, Hinata promete superar e derrotar Kageyama, mas assim que entra para o colégio Karasuno no ensino médio, descobre que Kageyama não só entrou lá também, como será seu companheiro de time. 



Yuri on Ice!: A história se concentra em Katsuki Yuri, um patinador artístico japonês que sofre uma derrota esmagadora durante as finais do Grand Prix de Patinação Artística no Gelo e depois de uma sequência de falhas, decide interromper a carreira. Depois de cinco anos de ausência Yuri retorna para sua ilha natal e ao visitar uma colega de infância em seu rinque de patinação, imita perfeitamente uma coreografia do famoso patinador russo Victor Nikiforov, que era seu ídolo desde criança. Quando a apresentação é gravada secretamente e colocada na internet, Victor assiste o vídeo e decide viajar até a ilha para tornar-se o novo treinador de Yuri – dessa forma ambos almejam conquistar o 1º lugar do Grand Prix de Patinação Artística no Gelo, mas para isso vão precisar derrotar outro patinador russo, o prodígio de 15 anos Plisetsky Yuri.




Outros títulos: Diamond no Ace (beisebol); Eyeshield 21 (futebol americano); Yowamushi no Pedal (ciclismo); The Prince of Tennis (tênis); Hanebado! (badminton); Days (futebol);

No primeiro episódio você pode até não entender quase nada, mas com certeza no último vai estar torcendo e roendo as unhas de ansiedade como se estivesse assistindo a uma partida real. Afinal de contas, essa é a magia dos animes!

Postar um comentário