Livros para mudar sua perspectiva sobre o mercado de trabalho

Olá, queridos leitores! O carnaval está chegando, e com ele muitos de nós ganhamos uma mini-férias: dias inteirinhos para aproveitar, descansar e é claro: ler um bom livro. Hoje, venho trazer a todos algumas indicações de livros mas sobre o mercado de trabalho. Temos muitas pessoas desempregadas, algumas querendo abrir o próprio negócio ou talvez até mesmo trocar de cargo ou área. Negociação, criatividade, networking e muitas outras habilidades são essenciais nos dias de hoje, afinal ou você preenche os requisitos ou rua. Confira nossas dicas:



Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes


Resultado de imagem para os 7 habitos de pessoas altamente eficazes

Eu encontrei esse livro pela 1ª vez na biblioteca do Senac, época em que cursava Excel avançado (triste história de como perdi uma vaga por não saber excel e como corri atrás com esse curso em breve no Um Remédio Chamado Ler). Quando vi a capa desse livro, fiquei curiosa. Quando li a sinopse e a contra-capa, o livro do autor Stephen R. Covey já tinha minha atenção. Dito e feito. Cada capítulo, cada tema foi escrito para deixar a leitura fácil, dinâmica e divertida. Ele é repleto de reflexões e dicas sobre a vida, a família, o trabalho e profissões. É um dos livros que mais recomendo e mal vejo a hora de Ler sobre o 8º hábito que foi lançado.

De Onde Vem as Boas Ideias

Resultado de imagem para De Onde Vem as Boas Ideias

Esse livro do autor Stephen Johnson é de 2010 e já é uma obra que merecia ser canonizada, sendo um livro de grande referência e auto-ajuda. Ele fala sobre como queremos ser mais criativos, ter ideias melhores e que nossas organizações querem ser cada vez mais inovadoras. Stephen fez uma pesquisa durante cinco anos nos espaços onde surgiam ideias e com boa frequência, e descobriu que ali existiam padrões para criar meios de ter ambientes criativos. 

Um dos assuntos que ele fala é sobre o "palpite lento", pois segundo o mesmo as melhores ideias quase sempre surgem de momentos inusitados e aleatórios. Ideias importantes demoram para evoluir e passam um bom tempo dormentes. Concordo muito, várias ideias da Revista Jovem Geek vieram de coisas tão simples e bobas, e muitas coisas interessantes eram ideias de anos esperando o momento certo para surgirem. Esse livro é com certeza uma fonte de inspiração tremenda.

Pense Como um Freak


Não escute o que as pessoas dizem; Veja o que elas fazem
 Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner escreveram um livro sobre como ser mais inteligente sobre... quase tudo. Através da obra, você percebe que precisa estar disposto a mudar a forma como pensa se quer evoluir. Ver as coisas de maneiras diferentes para abrir a mente e a importância de se pensar como uma criança são alguns dos itens. Ver conexões não tão óbvias e aprender a usá-las são alguns dos ensinamentos. E é claro, deixo um gostinho com essa frase acima. Muita gente fala bastante, dá muitas dicas e sugestões. Mas elas realmente seguem isso ou fazem de outra forma e não querem que você saiba?

Big Data – Como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana

Resultado de imagem para Big Data – Como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana

Esse semestre, estou tendo aulas de Sistemas de Informações Gerenciais e só posso dizer o quanto essa aula é incrível e está abrindo meus olhos. Big Data é uma ferramente maravilhosa porque te ajuda a ver o mundo de outras maneiras, te faz ter a capacidade de recolher e analisar grandes quantidades de dados. Tudo se resume a dados: seu nome, e-mail, telefone, gênero, etc. Sem perceber e quase de maneira inconsciente autorizamos diversos aplicativos e sites a terem acesso a esses dados que acabam se transformando em informações. E nossos comentários? Curtidas, likes, sugestões? Como é possível você pensar em um produto e aparecer o anúncio dele? Big Data já é o futuro, e esse livro vai te mostrar um mundo dentro do nosso.

Manual do CEO



Esse livro, como o próprio nome já diz, é quase um MBA para o gestor do século XXI. Melhor que isso: você não precisa ser dono de um negócio ou estar em cargo de chefia: só precisa pensar grande e esse livro será para você a melhor coisa que poderia acontecer. Ele fala sobre empreendedorismo, marketing, vendas, operações, design de sistemas e tantas outras coisas que fica até difícil listar tudo. 

Conheci esse livro graças a um garoto no trem: ele fazia faculdade de Eventos e tinha um CNPJ de uma empresa de construção de obras. E era muito jovem, eu não daria mais que 22 anos. Me mostrou o livro, ficamos conversando sobre o mundo dos negócios e da vontade de pensar diferente. Ele estava trabalhando registrado naquele momento, como eu, mas volta e meia pensava na empresa dele. Li o 1º capítulo do livro e só isso bastou para me encantar. Recomendo muito a leitura desse para quem pensa grande e sempre além.


Essas são as dicas de hoje e espero que tenham curtido. Deixem sugestões nos comentários, aproveitem o carnaval e juízo hein. Divirtam-sem!


Postar um comentário