HBO Max libera "Escravos da Fé - Os Arautos do Evangelho" em seu catálogo!

 O documentário estreou nesta última quarta-feira (11) e aborda uma investigação com denúncias envolvendo a organização religiosa Arautos do Evangelho. A instituição tentou, por meios judiciais, impedir que o documentário chegasse ao catálogo da HBO Max.

DIvulgação / HBO Max

Na semana passada, o ministro do STF, Flávio Dino, autorizou o recurso apresentado pela Warner Bros. Discovery para exibir o documentário “Escravos da Fé: Arautos do Evangelho” na plataforma HBO MaxA necessidade da autorização surgiu após um processo iniciado pela organização Arautos do Evangelho, que tentou impedir o lançamento da produção, a qual relata diversos abusos e outras acusações envolvendo a instituição.

Os Arautos do Evangelho são uma organização religiosa católica que ganhou reconhecimento pontifício em 2001, embora tenha sido fundada no Brasil em 1999 pelo monsenhor João Clá Dias. A instituição oferece formação religiosa e preparação para a vida religiosa voltada a jovens e crianças, com uma estética inspirada em elementos medievais. A proposta apresentada às famílias é a de uma educação fortemente baseada no conservadorismo religioso e na formação espiritual.

Uma das sedes da instituição está localizada na cidade de Caieiras, na região da Serra da Cantareira, na Grande São Paulo.

A instituição passou a ser alvo de denúncias em 2017, envolvendo acusações de abusos e maus-tratos, além da investigação sobre um suicídio considerado suspeito. O processo corre em segredo de justiça. Diante dessas acusações, o documentário se baseia em depoimentos de mães de ex-alunos da instituição, detalhes de investigações e relatos de ex-integrantes, além de gravações de episódios controversos ocorridos dentro da organização, como abusos físicos, psicológicos e sexuais.

Alguns desses episódios chamaram a atenção do Vaticano, após denúncias de que padres estariam realizando rituais de exorcismo sem autorização e utilizando métodos considerados contrários às práticas oficiais da Igreja Católica.

Segundo informações e depoimentos apresentados no documentário, a instituição também apresentaria uma doutrina que, em determinados momentos, flertaria com ideias associadas ao nazismo, além de denúncias de práticas racistas. Outro ponto abordado seria a manipulação de famílias humildes ou profundamente religiosas, que seriam convencidas de que seus filhos estariam servindo a Deus ao ingressarem na instituição. De acordo com os relatos, o ensino religioso teria sido usado para elevar a figura do fundador a uma posição quase messiânica, o que iria contra os dogmas da própria Igreja Católica.

O documentário conta com três episódios e apresenta provas das investigações, depoimentos de mães de ex-alunos, relatos de vítimas de maus-tratos e de ex-integrantes que afirmam se arrepender de terem ingressado na instituição. Também são exibidos vídeos que circulavam entre mães que passaram a questionar os métodos da organização.

O Vaticano manteve um processo de investigação e intervenção na organização entre os anos de 2017 e 2021. Com o lançamento do documentário, o caso pode voltar a ganhar repercussão e gerar novos debates, inclusive por envolver a imagem da Igreja Católica em mais uma controvérsia em sua história.

Fontes: CNN Brasil / BBC / HBO Max



Postar um comentário