Este texto contém pequenos spoilers sobre a história e estrutura narrativa de Pentiment.
Em 2022 foi lançado Pentiment, jogo desenvolvido pela veterana de RPGs Obsidian Entertainment. Este, no entanto, é um point and click com ênfase narrativa que nos faz interpretar Andreas Maler: um jovem pintor que de repente se vê obrigado a resolver o misterioso assassinato de um barão.
AMBIENTAÇÃO
No início do século XVI, durante a reforma protestante, a história se desdobra em Tassing: uma cidade fictícia no sul da Alemanha. As paisagens variam entre campos, casas, igrejas, até cavernas e passagens secretas.
A data não é escolhida por acaso, já que os eventos reais desse período impactam diretamente no desenrolar da trama. Isso é refletido no alimento que determinada classe social come, qual relação eles têm com a igreja e até os debates filosóficos que abordam.
ENREDO E TEMAS
Pentiment consiste em três atos. Cada ato dura alguns dias, e é esse o tempo que o jogador tem para investigar o crime. Esse elemento faz com que se torne impossível bisbilhotar todos os suspeitos do assassinato do barão, então o jogador precisa decidir quais caminhos explorar. A troca de atos transforma o cenário, trazendo rostos novos para Tassing e aprofundando o desenvolvimento dos que já são conhecidos.
Além do conflito principal, o jogo flerta com muitos temas sensíveis para a época. Tais como aborto, homossexualidade, paganismo e adultério. A história tem um tom maduro, bíblico, filosófico e, claro, artístico, e mostra os dois lados da moeda, sem necessariamente endeusar uma coisa e demonizar a outra. As questões morais ficam por parte do jogador, que deverá tomar uma série de decisões reativas que desencadeiam efeitos imediatos ou futuros.
PERSONAGEM
Andreas Maler é a peça principal do tabuleiro de Tassing. Ele trabalha como ilustrador no mosteiro da cidade, mas dorme em um quarto alugado na casa de camponeses, o que permite que Andreas tenha contato não só com nobres e religiosos, mas também com a plebe. Além de excelente dom com os pincéis, o protagonista tem outros atributos a serem definidos pelo jogador, como fluência em outros idiomas, estudos acadêmicos e personalidade.
Cada característica abre oportunidades únicas de interagir com o cenário e os personagens secundários, criando uma imprevisibilidade de eventos que nunca deixa o jogador 100% satisfeito.
ARTE E DESIGN
Toda a identidade visual do jogo é inspirada em iluminuras medievais, o que mescla muito bem com a época e os temas relacionados ao mesmo. Um detalhe particular sobre o design é que não há diálogos falados, e sim balões de texto; a tipografia vai variar para diferir o grau de estudo que alguém teve. Mesmo sem voz, ainda há emoção nas expressões e gestos dos personagens.
A ausência de trilha sonora também ajuda a reforçar essa abordagem única, dando vida aos ambientes com os sons naturais e cotidianos que o jogador ouviria caso estivesse naquele lugar. É uma decisão de design minimalista para retratar uma cidade pequena e simples.
CONCLUSÃO
Se o maior clímax de uma história sobre assassinato é a revelação do culpado, Pentiment é uma exceção. A genialidade por trás de tudo é o fato de que, independentemente do que você faça, nunca saberá quem realmente é o assassino. Todos os suspeitos têm motivos convincentes, e a falta da resposta abre margem para nos questionarmos se realmente fizemos a escolha certa.
Tocando com cautela em eventos e polêmicas históricas, Pentiment é a prova de que não é necessário gráficos realistas, trilha sonora ou atores para contar uma história convincente. Mais do que um jogo, é uma obra de arte cheia de segredos, que se revelam até no silêncio.

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