DC Comics | Superman pode estrelar HQs da Marvel em 2036? Entenda como!

 

Arte por Joe Shuster e Jerry Siegel ( DC Comics )


Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 para a revista Action Comics, Superman, o maior super-herói de todos os tempos, poderá passar por mudanças radicais a partir de 2036, ano em que o personagem entrará em domínio público nos Estados Unidos.


Diversos autores consagrados dos quadrinhos já demonstram interesse nas possibilidades criativas que o domínio público de Superman poderá oferecer. Entre eles está Rob Liefeld, roteirista e ilustrador da Marvel, que revelou no podcast Millar Time já estar desenvolvendo um projeto pessoal para o personagem, planejado para ser lançado assim que a lei do domínio público valer para o personagem. E o editor-chefe da Marvel, Tom Brevoort, já deixou em aberto a possibilidade de usar o personagem na Casa das Idéias.


A situação tem sido um terror dentro da DC Comics, que atualmente passa por um processo de reestruturação de seu universo cinematográfico que está feito a partir do Homem de Aço. A editora e o estúdio, agora, buscam reafirmar seus direitos sobre o personagem enquanto enfrentam o avanço do prazo para o domínio público, fazendo, inclusive, James Gunn adiou a sequência do novo filme do Superman para 2027.


Superman na republicação The Golden Age Vol.1  ( DC Comics )


Contudo, a versão que cairá em domínio público será limitada ao herói original criado para a Action Comic, e isso já cria algumas limitações comerciais e criativas para quem queira usar daqui a dez anos. Há precedentes de personagens que, ao entrarem em domínio público, foram reimaginados em diferentes mídias, como o Ursinho Pooh, que ganhou adaptações no gênero de terror, e o Mickey Mouse, que já apareceu em produções independentes e jogos. Seguindo essa tendência, a Marvel pode explorar o mesmo modelo criativo para incorporar o Superman em seu universo, abrindo espaço para interpretações autorais e histórias fechadas. Uma hipótese curiosa seria uma versão sombria do Superman, nos moldes de Brightburn, ambientada dentro do universo Marvel. As possibilidades criativas da Casa das Ideias seriam praticamente infinitas, mas resta aguardar até 2036 para descobrir como os artistas irão reinterpretar o maior herói dos quadrinhos.


Fontes: Millar Time, podcast de Mark Millar.

Postar um comentário