Studio Ghibli/Reprodução. |
Eles já foram vencedores do Oscar por melhor animação e Urso de Ouro em Berlim, além de baterem o recorde de longa-metragem japonês assistido no cinema, dirigido por um diretor estreante.
As histórias encantam a todas as idades e são visualmente deslumbrantes, muitas vezes centradas em temas profundos, como a conexão entre o ser humano e a natureza, questões ambientais, crescimento pessoal e a exploração do fantástico em mundos cheios de imaginação. Não é à toa que seus filmes são amados internacionalmente.
Enfim, sem mais delongas! Essa lista foi feita com base em: elementos sobre bruxas X melhores filmes. Dessa forma, você pode escolher qual o melhor pedido para assistir com a sua família e amigos nesse Halloween!!
5º Aya e a Bruxa
Na Inglaterra dos anos ‘90, uma bruxa deixa sua filha, ainda bebê, aos cuidados de um orfanato. Sem saber de suas origens, Aya cresce e se adapta muito bem ao lar provisório. Entretanto, um dia, a bruxa Bella Yaga e seu companheiro, um demônio chamado Mandrake, visitam o local, adotam a garota e a levam para viver em sua casa assombrada, na intenção de torná-la apenas uma auxiliar. No começo, Bella Yaga apenas empurra muitas tarefas e afazeres para Aya, que junto do gato preto Thomas, bola um plano de como se vingar e controlar a bruxa; dessa forma, ela acaba ganhando a afeição aos poucos e aprendendo algumas magias. Mas com o tempo, o casal é conquistado pela menina, deixando-os mais bondosos e tornando sua vida mais fácil.
Primeiro filme em 3D do estúdio e segunda inspiração de um livro da autora inglesa Diana Wynne Jones. Dado por muitos como genérico e de roteiro preguiçoso, sem grandes atrativos e que parece deslocado das outras obras, Aya e a Bruxa não é muito famoso, mas caso você goste de filmes 3D, pode dar uma chance à esse.
Mary e a Flor da Feiticeira/Studio Ponoc |
Mary Smith é uma garota comum que está passando uns dias com sua avó, que mora em uma afastada vila rural. Mary é cheia de energia, porém não tem muito o que fazer por lá, então ela passa seu tempo explorando a vila e arredores. Em uma de suas andanças, ela encontra dois gatos estranhos e, seguindo-os pela floresta, encontra a Flor da Feiticeira, uma flor que lhe dá poderes de bruxa. Uma vassoura mágica a reconhece como bruxa e a leva para uma escola de magia escondida no meio das nuvens; lá, os professores e guardas pensam que Mary é uma bruxa prodígio e a aceitam como aluna, porém, ela sabe que seus poderes são temporários. No início ela se integra bem ao núcleo escolar, gosta do ambiente e dos outros alunos, mas como nem tudo é o que parece, Mary acaba descobrindo segredos obscuros dentro da escola e precisa agir rápido para ajudar a todos.
Bom, o filme não é próprio do Studio Ghibli, mas foi criado pelo Studio Ponoc que tem os mesmos antigos membros do Ghibli. Eles mantiveram os traços e a linguagem de suas animações, é um filme lindo e bem fluido e que com certeza merece estar nessa lista.
A Viagem de Chihiro/Studio Ghibli |
3º A Viagem de Chihiro
Chihiro é uma garota de 10 anos que está, a muito contragosto, se mudando com sua família. Durante o caminho, seu pai decide pegar um atalho, porém acaba se perdendo e chegando a um estranho e antigo túnel, muito pequeno para o carro passar. Curiosos, seus pais decidem abandonar o carro e atravessar o local a pé. Do outro lado, eles descobrem um povoado rústico aparentemente abandonado; a família opta em explorar o lugar e acabam encontrando um restaurante com pratos prontos na bancada, então decidem parar para comer. Chihiro fica brava com eles e continua explorando o local, mas quando começa a anoitecer, um jovem chamado Haku aparece e ordena que ela saia do lugar antes que escureça completamente. No meio de aparições e fantasmas, ela volta para buscar seus pais, mas quando os encontra eles são transformados em porcos. A partir daí, a garota se vê em um mundo de feiticeiras, maldições, espíritos e magia, onde ela precisa correr contra o tempo para ter seus pais de volta e retornar à sua antiga vida.
A Viagem de Chihiro é de um espetáculo visualmente como poucos, levando o espectador a ver cenários fabulosos além de uma narração emocionante. Por mais que tenha a mesma receita de amadurecimento que outras obras, o filme está longe de ser algo simples. O filme tem lições de moral bem estruturadas, isso o faz ser fortemente recomendado para todas as idades: são em situações de crise que percebemos que somos mais corajosos do que achávamos; que muitas vezes podemos esquecer de quem somos, por isso, encontrar coisas que nos lembrem de nossa essência e valores é importante, e que você está impactando as pessoas ao seu redor mais do que imagina.
Castelo Animado/Studio Ghibli |
2º O Castelo Animado
A história se passa durante o século XX, onde dois grandes reinos estão em guerra. Aqui, a magia e a tecnologia estão constantemente brigando para saber quem é melhor; podemos ver grandes aeronaves sobrevoando as cidades e magos convocados de todos os reinos para a batalha. Uma jovem chamada Sophie, dona de uma chapelaria que herdou de seu pai, leva uma vida bem acomodada e tranquila, mas após a visita de uma bruxa ela é amaldiçoada e se transforma em uma velha senhora. Não vendo outra solução para ter ajuda, ela decide ir atrás do mago Howl, sabendo que seu castelo mágico foi avistado andando aos arredores de sua cidade, na esperança de que ele possa ajudar ou que, ao menos, ela encontre um sentido em sua nova vida.
O Castelo Animado foi o primeiro filme baseado no livro de mesmo nome da escritora Diana Wynne Jones e está cheio de simbologia. Como jovem, Sophie se encolhe de envergonha por suas ações e não admite levantar a voz para os outros, porém como velha, não se importa com o que faz ou fala, o que lhe dá uma liberdade que ela não sentia antes. Mas para ajudá-la, é preciso que Howl enxergue além de sua aparência.
Serviço de Entregas da Kiki/Studio Ghibli. |
1° Serviço de Entregas da Kiki
A bruxinha mais querida não podia estar em outro lugar dessa lista! O filme se passa em 1950 em uma Europa alternativa, onde a Primeira e a Segunda Guerra nunca aconteceram. Neste mundo, as bruxas convivem normalmente com pessoas normais, mas ao completarem 13 anos precisam sair da casa dos seus pais e tentar uma vida nova em outra cidade. É importante que o lugar não tenha nenhuma bruxa e que a aprendiz passe pelo menos um ano morando lá, como uma espécie de "estágio" para desenvolver suas habilidades.
Assim faz Kiki, levando consigo apenas um rádio, uma vassoura voadora e seu gato preto Jiji. Ao chegar em uma cidade costeira, por mais que estivesse ansiosa, ela se depara com uma sociedade que a recebeu com estranheza. Assim, Kiki precisa se adaptar, sobreviver e criar laços com as pessoas ao seu redor. Aos poucos ela conhece outras crianças da sua idade que tiveram vidas normais e acaba se sentindo deslocada, fazendo-a questionar seu próprio valor e se deveria insistir em sua missão.
O filme nos dá elementos importantes sobre as bruxas, como poção mágica, vassouras voadoras e o gato preto. Além disso, apresenta várias lições valiosas, mas uma das mais importantes é a ideia de que se tornar independente pode ser difícil, mas esse é o fluxo natural da vida, necessário para o amadurecimento. O filme aposta em dilemas mais íntimos, nas emoções da protagonista, suas decepções, os imprevistos da vida e sobre como ficamos ao nos deparar com situações difíceis e o desânimo diante pequenas provações.
E você leitor, já assistiu algum desses filmes? Qual sua opinião? Tem algum que ficou fora dessa lista que você acha que deveria estar aqui? Deixa nos comentários!
Postar um comentário