BGS 2024: Um pouco do que rolou por lá

Divulgação/2024.

Um dos maiores eventos de games do mundo, a Brasil Game Show fechou com chave de ouro sua edição de 2024. Apesar de sofrer - mais um ano - com a ausência da Xbox e Playstation, duas principais fabricantes de consoles, o evento ainda conseguiu se destacar principalmente com os games disponíveis para o público testar. Além disso, a feira esteve recheada de tecnologias incríveis e novos hardwares que prometem transformar a forma como jogamos, trazendo uma nova forma de interação para dentro dos jogos!

Como nos anos anteriores, o evento foi marcado pela presença de desenvolvedoras famosas como SEGA, Blizzard, Griding Gear, Nintendo e Devolver Digital, além de marcar a estreia da Arc System Works, desenvolvedora de franquias como Guilty Gear, Blazblue e Dragon Ball Z: Supersonic Warriors.

Além disso, a BGS sempre contou com corredores exclusivos para empresas menores e desenvolvedores independentes, como é o caso do corredor de jogos indie, e dessa vez não foi diferente! Para facilitar sua locomoção, mapas foram estrategicamente colocados ao longo dos corredores. Confesso que sem eles, eu teria me perdido bastante (alô, Zoro?) mas estava tudo bem direcionado, desde o metrô você encontrava placas e organizadores indicando a saída dos ônibus gratuitos.


Foto: Equipe RJG.
Ainda sobre as grandes desenvolvedoras, a Nintendo foi, mais uma vez, um dos maiores estandes. A marca está focada em trazer cada vez mais pessoas novas para seu público, uma vez que grande parte de seus fãs vem dos antigos consoles. Dentre os principais destaques, estava uma demo do recém-lançado The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, além de uma demo exclusiva de Super Mario Party Jamboree, ambas disponíveis com legendas em português do Brasil.


O estande da estreante Arc System Works trazia duas novidades para o público: a versão para Nintendo Switch de Guilty Gear -Strive- com suporte para português brasileiro, além de Hunter X Hunter: Nen Impact, jogo de luta com os principais personagens do anime/mangá. O jogo está com previsão de lançamento apenas para 2025.


Outra empresa com foco em jogos de luta, a SNK é responsável por franquias como King of Fighters e Samurai Showdown, mas dessa vez eles trouxeram uma única novidade: Fatal Fury: City of the Wolves, marcando o retorno da franquia após 26 anos deixada de fora dos consoles. O jogo já está em pré-venda e será lançado em Abril de 2025 para PS4, PS5, PC e Xbox Séries X e S.



A SEGA também foi um dos maiores estandes do evento. A empresa trouxe algumas novidades para o público experimentar, como a prévia exclusiva de Sonic X Shadow Generations e demos de Two Point Museum, Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii e Metaphor Refantazio. E para animar um pouco durante a feira, você podia tirar fotos com os personagens Sonic, Tails e Knuckles.


Além dos estandes, uma das singularidades da BGS sempre foi a possibilidade de conhecermos de perto algumas personalidades da indústria dos games. O Meet & Greet da feira sempre foi um dos pontos únicos, que dificilmente você encontrará em outros lugares. Alguns dos convidados internacionais deste ano, foram os atores Neil Newbon, Shawn Fonteno, Ned Luke e Roger Clark; os músicos Jun Senoue e Shota Nakama; o CEO da Arc System Works, Minoru Kidooka e a artista, diretora e fundadora da UNSEEN, Ikumi Nakamura.


Ikumi Nakamura, BGS 2024/ Fonte: Kotaku 

Porém, mesmo que o diferencial da BGS sempre foi o de oferecer um Meet & Greet gratuito, a duração de 1h de fila não é nem de longe o suficiente para atender todos os fãs, além de enfrentarem problemas de organização das filas. Isso faz com que o público precise se preparar para esperar por, pelo menos, 2h para poder conhecer e tirar uma foto com o convidado - mas caso você tenha ingresso para apenas um dia, esse tempo pode ser precioso.


O evento também ofereceu o Terra BGS Talks, um painel com influencers e convidados onde eles são entrevistados e tem a oportunidade de interagir com o público. São momentos bem legais e divertidos para quem os acompanha apenas na internet, porém, foram prejudicados pela disposição: esse ano o estande ficou ao lado do Just Dance, que tinha a música bem alta e acabou atrapalhando a conversa no palco.


Mas um dos maiores destaques da BGS ainda vai para a Sonic Symphony, que marcou mais um ano de evento. O show foi dividido em duas partes, a primeira sendo apresentada pela Film Orchestra Brazil tocando trilha sonora dos jogos clássicos do Sonic, enquanto a segunda conduzida por Jun Senoue, compositor da franquia, juntamente com Shota Nakama, criador da Video Game Orchestra e Felipe Andreoli, baixista da banda Angra, com vocal de Adrianne Cowan. A banda sempre é marcante para o evento, fazendo os fãs se emocionarem!


Foto: Equipe RJG.
É interessante pontuar que apesar de alguns pontos negativos, a BGS consegue manter sua relevância no mundo dos games e das feiras, trazendo um público cada vez mais interessado em tecnologias e ávido por ter esse contato presencial que apenas os eventos conseguem. Mesmo sendo notável a diferença de qualidade entre as atrações desse ano e a de anos passados, ainda é um evento altamente recomendável, seja para quem tem apenas curiosidade ou para encontrar amigos e conhecer celebridades do mundo dos jogos.


Também é um evento que dá grande visibilidade aos cosplayers e influencers de outras mídias. A Revista adora esse contato com o público, você pode conferir no nosso Tik Tok e Instagram as fotos e entrevistas que realizamos durante os 5 dias de evento!


E você, o que achou da BGS 2024? A próxima já tem data: de 11 a 15 de outubro. Te esperamos lá!!


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