Born Of Bread - Review

 

Dear Villagers/Divulgação

Born of Bread, jogo de RPG multiplataforma desenvolvido pela WildArts Studio e publicado pela Dear Villagers, tem como objetivo trazer de volta aos RPGs elementos de gráficos  2.5D, estilo consagrado por jogos como Paper Mário, junto com uma jogabilidade competente e uma historia cheia de carisma.

JOGABILIDADE.

O Jogabilidade não se afasta muito dos J-RPGS dos anos 90, em especial The Legend of Zelda, Super Mário RPG e Paper Mário. No Jogo controlamos Loaf que passeia pelas fases resolvendo missões e encontrando novos amigos.

O percurso do game é bem parecido com os jogos de The Legend of Zelda, aonde vistamos vários locais aonde aprendemos novos ataques e ganhamos novos itens que nos permitem voltar a áreas já exploradas para encontrar segredos escondidos nelas. Fazemos isso com a ajuda dos parceiros de jornada, cada qual com uma habilidade especial, que nos permite tanto seguir no game, quanto voltar em áreas anteriores a fim de explorar seus segredos.

 

Dear Villagers/Divulgação

O Combate se desenrola em turnos, com a mecânica de timing, já consagrados por jogos como Paper Mario e Super Mário RPG, que funciona muito bem . Além disso, há uma mecânica muito interessante no combate, que diz respeito a uma espécie de “Live”, dessas que vemos no youtube etc. Nela, nosso herói é acompanhado por uma legião de faz, e dependendo de suas ações na batalha, Loaf pode ganhar alguns bônus.  

Dear Villagers/Divulgação

Cada golpe certeiro aumenta uma barra especial que enche a barra de ataques especiais,. além disso, podemos ganhar pontos extras ao fazer certas ações que as pessoas que estão vendo a live pedem, como defender, atacar ou usar golpes especiais.

Além disso, temos também um sistema de vantagens e desvantagens, bem como diversos itens como armas, cartas e itens que melhoram certos aspectos na hora da batalha, como também de bichinhos escondidos que podem ser trocados por pontos de habilidades para seus aliados.

Em resumo, temos uma jogabilidade competente, mas que falha em pequenos aspectos, como a falta de clareza nos sistemas de vantagens e desvantagens no que diz respeito as cartas, além de pequenos bugs durante o jogo que podem atrapalhar a experiência do game.

GRÁFICOS

Aqui temos um dos charmes do jogo, os gráficos são competentes, sem nenhum tipo de Bug. Além disso, o jogo é bem leve, fazendo com que seja acessível a computadores de entrada, porém, o que mais encanta é sua direção de arte.

 

Dear Villagers/Divulgação

Temos cenários coloridos e diversos durante todo o jogo, fazendo com que a vista desses cenários passem o tom da aventura, além disso, todos os personagens são modelados em 2.5D no estilo Paper Mário. Todos os personagens principais do game tem uma ótima caracterização, sendo bem diferente entre eles e bem carismáticos à sua forma.

HISTORIA

Outro ponto alto de game. Acompanhamos Loaf, um pedaço de pão que ganhou vida graças ao padeiro de Royal Town, que, sem querer, fez um feitiço que o trouxe Loaf a vida. Ao mesmo tempo, arqueólogos de Royal Town destrancam um terrível segredo  nas ruínas fora da cidade que podem acabar com todo o mundo que os personagens conhecem.

 

Dear Villagers/Divulgação

Em poucas linhas , esse é um enredo inicial de Born of Bread. Pode parecer sombrio na leitura acima, mas não é. Temos uma historia que tem temas interessantes e sombrios de fato, mas é tratado de forma extremamente leve, sendo uma ótima pedida para a criançada ou quem não tem muita experiência com RPGS.

A maioria dos personagens principais tem um bom desenvolvimento, principalmente os aliados que Loaf encontra pela sua jornada. Todos são diferentes entre si, com suas próprias personalidades e jornadas, que podemos conhecer por meio de missões secundárias.

Os Vilões também são bem desenvolvidos, principalmente Jester, o antagonista principal do jogo, personagem pelo qual até temos empatia no decorrer do jogo. Além disso, a construção de mundo de Born of Bread também é caprichada, vemos vários pontos das lendas daquele mundo por meio de pinturas na parede, cartas de heróis que não vemos no jogo, personagens misteriosos e etc.

 

Dear Villagers/Divulgação

Portanto, temos em Born of Bread uma historia carismática e cativante, sendo um prato cheio para crianças e jogadores mais experientes que querem um RPG mais leve. Porém, o jogo não tem localização para português brasileiro, o que é uma lástima, haja vista que acaba por afastar potenciais jogadores por causa da barreira da linguagem. Realmente uma Pena.

TRILHA SONORA

A Trilha sonora de Born Of Bread é competente, mas não encanta. Todo os temas apresentados combinam muito bem com cada área explorada, além disso, elas não são cansativas. Porém, não se destacam no decorrer do jogo e nem como trilha separada.

CONCLUSÃO

Born Of Bread é um RPG competente, divertido e cheio de carisma, podendo facilmente conquistar os corações daqueles que desejam relembrar os velhos RPGs de infância, além de ser uma bela porta de entrada para iniciantes no gênero, embora a falta da tradução em português do Brasil faça falta.


Dear Villagers/Divulgação


Postar um comentário