Festival do Japão e a cultura nipônica

Festival do Japão: Divulgação.

Uma competição de hashi para colocar grãos de feijão no pote, as músicas, as cerejeiras, as danças: tudo lembrava o Japão. O maior festival de cultura japonesa do Brasil foi realizado com sucesso, reunindo mais de 185 mil visitantes nos três dias de evento! O 24º Festival do Japão aconteceu nos dias 07 a 09 de julho de 2023, no São Paulo Expo, em São Paulo. Com atrações e comidas típicas, o evento reuniu moradores e turistas que apreciam a cultura asiática. O Festival representa as 47 províncias que compõem o Japão, e é uma ótima oportunidade para quem gosta e quer conhecer mais as culturas orientais. Nesta edição, o tema do evento foi “Mottainai, desperdice menos, aproveite mais!”, exaltando um dos principais valores da cultura japonesa, que é o combate ao desperdício, o aproveitamento e a otimização de todos os recursos utilizados.


Festival do Japão: Divulgação.
Na sua 24º edição, o festival celebrou os 115 anos da imigração japonesa aqui no Brasil. Como toda festa, teve diversas atrações culturais, shows e uma culinária com pratos especiais e receitas de família que não encontramos em restaurantes, fazendo com que a praça de alimentação fosse um dos pontos mais procurados!


"Em comparação com o ano passado, tivemos mais visitantes na sexta e no domingo, e menos no sábado. Os visitantes já estão conseguindo balancear a frequência, sabendo que o sábado sempre foi um dia cheio, impossível de se locomover dentro do Festival, estão preferindo ir na sexta ou no domingo!! A estratégia de vender ingressos mais baratos após as 14:00 diminuiu os picos de número de visitantes ao longo do dia, permanecendo em uma maior constância de público ao longo de todo o evento", analisa o presidente da comissão organizadora do 24º Festival do Japão, Alfredo Ohmachi. "Outro fato interessante, pelo maior número de atrações criadas pela Comissão, como #FJTAON, área das Províncias, Card Games, várias atrações nos 2 auditórios, além do Palco Principal, fizeram os visitantes permanecerem mais tempo no espaço do Festival, e conseguimos finalizar sem acidentes. Acho que essa era a maior preocupação de todos, provando mais uma vez que o Festival do Japão está entre os melhores festivais, com público mais educado, mais consciente, mais respeitos, comparado à maioria dos eventos realizados na cidade!! Um grande trunfo de marketing para nós!", resume Ohmachi.

Festival do Japão: Divulgação.

Ao longo dos corredores, tivemos demonstrações de artes marciais e mágica, além de danças típicas e apresentações que nos deram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse povo. Presenciamos exposições culturais, workshops, ikebana, cerimônia do chá e atividades gratuitas para crianças, jovens, adultos e idosos, com toda segurança, conforto e qualidade. O festival contou com mais de 15 mil voluntários da comunidade nipo-brasileira, tudo para celebrar a valorização dessa tradição. Também encontramos o famoso espaço para você deixar seus pedidos pendurados na parede de bambu, que mais tarde seriam queimados para serem levados até o céu. Esse costume também é praticado anualmente no bairro da Liberdade em SP, onde você encontra bambuzais espalhados por toda a praça.


Festival do Japão: Divulgação.
Na praça de alimentação, tivemos 46 estandes representando a culinária típica de cada região do Japão. Dos pratos que estiveram presente no evento, o macarrão feito de chá verde tinha um aroma agradável e sabor ímpar, e o doce de arroz com recheio de feijão e morango surpreendeu quem experimentava pela primeira vez.


“Foi um desafio muito grande, coordenar a gastronomia de um evento deste porte. Por ser um evento de curta duração, sabíamos que não poderíamos falhar em termos de infraestrutura e suprimentos aos estandes. Foram vários meses de planejamento e o resultado final foi um festival sucesso de público, superando os números do ano passado e mais uma vez com todos os estandes conseguindo um resultado espetacular em termos de vendas, como também conseguindo atender a expectativa e satisfação do público presente”, explica Mauro Tada, coordenador da Gastronomia do evento. O Festival do Japão teve tantas atrações, que é impossível colocar tudo em uma matéria só. Se você esteve lá, viu a dimensão do evento, mas se você não conseguiu ir este ano, sugerimos que coloque na sua agenda para o ano que vem: o Festival do Japão de 2024 já tem data, de 12 a 14 de Julho! E se você quer saber mais sobre como foi o evento, assista nosso vídeo de review:

Postar um comentário