Campus Party Brasil 2023: o que rolou na coletiva de imprensa

Fonte: Anderson - Laranja Cast

A coletiva da 15ª edição da Campus Party Brasil (CPB) ocorreu na manhã desta terça-feira (25), marcando o início do evento, que acontecerá até o dia 30 de julho. 

Com a expectativa de reunir mais de 100 mil pessoas ao longo dos dias, a Campus Party traz nesta edição as tecnologias presentes no cotidiano das pessoas e sua relevância em diversas atividades diárias. Um destaque deste ano é o lançamento de uma pesquisa inédita sobre o perfil dos jovens que participam do evento, que exploraremos mais em outra matéria do site.

Confira o que rolou na coletiva de imprensa!

Créditos: Revista Jovem Geek/CPB 2023

Coletiva de Imprensa da Campus Party 2023

Com aproximadamente 500 palestrantes, 14 espaços de conteúdos, 5 hackathons, Open Campus e outras atrações, a Campus Party Brasil, ou abreviando CPB promete oferecer uma experiência única para os participantes.

Impacto social e tecnológico 

Uma reflexão foi feita a respeito do término do evento, pois quando ele acabar, começará o impacto social. E que os visitantes devem se preparar para conhecer, aprender e construir para fazer história. Isso porque a Campus Party leva laboratórios de tecnologia para favelas e periferias, deixando um legado após o evento, de pessoas que geralmente não tem acesso a esse tipo de informação e conhecimento, passando a ter. E de como esse conhecimento pode levar a criações novas.

Um exemplo dado foi o programa ConecteSUS, que foi criado em um Hackathon de uma das edições da Campus Party, em Brasília, e que foi o primeiro aplicativo do mundo a registrar a informação para o sistema público de saúde sobre quem estava vacinado ou não. Os chineses lançaram seu aplicativo dois meses depois que o Brasil.

Também foi mencionado que anos atrás, uma Campus Party teve a presença do fundador do Twitter no evento, logo após o lançamento da plataforma. E que pessoas do mundo inteiro aparecem para o evento e podem tirar proveito dele, mesmo pessoas tão conhecidas e que sequer é divulgada a presença dessas pessoas oficialmente no evento.

Créditos: Revista Jovem Geek/CPB 2023

Foco em empreendedorismo 

Cerca de 80 startups participam do evento para buscar clientes, investidores e mostrar suas inovações. 

com essa informação, é divulgada uma iniciativa chamada Maratona de Negócios Sebrae, onde jovens estudantes com ideias promissoras têm a oportunidade de conversar com mentores e consultores 

Os participantes entram no evento com ideias e depois de 5 dias de imersão, saem com informações valiosas para estruturar e desenvolver seus negócios, incentivando o empreendedorismo.

Inteligência Artificial e Machine Learning 

Outra novidade é o foco em Inteligência Artificial na Campus Party, com parceria com a Benkyou do Brasil. A CEO da empresa, Eva, esteve na coletiva e informou que este ano, o objetivo é possibilitar que todos os campuseiros possam desfrutar da IA, fazer melhorias e levá-la para dentro das empresas, empoderando empreendedores.

Na coletiva de imprensa, foi dito que a Petrobras estará no evento falando sobre IA e Machine Learning, e que a filha de Stephen Hawking, Lucy Hawking irá falar sobre IA e livros para jovens sobre computação quântica, em que inclusive é autora. 

Créditos: Revista Jovem Geek/CPB 2023

Iniciativas de Inclusão 

Muito foi falado a respeito de incluir cada vez mais pessoas ao evento. Uma das iniciativsa foi a de trazer voluntários com 50 anos ou mais para o evento. Isso para permitir que a melhor idade também participe e conheça mais sobre tecnologia.

Além disso, a Campus Party também promove a inclusão, distribuindo ingressos para jovens de comunidades diversas e enfatizando a importância de mais diversidade no evento, incluindo pessoas negras e mulheres.

Apoio de importantes entidades

Francesco, da organização do evento, ressalta que na Campus Party o foco é compartilhar conhecimento e não vender ou comprar produtos e serviços. 

Porém, ressaltou que a organização enfrenta desafios financeiros, dependendo de apoio do governo, empresas e demais instituições como Sebrae.

isso porque para manter um evento tão grandioso, com mais de 1000 pessoas envolvidas na montagem e logística, e garantir cada vez mais Inclusão de pessoas que não podem pagar pelos ingressos, é necessária ajuda financeira.

Créditos: Revista Jovem Geek/CPB 2023

Gastronomia, moda e avanço da tecnologia 

No evento, há uma área dedicada à moda e gastronomia, buscando o que há de mais avançado na vanguarda. Ao ser questionado sobre o motivo de incluir segmentos como moda e gastronomia na Campus Party, CEO respondeu que qualquer segmento pode se utilizar de tecnologia, e que o evento quer estar junto trazendo as novas inovações.

Citou que startups brasileiras apresentaram inovações, como o desenvolvimento de peixes em laboratório, buscando alternativas para o consumo de alimentos contaminados com mercúrio.

Em relação ao futuro, informou que a previsão é que os smartphones desapareçam com o tempo, e a tecnologia se integre ao corpo e às roupas, destacando a importância de se antecipar a essas mudanças.

Créditos: Revista Jovem Geek/CPB 2023

Por fim, quanto ao receio de serem substituídas pela IA, a mensagem passada foi a de que as pessoas não serão substituídas pela tecnologia, mas sim por aquelas que souberem utilizá-la de forma eficiente. E que por isso é tão importante, através da educação, instruir as pessoas sobre as tecnologias e novas tendências 

Essas são algumas das reflexões feitas por Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party e Tonico Novaes, CEO do evento.

Agradecemos o convite que a organização da CCB nos fez para participar da coletiva! E você leitor, o que achou do que foi dito? Não deixe de comentar!

Postar um comentário