Sana 2022: volta ao presencial do maior evento de Cultura Pop e Geek do Nordeste

Cosplay de Toga e Dabi de Boku no Hero. (Foto: Mika Nascimento)


No último fim de semana ocorreu o Sana, e fomos conferir e mostrar um pouco pra vocês do maior evento de cultura pop do Norte e Nordeste. Durante três dias, 15, 16 e 17 de julho, o público conferiu diversas atrações e atividades para quem gosta de animes, games, k-pop, séries e outros conteúdos que fazem parte da cultura.

O Sana já é um dos eventos culturais tradicionais de Fortaleza e tem mais de 20 anos de existência. Sendo realizado anualmente, o evento mantém o seu comprometimento com a responsabilidade social. Uma das ações é a de arrecadação de alimentos não perecíveis por meio do ingresso social, onde o ingresso pode ser adquirido por um preço mais barato se durante a entrada no evento ocorrer a entrega de 1 quilo de alimento para doação.

Público do Sana no segundo dia de evento. (Foto: Mika Nascimento)

Durante os três dias o evento recebeu um público de 74 mil pessoas e conseguiu arrecadar em torno de 6,5 toneladas de alimentos não perecíveis. Além da edição especial chamada de Sana Reencontro que ocorreu em abril deste ano, essa é a volta ao formato presencial do evento.

ATRAÇÕES

Em comemoração aos 20 anos da obra Naruto, o evento contou com um painel com uma estátua do personagem e um local que serviu o seu amado lámen além da presença de Úrsula Bezerra, dubladora de Naruto Uzumaki, e Robson Kumode, dublador de Sasuke Uchiha. Outro destaque do evento foi o show da banda japonesa Snowkel que fez parte da trilha sonora do anime.



Entre as outras atrações também tivemos a presença de Walter Jones, intérprete do primeiro power ranger que tinha o uniforme na cor preta, do criador de conteúdo digital Muca Muriçoca, do dublador Manolo Rey que tem entre os seus trabalhos a dublagem do personagem Sonic e do Homem Aranha do ator Tobey Maguire, além do show da banda de power metal Angra.


O evento contou com salas temáticas de Harry Potter, tokusatsu, k-pop, além de outras duas com tema de vampiros e coisas nostálgicas e o CineSana, local onde era possível conferir alguns animes rolando para quem quisesse entrar e assistir.


Para os gamers de plantão, diversos jogos foram disponibilizados para serem jogados pelo público, tinha competições rolando ao vivo em um dos palcos e uma área com jogos de fliperama para quem quisesse uma jogatina nostálgica.


Outros pontos interessantes do Sana foram as palestras sobre temas como a publicação de quadrinhos e livros e as várias competições que rolaram durante os dias do evento. Vale destacar entre elas a de cosplay, de dance cover de k-pop e dos jogos Just Dance e Free Fire. Tivemos também a vila dos artistas, local reservado para que o público pudesse conhecer o trabalho dessas pessoas.



Para aqueles que curtem tirar fotos, tinha diversos locais reservados para estas atividades como um painel para os fãs de Stranger Things e várias estátuas espalhadas no local com personagens icônicos de animes como Pokémon, Dragon Ball e One Piece.


A série Round 6 teve sua própria arena com a presença da boneca Young-hee, e sim, era possível jogar Batatinha Frita 123, jogo que aparece na série e fez a boneca se tornar conhecida no mundo todo.


O Sana é um ótimo lugar para os fãs que querem encontrar artigos de seus objetos de interesse. Os estantes de lojas vendem camisas, cordões, chaveiros, roupas para cosplay, pelúcias, canecas, mangás, livros  e vários outros produtos. Até comidas de países asiáticos é possível encontrar. E o melhor é que tudo isso de diversos temas, se você for fã de várias coisas você será feliz.


COSPLAYS


Cosplays de Tengen Uzui (Demon Slayer), Eustass Kid (One Piece), Tomura Shigaraki (Boku no Hero) e Estelar (Jovens Titãs). (Fotos: Mika Nascimento)

O cosplay é uma atividade característica das comunidades de fãs e sendo o Sana um ponto de encontro para estas pessoas não faltaram homenagens a personagens presentes na cultura pop. Durante as minhas andanças no local do evento eu pude ver uma diversidade de personagens sendo representados além de várias caracterizações com o máximo de semelhança possível.


O evento ficou definitivamente mais divertido por causa dessa atividade que acaba sendo uma atração à parte. Acompanhar essa forma de expressão deixou tudo mais interessante.


Cosplays de Shoto Todoroki (Boku no Hero) na inicio e dos irmãos Daki e Gyutaro (Demon Slayer) logo em seguida. Na terceira imagem temos Wei Wuxian (Mo Dao Zu Shi), Hua Cheng (Tian Guan Ci Fu) e Lan Wangji (Mo Dao Zu Shi) e na última imagem Kozuki Hiyori (One Piece).
(Fotos: Mika Nascimento)

EXPERIÊNCIA NO EVENTO


A diversidade de atrações é um ponto a se destacar, o evento realmente se preocupa em trazer atividades para vários gostos. E com tantas coisas a serem visitadas faz sentido ir nos três dias do Sana para conseguir ver tudo. A equipe também fez um ótimo trabalho na condução do evento e em trazer uma boa experiência para o público.


Entretanto, o local talvez não estivesse preparado para a quantidade de pessoas que foi no evento. Falo isso porque em um determinado momento as escadas rolantes que davam acesso ao segundo andar com as salas temáticas pararam de funcionar e as pessoas que tinham subido tiveram que ficar ali esperando elas serem consertadas.


Devido a proximidade entre os estandes na área de vendas a locomoção nos corredores ficou um pouco mais difícil pela quantidade de pessoas no local.


Alguns dos produtos que era possível encontrar no evento. (Fotos: Mika Nascimento)

Esses episódios não foram tão prejudiciais à experiência mas valem ser comentados aqui. Talvez não fosse esperado tantas pessoas? Não sabemos, mas que isso fique de aprendizado para as edições futuras do Sana.


Eu não frequentava o Sana a alguns anos então ter novamente essa oportunidade em uma ocasião tão especial quanto a volta do evento ao presencial, depois de três anos dele sendo apenas online, foi uma experiência incrível.


Foi um ótimo momento de interação com pessoas que eu sei que dividem comigo alguns interesses. A minha empolgação esteve presente antes do evento, durante e se mantém para as próximas edições.


Recomendo o Sana para qualquer amante da cultura pop que queira conhecer conteúdos diferentes ou apenas curtir um pouco sobre as coisas das quais são fãs, principalmente para aqueles que curtem animes, games e k-pop.

Postar um comentário