Canal 3: Super Smash Bros.

 Longos dias e belas noites, Geeks

Pluguem seus controles, assoprem suas fitas e sintonizem sua televisão de tubo no Canal 3, nossa matéria mensal para falar sobre jogos antigos! Hoje, vamos trazer um clássico do couch gaming, um dos jogos que mais causou disputa entre grupo de amigos no final dos anos 90 e começo da década de 2000: Super Smash Bros. (a versão do Nintendo 64).

Super Smash Bros. foi lançado  pela Nintendo em 1999 e desenvolvido pela HAL Laboratory. Sua recepção foi extremamente positiva, chegando a receber o prêmio de melhor jogo de luta pela Editor's choice do IGN. Seu maior diferencial dos outros jogos que o objetivo é zerar a barra de vida do adversário; é que aqui, o jogador precisa empurrar o oponente para fora da tela. Há uma barra de porcentagem que conforme cresce, mais longe o personagem voa ao ser atingido, além de ser possível jogar com até quatro jogadores, aumentando a abrangência de pessoas pessoas interagindo simultaneamente. 

Algo que chamou muito a atenção dos jogadores também foi o Hall de Personagens, possuindo vários personagens famosos e exclusivas das franquias de jogos da Nintendo. Seus modos de jogo e itens personalizáveis também foram ótimos atrativos. O game não possui modo história, mas o modo de jogo individual faz o jogador lutar contra diversos "robôs" dos jogadores como oponentes e, ao final, traz como último chefe a mão utilizada para seleção dos Menus.

Ainda que possua um modo individual, o forte do jogo sempre foi o multiplayer. Os dois desenvolvedores iniciais: Masahiro Sakurai (Kirby) e (Kirby, Earthbound e alguns jogos da franquia Pokemon) tinham o objetivo que o jogo fosse para ser jogador em grupo. Seu nome inicial seria 'Dragon King: The Fighting Game' e envolveria personagens "comuns", Sakurai que teve a ideia de usar personagens da Nintendo para deixar o game mais atrativo e desenvolveu o protótipo apresentado à Nintendo que continha os personagens Mario, Samus, Donkey Kong e Fox, o projeto não tardou para ser aprovado, algo a aliviar e muito a consciência do desenvolvedor que poderia ter seu projeto recusado.


Com exceção dos personagens desbloqueáveis, a ordem no Menu de aparição dos personagens conta com a primeira aparição deles nos games que é: Mario (Super Mario Bros.). Donkey Kong (Donkey Kong Country), Link (The Legend of Zelda), Samus (Super Metroid). Yoshi (Super Mario Bros.), Kirby ( Kirby's Dream land), Fox (Star Fox) e Pikachu (Pokémon). Os personagens desbloqueáveis são Luigi (Super Mario Bros.), Captain Falcon (F-Zero), Ness (Earthbound) e Jigglypuff (Pokémon). Algo interessante é que foi a primeira vez em que foi possível ver Samus e Ness bidimensionais. Também a primeira vez que usaram a imagem do Captain Falcon fora de um veículo, algo que deu total liberdade para os criadores pensarem em seus golpes, a maioria deles foi retirada dos protótipos iniciais de Dragon King: The Fighting Game. A trilha sonora foi toda retirada ou mexida a partir das trilhas originais do jogo e todas as fases são criações novas com base no universo dos personagens.

Super Smash Brothers é um sucesso indiscutível e não a toa, todos os consoles seguintes da gigante japonesa tiveram um game da franquia para si, contando com cinco jogos ao total da franquia. Nos emuladores, ainda é um dos jogos mais baixados e que garante diversão para todo mundo que se aventurar nesse mundo!

Postar um comentário