Dia de São Valentim ou Dia Mundial do Amor

Ontem foi dia de São Valentim, conhecido também como o Dia Mundial do Amor. Você sabe o que é esta data e qual sua história e origem?

O Dia de São Valentim é comemorado anualmente em diversos países, principalmente países católicos, como exemplos Argentina, Espanha, Portugal e França. Esta é uma data especial para muitos casais, que a celebram para mostrar o seu amor. 

Conforme as histórias, o dia 14 de fevereiro foi escolhido por ser a data em que Valentim, um bispo da Igreja Católica, foi morto em Roma pela sua desobediência ao imperador Claudius e realizando casamentos às escondidas. Conforme o portal Calendarr, o imperador Claudius havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Valentim celebrava casamentos mesmo após as proibições, logo sendo descoberto, preso e condenado à morte. Em sua prisão, jovens ofereciam-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Valentim também apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. A Igreja Católica decretou o Dia de São Valentim ainda no século V, como incentivo aos casais que desejavam seguir com o matrimônio. Atualmente, os restos mortais de São Valentim repousam na igreja de Santo Antão, em Madrid. 

São Valentim. Fonte: Jogo do Amor.

Conforme o portal Jogo do Amor, São Valentim é considerado oficialmente um santo desde 1969, devido a falta de provas pelo milagre realizado, entretanto existe a oração e simpatias de São Valentim que ainda são feitas por muitas pessoas que estão em busca de um novo amor, ou querem ser felizes ao lado da pessoa amada. De acordo com o portal, a oração é:

São Valentim, patrono do amor, lance seus olhos bondosos sobre mim. Impeça que maldições e heranças emocionais de meus ascendentes e erros que tenha cometido no passado perturbem minha vida afetiva. Desejo ser feliz e fazer as pessoas felizes. Ajude-me a entrar em sintonia com minha alma gêmea, para que possamos desfrutar o amor, abençoados pela providência Divina. Peço a tua intercessão poderosa, junto a Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Não temos o costume de celebrar o Dia de São Valentim no Brasil. A data que ficou mais forte por aqui foi o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, pois é a véspera de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro.

Gostaram da matéria? 

Com quem vocês costumam comemorar esta data tão linda?

Um comentário :