Filmografia - Stephen Hawking

Stephen William Hawking, um dos cientistas mais famosos do mundo, nasceu no dia 08 de janeiro de 1942, no aniversário de 300 anos da morte de Galileu Galilei. Físico teórico, cosmólogo e rei do sarcasmo britânico, Hawking ficou famoso pelo estudo de buracos negros e pelo diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica, doença neuronal motora. 

Uma das mentes mais brilhantes dos séculos XX e XXI, previu a teoria de que buracos negros emitem radiação, nomeada Radiação Hawking. Também foi o primeiro cientista a estabelecer uma relação entre a teoria geral da relatividade e a mecânica quântica para desenvolver uma teoria da cosmologia.

Hawking faleceu em 14 de março de 2018, por complicações de sua doença. A data coincide com o aniversário de 139 anos do nascimento de Albert Einstein. Sua voz icônica foi imortalizada em músicas como Keep Talking, do Pink Floyd, e Galaxy Song, presente no filme Monty Python: O Sentido da Vida.

Sua vida foi retratada em dois filmes: A História de Stephen Hawking (2004) e A Teoria de Tudo (2014).

A História de Stephen Hawking


Antes de ficar conhecido como Sherlock Holmes e o Doutor Estranho, Benedict Cumberbatch interpretou Hawking em um filme produzido direto para a televisão pela BBC. A história retrata a carreira do físico como cientista e os efeitos da doença em sua vida.  

A Teoria de Tudo 

Felicity Jones e Eddie Redmayne como Jane Stephen Hawking (Distribuição: Working Title Films)

Baseado no livro de memórias de sua ex-esposa, Jane Hawking, o filme retrata a vida do casal, sua carreira como cientista e o impacto de sua doença na vida da família. A interpretação de Eddie Redmayne como Hawking lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator em 2015. A história do físico recebeu nomeações nas categorias de melhor filme, atriz (Felicity Jones), roteiro adaptado e trilha sonora.

Além de ser tema de filmes, Stephen Hawking apareceu em diversas séries de ficção científica, animações e comédias.

Star Trek - Next Generation

Data jogando cartas com três dos maiores físicos da Humanidade (Distribuição: Paramount Pictures)

A primeira aparição de Stephen Hawking veio com um episódio da sexta temporada de Star Trek: Next Generation. Aparecendo como ele mesmo, Hawking joga pôquer com Data (Brent Spiner) e os cientistas sir Isaac Newton e Albert Einstein. Fã assumido de Star Trek, o físico pediu para sentar na cadeira de capitão da Enterprise-D, quando visitou o estúdio da Paramount para gravar um filme promocional de seu livro.

Os Simpsons


Hawking participou como dublador em Os Simpsons, aparecendo para salvar a Lisa do MENSA, grupo de pessoas com os maiores Q.I.'s de Springfield. O físico reapareceu em diversos episódios da animação, chegando a usar buracos negros para resolver uma briga entre Homer e Bart.

Futurama


Em Futurama, Hawking aparece junto a Nichelle Nichols (Star Trek) e Al Gore, protegendo o espaço-tempo. Posteriormente, é retratado no filme "Futurama: A Besta de um Bilhão de Traseiros" como uma cabeça separada do corpo. O personagem reaparece na sexta temporada da série, e no jogo "Futurama: Worlds of Tomorrow", com os cientistas Bill Nye, Neil deGrasse Tyson e o ator George Takei (Star Trek).

The Big Bang Theory

Hawkings e Sheldon em episódio de The Big Bang Theory (Distribuição: Warner Bros)

Uma das aparições mais conhecidas de Hawking ocorreu na série de comédia The Big Bang Theory. Após ser citado diversas vezes pelos personagens, que pertencem ao meio científico, o físico aparece para ler o trabalho de Sheldon (Jim Parsons). Hawking chega a aparecer uma vez em cada temporada, onde pode mostrar seu humor sarcástico.

Anyone Can Quantum


O curta-metragem exibido no evento "One Entagled Evening", na universidade estadunidense Caltech, retrata Hawking e o ator Paul Rudd disputando um jogo de xadrez quântico. O ator é conhecido por ser o super-herói Homem-Formiga em filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, que chega a visitar o "Reino Quântico". Infelizmente para fãs brasileiros, o vídeo é em inglês e não apresenta legendas.

Postar um comentário