Após 8 meses de silêncio, Voyager 2 volta a se conectar com a Terra

Antena DSS43 - Nasa/Canberra Deep Space Communication Complex

Após passar 8 meses de silêncio o artefato humano mais distante da Terra voltou a comunicar se com a NASA,  a sonda Voyager 2, perdeu sua conexão com a agencia espacial devido ao trabalho de manutenção na única antena do planeta capaz de enviar sinais para a sonda. A antena Deep Space Station 43 (DSS-43), localizada nos arredores de Canberra na Austrália, tem cerca de 70 metros de largura e 48 anos de existência, sendo atualmente a maior antena do hemisfério sul.

Em março passado, a NASA iniciou uma atualização do cabeamento elétrico, fonte de alimentação e sistemas de resfriamento da instalação. Foi também instalado um novo cone de frequência de banda X, que é uma faixa privativa para comunicação por satélite, que será utilizado para enviar comandos as espaçonaves robóticas e receber dados de telemetria de missões de exploração do sistema solar. O novo sistema já foi utilizado para enviar com sucesso um comando para a Voyager 2, que respondeu.

A Voyager 2 foi lançada em 20 de agosto de 1977 e está a mais de 18.750.000.000 km da Terra e se afastando a uma velocidade de aproximadamente 60 mil km/h.

Fonte: CNN 

Postar um comentário