Vamos morar em Marte? | Elon Musk planeja criar uma colônia de humanos em Marte até 2050


O bilionário Elon Musk, CEO da Space X através de um tweet na última quinta-feira (19), divulgou mais um dos seus projetos ambiciosos: criar uma colônia em Marte. Ele acredita que o projeto tem o potencial de abrigar cerca de um milhão de humanos até 2050, e que eles viveriam em uma espécie de “cúpula de vidro no começo".

A empresa transportou a duas semanas (17/11) através da espaçonave Crew Dragon, quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). O novo empreendimento envolverá a terraformação, conceito este que há muito tempo é sugerido por cientistas e autores de ficção científica, onde sempre se especulou a possibilidade de seres humanos poderem respirar na superfície aberta do planeta vermelho após este processo.

O próprio Musk reconhece que uma hipotética terraformação seria muito lenta para ser implantada, mas afirmou que sua visão vai um pouco além disto: "No entanto, podemos estabelecer uma base humana lá enquanto estamos vivos. Pelo menos, uma futura civilização espacial, descobrindo nossas ruínas, ficaria impressionada com o quão longe os humanos chegaram".

Terraformação?

Terraformar um planeta é um processo de transformação que interfere na atmosfera, temperatura, ecologia e topografia, para que possa suportar um ecossistema similar ao da Terra. Este é um conceito meramente hipotético e um processo muito, muito lento.

O pesquisador Robert Walker, com base em uma declaração de Musk sobre a possibilidade de explodir os polos de Marte para aumentar a pressão atmosférica do planeta, fez um exercício matemático em seu blog Science 2.0 no ano passado, e concluiu que seriam necessárias 3,5 mil ogivas nucleares por dia para derreter as calotas polares do planeta vermelho. Problema este é que essa atividade iria gerar uma quantidade de radiação que tornaria a superfície do planeta inabitável, porem esta ideia foi refutada por uma equipe de cientistas da NASA que afirmou não ser possível aumentar a pressão atmosférica do planeta.

Mesmo com evidências científicas controversas, Elon Musk não se abate e reconhece que construir uma cidade em Marte é uma tarefa árdua, perigosa e difícil, uma de suas falas demonstra que além de ambição Elon tem muita coragem: “Não é para os fracos de coração, pois há boa chance de você morrer. [...] Mas será muito glorioso se der certo”.


E aí, o que vocês acharam das declarações?

Postar um comentário