5 Filmes de bruxas para assistir com a família


Na Idade Média, a figura da bruxa era tida como figura de um demônio; uma criatura maligna que amaldiçoava seus vizinhos, colocava praga nas colheitas, matava recém nascidos para fazer poções mágicas e tinha um familiar, que era um encarregado do próprio diabo. Naquela época, não precisava de muito para você ser condenado por bruxaria: bastava que ofendesse alguém, que falasse algo inoportuno ou que olhasse diferente para uma criança. Pronto, se alguém somasse um com dois, você certamente iria para fogueira ou para a forca!

Mas desde a década de 80, a figura da bruxa tem aparecido cada vez mais na mídia. Teve início na década de 70, onde muitos movimentos feministas começaram a abraçar essa figura como forma de empoderamento feminino, pois as mulheres eram julgadas e condenadas erroneamente como bruxas malditas.

Hoje em dia, a cultura pop tem verdadeiro fascínio por esta criatura. A bruxa pode ser uma figura de solução útil, mas também pode ser um problema narrativo. Existem certas críticas com relação a como retratam essa figura, por certas adaptações criarem a figura de uma mulher amarga e retraída quando ela é anti-social enquanto homens podem ficar sozinhos, sendo apenas personagens solitários, taciturnos, perturbados.

Com isso, frequentemente elas fazem parte do nosso rol de personagens prediletos. Por isso, aqui estão alguns filmes de bruxas que fogem da temática do terror, para você já ir planejando o Halloween com a sua família!

JOVENS BRUXAS


Esse foi o primeiro filme onde a bruxa não era uma mulher feia e maligna. Esse filme fez tanto sucesso, que muitas pessoas começaram a pesquisar a fundo sobre bruxaria e magia. Aqui, as bruxinhas são adolescentes que começam a praticar magia e deixam esse poder tomar conta. Essas quatro amigas são dedicadas ao ocultismo e à magia, e acabam precisando arcar com as consequências de seus atos. Vale lembrar que o filme vai ganhar um remake chamado Jovens Bruxas - Nova Irmandade, com data de estreia para 5 de Novembro aqui no Brasil.


DA MAGIA A SEDUÇÃO

Um clássico dos anos 90, conta a história de duas irmãs, Sally e Gillian. Elas são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser, e ainda assim são tão ligadas quanto é possível. Todas as mulheres de sua família são bruxas, e são atormentadas por uma maldição de família. Quando Gillian precisa de ajuda para se livrar de um espírito trevoso, elas precisam juntar todas as mulheres "normais" de sua pequena cidade, para despertar o poder da magia. 


ABRACADABRA

Em 1693, na cidade de Salém, três irmãs bruxas são pegas em uma tentativa de fazer uma poção mágica com crianças inocentes e sentenciadas ]á forca por bruxaria. Mas antes disso, a mais velha lança uma maldição de que se uma alma pura acendesse uma vela preta na Noite de Todos os Santos, elas retornariam à vida para levar as almas de todos com elas. E 300 anos depois, a maldição se cumpre. Apesar desse resumo, é um filme infantil que tem até uma cena musical.


CONVENÇÃO DAS BRUXAS

Este filme também vai ganhar um remake, para sair dia ainda neste mês de Outubro. A história retrata uma reunião de bruxas que odeiam crianças e possuem um plano de transformá-las em ratos, para matá-los depois. Acompanhamos Luke, que após um acidente com seus pais, vai morar com a avó - que precisa tirar uma férias e escolhe um hotel a beira do mar. Mas é ali que as bruxas escolhem para se reunir.


AS BRUXAS DE EASTWICK

Na tranquila cidade de Eastwick, vivem três mulheres solteiras e entediadas com a vida. Após uma reunião de amigas, elas decidem fazer um feitiço para atrair o homem ideal, mas o que elas acabam por fazer é invocar o próprio diabo.


Qual filme que mais te despertou o interesse? Você recomenda algum que não entrou na lista? Conta aqui nos comentários!

Revisado por Thai Santos

Postar um comentário